Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Conheça o Fx0, mais novo e exótico smartphone da Mozilla

31 de Dezembro de 2014, 17:11, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

76396.117782-Smartphone-Fx0-Frente-e-traseira

A Mozilla anunciou um novo smartphone com o sistema operacional Firefox OS, a ser lançado neste natal: o Fx0. Além de possuir especificações de hardware mais avançadas do que vários dos outros modelos fabricados por parceiras da Mozilla, o Fx0 traz um diferencial que salta aos olhos.

Sua carcaça é completamente transparente, com um tom de dourado, o que é bastante incomum entre gadgets desse tipo. Além disso, o botão home do novo aparelho traz gravado o logotipo do Firefox. O design foi criado por Tokujin Yoshioka, importante artista e designer que tem diversos trabalhos expostos em museus importantes, como o Museum of Modern Art (MoMA). O objetivo do visual transparente é simbolizar a missão e os valores da Mozilla: liberdade, abertura e transparência.

As especificações do Fx0 podem até não fazer frente aos smartphones top de linha existentes no mercado, mas não deixam de ser interessantes: tela IPS de 4,7 polegadas, bateria de 2370 mAh, 1,5GB de memória RAM, 16GB de armazenamento, suporte a cartão SD de 64GB, processador Qualcomm Snapdragon 400 de 1,2 GHz e duas câmeras: traseira com 8 megapixels e frontal com 2 megapixels. O Fx0 rodará a versão 2.0 do Firefox OS e terá suporte a conectividade 4G LTE e à tecnologia NFC.

Com informações da Mozilla e Canaltech.


Calendário 2015 – Feliz Ano Novo

31 de Dezembro de 2014, 17:06, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

libreoffice-400

A Comunidade LibreOffice Brasil preparou o calendário 2015 mensal, com os feriados nacionais, feito no
LibreOffice Draw.

Os arquivos ODG e PDF estão disponíveis no wiki: https://wiki.documentfoundation.org/Calendario

Com informações da Comunidade LibreOffice Brasil.



Para Bill Gates, o mundo não está preparado para mais automação

31 de Dezembro de 2014, 16:54, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

hi_tech

Bill Gates declarou, em um evento no American Enterprise Institute, que acredita que o mundo não está preparado para enfrentar as mudanças que estão para ocorrer no futuro próximo. De acordo com ele, muitos dos trabalhos serão automatizados e os humanos darão lugar às máquinas.

Segundo Gates, essa substituição deverá acontecer em apenas 20 anos, afetando os trabalhos em níveis mais baixos, consequentemente, gerando desemprego e um problema sério para a sociedade. O avanço tecnológico tem ocorrido de maneira tão rápida que as tarefas humanas serão substituídas por máquinas eficientes que possam executar suas tarefas em menor tempo e com menor custo. Assim sendo, este maior nível de automação pode gerar complicações para diversas áreas e, por conta disso, está longe de ser uma vantagem para todos.

“A substituição por sofwtares, seja para motoristas, garçons ou enfermeiros está progredindo. A tecnologia ao longo do tempo irá reduzir a demanda por postos de trabalho, em especial nos setores mais simples”, declarou o fundador da Microsoft.

Bill Gates ainda falou sobre as soluções para que os robôs não tomem o lugar dos humanos. As empresas e os governos devem tomar medidas para evitar que ocorra situações irreversíveis neste sentido. Para ele, é preciso tomar medidas radicais, como haver uma redução nos impostos e em um maior recrutamento e retenção de pessoas, além da concessão de auxílios ou subsídios para que isso ocorra.

“Quando as pessoas dizem que devemos aumentar o salário mínimo, eu me preocupo com o que isso impactará na criação de emprego”, concluiu.

Com informações do Canaltech.


Lançado Calculate Linux 14.12

31 de Dezembro de 2014, 16:42, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

calculate

O líder desenvolvimentista Alexander Tratsevskiy, anunciou o lançamento do seu Calculate Linux na versão 14.12, a última atualização da distribuição baseada no Gentoo, com edições para desktops (KDE ou Xfce), servidores e centros de mídia. Dentre as principais alterações implementadas a este novo lançamento, as atualizações são verificadas ainda mais rápido em segundo plano; Os utilitários do Calculate, bibliotecas em Perl e Python e o restante de seus pacotes não serão atualizados de forma separada. Importante observar o seguinte: se apenas o header do arquivo tenha sido modificado, a nova configuração será aceita automaticamente.

Calculate Linux é uma distribuição muito interessante, baseada no Gentoo e que traz três edições distintas. A primeira delas é o Calculate Directory Server (CDS), uma solução que suporta clientes Windows e Linux via LDAP + SAMBA, fornecendo proxy, e-mail e servidores Jabbers com gerenciamento de usuário simplificado. Calculate Linux Desktop (CLD) é uma distribuição de estação de trabalho e cliente com o KDE, GNOME ou Xfce como ambientes desktop, que inclui um assistente para configurar uma conexão com Calculate Directory Server. Além disso, tem o Calculate Linux Scratch (CLS) que é um live CD com uma estrutura de construção para criar uma distribuição personalizada.

Com informações do Calculate Linux e Under-Linux.



Lançado Wifislax 4.10

31 de Dezembro de 2014, 16:39, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

wifislax

A versão 4.10 do Wifislax, uma distribuição baseada no poderoso Slackware e que vem com uma coleção de utilitários para a realização de conexão sem fio, análises e testes de segurança relacionados, foi liberada no decorrer da semana. Esta é a primeira vez que o arquivo de imagem ISO excede 700 MB, o que significa que ele não vai mais caber em um CD. O lançamento vem com algumas melhorias user-friendly: por exemplo, os usuários não precisam mais executar “update-grub” depois de instalar a distribuição para um disco rígido, e há também um novo sistema de notificação para pacotes atualizados.

Como já foi mencionado acima, Wifislax é um live CD com base no Slackware, contendo uma variedade de ferramentas de segurança e ferramentas forenses. A exigência principal da distribuição é a integração de vários drivers de rede não oficiais no kernel do Linux, fornecendo, assim, um suporte em modo out-of-the-box para um grande número de placas de redes, com e sem fio.

Com informações de Wifislax e Under-Linux.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource