A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Biblioteca PDF do Google Chrome agora está disponível como opensource
3 de Julho de 2014, 11:09 - sem comentários aindaO Google liberou o código fonte de sua biblioteca PDF que dá suporte ao Chrome, e que permite visualizar e imprimir arquivos PDFs além de permitir preencher formulários em formato PDF. O anúncio ocorreu no inicio deste mês pela Foxit Software, empresa que concebeu o Foxit PDF SDK escolhido pelo Google como base de sua biblioteca PDF para o Chrome. O código do Chrome PDF fora nomeado para PDFium e está disponível para download no Google Source.
De acordo com François Beaufort, evangelista do Google para projetos de código livre e conhecido por sua característica de fomentar a liberação de alguns códigos do Google:
Abrindo a tecnologia de PDFs da Foxit, a equipe do Chromium fornece aos desenvolvedores uma ferramenta robusta e confiável para visualizar, fazer buscas, imprimir e preencher formulários em formato PDF
Já o Engenheiro de Interfaces para Usuário (UI) Peter Kasting, descreve PDFium como:
..ele é certamente a mais avançada biblioteca para manuseio de PDFs disponível como código livre no mundo…
O wiki do projeto PDFium fornece algumas informações para se iniciar o uso da biblioteca:
- A documentação oficial da API está disponível na site da Foxit Software
- Um bom exemplo de como a API do PDFium pode ser chamada encontra-se disponível nos plugins de PDF do Chrome.
- Instruções para construir um Build também estão disponíveis no wiki
O sistema de build do PDFium é baseado em GYP, que gera o build de acordo com a plataforma o qual se está trabalhando. Graças ao GYP, o PDFium pode ser facilmente embutido em um arquivo makefile, um uma solução Visual Studio ou mesmo em um projeto Xcode de acordo com a plataforma o qual se está trabalhando.
O InfoQ teve a oportunidade de verificar que o processo de build é extremamente simples e que os arquivos gerados em um build são exclusivos para o ambiente de trabalho o qual se está. Não ficou claro se a biblioteca pode ser adaptada para executar em dispositivos móveis, uma vez que a Foxit também possui uma solução específica para sistemas embarcados.
Com a liberação do código do PDFium, a lista de componentes do Chrome disponíveis em formato livre como Chromium fica cada vez maior.
Vale destacar que um importante componente que ainda não foi liberado como código livre é o de execução de Flash existente no Chrome.
O projeto PDFium foi liberado sob a nova licensa BSD.
Fonte: InfoQ
Multimídia open source para automóveis baseada em Linux é disponibilizada
2 de Julho de 2014, 14:15 - sem comentários aindaGoogle e Apple já se adiantaram com seus dispositivos multimídia Android Auto e Car Play para o segmento automotivo. Agora, desenvolvedores da plataforma Linux já oferecem uma alternativa para o mercado de automóveis, que poderá reduzir os custos da tecnologia.
A Automotive Grade Linux (que tem participação de Toyota e Hyundai, entre as empresas envolvidas) lançou um software open source para aplicação automotiva, que poderá ser tornar uma plataforma multimídia comum, contando com várias funcionalidades, inclusive do veículo. O melhor de tudo é que se trata de um programa gratuito, o que deverá reduzir os custos de aquisição por parte do consumidor.
A AGL liberou alguns slides com algumas das funcionalidades do software Linux, criado sobre o Tizen IVI e com aplicativos em HTML5 e JavaScript: Home, Google Maps, Painel de instrumentos, HVAC, Mídia de reprodução, Leitor de Notícias (App Carousel), Controles de áudio, Bluetooth (telefone) e Link de integração rápida. O software pode ser baixado por desenvolvedores gratuitamente neste link.
Fonte: AGL e Notícias Automotivas
Média anual de velocidade de web sobe para 3.9 Mbps; Brasil fica na 87ª posição
2 de Julho de 2014, 14:11 - sem comentários aindaA velocidade de Internet vem crescendo constantemente nas últimas temporadas, com taxa de 24% de acréscimo ano a ano. Essa alta eleva a média atual para 3,9 Mbps, com projeção para 4 Mbps no segundo trimestre. Os números fazem parte do relatório dos três primeiros meses de 2014 da Akamai, que costuma divulgar levantamentos sobre o estado da web global.
A Coreia do Sul segue em primeiro lugar no ranking de velocidade de Internet, com média de 23.6 Mbps, diante de 14.6 Mbps do segundo colocado, o Japão. Hong Kong vem em terceiro, com 13.3 Mbps. O Brasil figura na 87ª posição, com média de 2,6 Mbps no primeiro trimestre do ano.
Embora fiquem atrás da Coreia do Sul, tanto Japão (12%) quanto Letônia (Latvia – 15%) e Finlândia (18%) demonstraram crescimento sólido, com mais de 10% nos primeiros três meses de 2014.
O levantamento aponta ainda que 98 regiões cobertas pela web também tiveram aumento em suas velocidades médias nesse período, com 39 países indo a mais de 10%. Outras 39 nações, porém, registraram queda, com perdas que variam de 0,1% na França (6 Mbps) para 28% no Nepal (1,1 Mbps).
A adoção de banda larga, as consideradas acima de 10 Mbps, passou dos 20% no mundo no primeiro trimestre em consideração ao ano anterior, e, mais uma vez, quem ficou na frente foi a Coreia do Sul, com 8,2% de alta em relação a 2013.
Pela primeira vez, a Akamai incluiu os países prontos para a exibição de conteúdo 4K, conhecido também como ultra-resolução. De acordo com o levantamento, apenas 11% dos países têm capacidade suficiente para levar essa transmissão com qualidade, acima de 15 Mbps. Coreia do Sul (60%), Japão (32%) e Hong Kong (26%) estão entre os primeiros listados, com maior número de conexões nesta faixa.
Para encerrar, a Akamai também ilustrou em gráfico a constante alta no uso da web. Para isso, ela avaliou o conteúdo coletado pela Ericsson, presente em mais de 180 países e base para mais de mil redes de clientes no mundo todo.
Próximos Cursos Escola Linux – Julho 2014
2 de Julho de 2014, 14:08 - sem comentários aindaA Escola Linux, nosso parceiro, nos enviou enviou a listagem dos cursos do mês de Julho 2014:
- Curso On Line Administração em CentOS – De 07/07/2014 à 27/07/2014 Horário: Das 19h às 21h. Maiores informações aqui.
- Curso On Line Preparatório LPI 101 De 14/07/2014 à 25/07/2014 Horário: Das 19h às 21h. Maiores informações aqui.
- Curso On Line Alta Disponibilidade com Linux – De 14/07/2014 à 22/07/2014 Horário: Das 20h às 22h. Maiores informações aqui.
- Curso On Line E-mail com Zimbra – De 15/07/2014 à 23/07/2014 Horário: Das 19h às 21h. Maiores informações aqui.
- Curso On Line Programação em Shell Script – De 28/07/2014 à 12/08/2014 Horário: Das 19h as 21h Maiores informações aqui.
Para detalhes dos demais cursos, visite o site da Escola Linux.
Para ouvir: fã cria site em HTML5 que reúne músicas de games antigos
2 de Julho de 2014, 13:54 - sem comentários aindaEstá se sentindo nostálgico? Se você tem mais de 20 anos, provavelmente passou boa parte dos anos 90 ouvindo as mesmas trilhas sonoras que o resto dos leitores do Selecter, com muito Donkey Kong Country, Super Mario Kart e Goldeneye 007 regando as tardes depois da escola. Este é o caso de Jason Sperske, americano que criou o excelentíssimo SNDTST – um site que funciona como um sound test gigante, com centenas de trilhas sonoras antigas disponíveis.
O autor do site diz que inseriu na biblioteca “tantos jogos quanto conseguiu encontrar”, e aceita sugestões para novos acréscimos via email ou Twitter, @SND_TST. A página, que não depende de Flash para rodar, se destaca imediatamente pelo design bem feito, e tem uma opção chamada “Adivinhe o Jogo”, no qual o visitante deve digitar o nome correto antes da música acabar.
Sperske é um web designer cuja carreira já o envolveu em outros sites com conteúdo musical. Antes do SNDTST, ele dedicou boa parte de seu tempo para a criação do Fanverve, plataforma que ajuda a promover bandas locais nos Estados Unidos.
Fonte: Selecter