Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Tatiane Mirian Bernardo Conceição confirma presença no V Fórum Espírito Livre

31 de Agosto de 2013, 22:46, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Palestrante_TatianeMiriam
Tatiane Mirian estará responsável pela trilha sobre LibreOffice e também com a palestra “Chega de software pirata para desenhar: Conheça o Inkscape”.

“Segundo a Lei nº 9609/98 de 20 de fevereiro de 1998, os programas de computador ficam incluídos no âmbito dos direitos autorais, sendo proibidas a reprodução, a cópia, o aluguel e a utilização de cópias de programas de computador feitas sem a devida autorização do titular dos direitos autorais. A legislação de software estabelece que a violação destes direitos é passível de ação criminal e de ação cível de indenização. O infrator fica sujeito a detenção de 6 meses a 2 anos e multas diárias pelo uso ilegal dos programas”

A palestra “Chega de utilizar software pirata para criação de artes gráficas” visa apresentar o Inkscape como uma solução para cópias ilegais de software comerciais. O Inkscape é um programa para desenho vetorial, de código aberto. Trabalha com arquivos SVG, também chamado de vetor e imagem vetorial. São imagens cuja qualidade permanece a mesma, independente do zoom.

O Inkscape é utilizado em imagens que precisam de uma qualidade refinada como por exemplo, logotipos e recortes para adesivos. Ele possui interface similar a de outros programs de desenho vetorial. Já as ferramentas e o modo de utilizá-las, podem impressionar. Além disso, o usuário não precisa infrigir a lei para utilizá-lo.

Tatiane Mirian Bernardo Conceição: Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Multivix São Mateus. Pós granduanda em Informática na Educação. Atualmente atua em Projeto de Inclusão Digital, Informática Básica para a Comunidade com uso do Linux Educacional. Tem conhecimento e estudo das ferramentas do Inkscape para criação de Artes Gráficas. Dentre as criações: Logomarca do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Faculdade Multivix – SM) e Logomarca do NTEM SM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal São Mateus).

O V Fórum Espírito Livre será realizado de 03 a 05 de setembro de 2013, durante a 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região Norte do Espírito Santo, na Praça Amélia Boroto – Bairro Carapina, em São Mateus/ES. O evento será gratuito, porém com inscrições antecipadas no site do evento e no credenciamento, no dia do evento.



Lançado LXLE 12.04.3

31 de Agosto de 2013, 21:35, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

lxle
LXLE é uma distribuição GNU/Linux leve, cheia de recursos e poderosa em funções, baseada no Ubuntu/Lubuntu LTS.

O LXLE usa uma interface otimizada do LXDE e apresenta as versões mais recentes de todos os principais softwares. Vem com PPA adicional que estende as funcionalidades do sistema, além do Openbox, PCManFM, OpenJDK atualizados. Esta versão traz numerosos ajustes e adições de recursos, contando ainda com 50 wallpapers lindos já pré-instalados e tema consistente em todo o sistema.

Conta com um desempenho estável e sólido, disponível em versões 32 e 64 bits. A rápida inicialização também é um de seus pontos chave.

Para conhecer um pouco mais desta distribuição veja os screenshots e um review independente em video.

Para download, visite http://lxle.net.

Com informações de LXLE.



Poderoso ataque de negação de serviço atinge a internet chinesa

31 de Agosto de 2013, 21:19, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

China_Flag_1920x1200

Um poderoso ataque de negação de serviço (DoS) contra o registro CNNIC Chinês foi realizado nesta última semana deixando muitos sites chineses inacessíveis. Como informou o  The Wall Street Journal, o ataque começou com uma primeira onda de ataques que duraram duas horas, e logo em seguida um ataque ainda mais grave, duas duas horas depois.

Conforme o editorial de segurança do WSJ, o serviço Cloudflare explicou que o CNNIC foi paralisado portanto por um período de duas a quatro horas. Com milhares de clientes CloudFlare que operam sites com terminação. Cn, o ataque causou um declínio de tráfego de 32%. De acordo com a empresa, é possível atribuir a esse valor, provavelmente, também para o resto da Internet. As origens do ataque ainda não são conhecidas.

Com informações de Heise Online.



Lançado Endian Firewall Community 2.5.2

31 de Agosto de 2013, 21:11, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

endian_efw2-5-2

O Endian Firewall Community 2.5.2 foi lançado. Esta distribuição GNU/Linux é especialmente criada e projetada para routers e firewalls.

Esta nova versão apresenta uma versão atualizada do Antivirus ClamAV, que foi atualizado para a versão mais recente para garantir que as atualizações de assinaturas continuem em atividade. Quanto a Anti-spyware, as listas estão sendo fornecidas pelo PhishTank em vez de domínios de malware. Isto não só resulta em mais sites sendo reconhecidos corretamente, mas também permite mostrar uma página de informações com um link para a descrição de PhishTank do site malicioso em vez de exibir uma página vazia.

Ao adicionar novos drivers, o Firewall Endian 2.5 agora suporta mais modernos dongles UMTS/3G. O Endian Firewall agora conta também com novos suportes para vários dispositivos de hardware como modems USB, drivers para placas de interface de rede e controladores de disco rígido.

Esta versão também conta com melhorias de desempenho em seu sistema. O processo de inicialização do sistema inteiro foi reescrito, diminuindo uma inicialização com um ganho de até 50%. Além disso, grandes melhorias foram feitas no uso de memória. Footprint de memória de um sistema totalmente configurado foi reduzido em mais de 200 megabytes.

As listas negras de filtros de conteúdo agora são atualizáveis ​​através da GUI, como para qualquer outro serviço e a Dashboard está personalizável através de widgets configuráveis.

As políticas baseadas em módulos de roteamento estático e roteamento foram expandidos. Agora é possível usar gateways estáticos para as rotas, bem como para encaminhar o tráfego por meio de conexões OpenVPN.

Além dessas e outras novidades, foram feitas uma série de correções de bugs.

Estas e outras informações podem ser obtidas no anúncio oficial, no site do Endian Firewall.

Com informações do Endian Firewall.



Lançado Slackel 4.0 Openbox

31 de Agosto de 2013, 20:48, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

slackel-openbox-4.0_scr01

A distribuição GNU/Linux Slackel lançou uma nova versão: Slackel 4.0 Openbox. Slackel é baseada no Slackware e Salix, trazendo como ambiente padrão, o KDE. Esta nova versão atrás o Openbox como gerente de janelas.

Esta versão inclui o Linux kernel 3.10.9 e uma grande quantidade de atualizações da árvore corrente do Slackware.

Slackel 4.0 Openbox inclui o navegador Midori 0.5.2, Claws-Mail 3.9.2, Transmission, SpaceFm, Openjre-7u40, rhino, icedtea-web, Pidgin 2.10.7, Gftp 2.0.19, Wicd, entre outros.

As aplicações de escritório Abiword 2.8.6, Gnumeric 1.12.2 e ePDFviewer também estão incluídas. Whaawmp é o player de vídeos que vem como default, Exaile 3.3.0 é a aplicação usada para gerenciar sua coleção de músicas e o cd ripper Asunder, Brasero para gravar CD e DVDs.

Quanto a gráficos, ele vem com Viewnior 1.3, Gimp 2.8.6 e um utilitário para capturar telas Scrot.

A ISO Slackel 4.0 openbox de 32 bits inclui tanto o kernel PAE quanto o kernel não-PAE com suporte a hardware antigo.

VocÊ pode fazer o downloa de todas a versões do Slackel 4.0 Openbox nos links abaixo, usando os servidores do Sourceforge.

Slackel 4.0 Openbox (32-bit)
(tamanho: 696MB,md5: 3bbced01807d6ab402fd6a152b478a96)
Sourceforge: http://sourceforge.net/projects/slackel/files/openbox/slackel-openbox-4.0.iso/download

Slackel64 4.0 Openbox (64-bit)
(tamanho: 629MB,md5: 6bec5308d53fba36773fa75fd433b917)
Sourceforge: http://sourceforge.net/projects/slackel/files/openbox/slackel64-openbox-4.0.iso/download

Screenshots do Slackel 4.0 Openbox podem ser visualizadas no The Coding Studio.

Com informações de Slackel.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource