Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos Posts

Tela cheia
 Feed RSS

Blog MarceloBranco

26 de Maio de 2009, 21:00 , por Desconhecido -

@ConexõesGlobais remarcado para 01 e 02 de Abril. Confere a nota pública

14 de Janeiro de 2016, 21:29, por Marcelo D'Elia Branco

Adiamento



Manuel Castells sobre a situação política na Espanha: a ascensão do #Podemos e a saia justa do PSOE

4 de Janeiro de 2016, 9:35, por Marcelo D'Elia Branco

  Castellscurt



Janeiro tem @ConexoesGlobais com Manuel Castells no Fórum Social Mundial 15 anos

16 de Dezembro de 2015, 10:38, por Marcelo D'Elia Branco

Conexoeslogonovo

O #ConexõesGlobais Cidades Democráticas é uma atividade integrante do Fórum Social Mundial 15 anos, que acontecerá dias 22 e 23 de janeiro, em Porto Alegre e será realizada pela Associação do SoftwareLivre.org. O evento promoverá um grande encontro entre ativistas, gestores públicos e acadêmicos com o objetivo de favorecer um diálogo aberto, horizontal e propositivo entre as novas formas de participação dos movimentos sociais em rede e as cidades democráticas.

Manuel Castells já está confirmado (leia mais)

Castellspra_a

leia mais



João Pessoa: ativistas reprimidos no Fórum da ONU de Governança da Internet

10 de Novembro de 2015, 19:49, por Marcelo D'Elia Branco

ONU censura manifestação durante evento no Fórum da Internet

 



No exercício de sua liberdade de expressão, ativistas de organizações da sociedade civil brasileira fizeram um protesto silencioso e pacífico durante a sessão de abertura do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF2015), evento promovido pela ONU e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.Br), em João Pessoa, capital da Paraíba.

Os participantes do IGF levantaram meia dúzia de cartazes e uma faixa para chamar a atenção para a defesa da neutralidade de rede e os riscos que este princípio para o livre fluxo de informações pela Internet vem sofrendo no Brasil e no mundo. Também uma faixa protestando contra o projeto financiado pelo Facebook, o Internet.org.

O protesto foi reprimido pelos seguranças da ONU, alguns usando até de força física. Em seguida, os ativistas foram filmados, fotografados, alguns foram pressionados a mostrarem seus celulares e foram vigiados durante toda a sessão, numa explícita intimidação e violação da privacidade. Além disso, também tiveram seus crachás fotografados e retidos pela segurança, e foram impedidos de participar do IGF.

Tal repressão é incompatível com um evento que está, justamente, debatendo como proteger a liberdade de expressão na internet e como garantir a privacidade de quem usa a rede mundial de computadores.

Exigimos que os crachás sejam devolvidos e que o direito de cada um e cada uma em se expressar democraticamente seja preservado em um evento das Nações Unidas. Esperamos que as autoridades brasileiras se manifestem rapidamente para garantir que o acesso das organizações e ativistas não seja impedido.

João Pessoa, 10 de novembro de 2015
Articulação Marco Civil Já!



“A internet não é mais um componente, é o próprio corpo dos movimentos”

7 de Agosto de 2015, 16:19, por Marcelo D'Elia Branco

FSM em Porto Alegre - alterglobais                 Puerta del Sol - Madrid 2011 - indignados #15M

FSM  

 Os movimentos sociais alterglobais, protagonistas nos anos 2000, já tiveram a Internet como um componente estratégico para sua organização e mobilização. A diferença é que agora "a Internet não é mais um componente de comunicação, é o próprio corpo do movimento". Ao invés das organizações sociais constituídas, agora temos um movimento em rede sem intermediários. Se não há intermediários, não há representação. A identidade coletiva é construída diretamente nas conexões humanas que se formam, viralizam nas redes digitais e transbordam para as ruas. São movimentos de multidões multimídia com grande capacidade de comunicação autônoma. É um fenômeno social que sem a Internet, não ocorreria. Pelo menos, desta forma, nesta dimensão e nesta velocidade.



#GlobalRevExp #HackSur: Investigando os movimentos-rede no México, Brasil e Espanha

16 de Julho de 2015, 3:17, por Marcelo D'Elia Branco

Dias 13 e 14 de Julho, no Centre Cívic Pati Llimona, em Barcelona, foi o marco do encontro entre pesquisadores e ativistas locais e internacionais #GlobalRevExp, que analisaram as transformações tecnopoliticas dos últimos anos.

Na  primeira conferência (#HackSur: pesquisando os movimentos-rede do México, Brasil e Espanha), os palestrantes  Javier ToretAlberto EscorciaMarcelo Branco,  Guiomar Rovira e Rossana Reguillo aportaram seu olhar sobre os fenômenos que estão ocorrendo nestes paises.
Leia mais (em castelhano)



Espanha: um laboratório de experimentação de democracia direta 4 anos depois da revolta dos indignados

14 de Maio de 2015, 15:57, por Marcelo D'Elia Branco

Por Lali Sandiumenge    Publicação original Vice News

 

Quatro anos pode ser uma eternidade ou apenas um momento. Para Javier Toret e Pablo Soto, e o que eles estão fazendo, é um tempo muito curto. Os dois estávam em maio de 2011 aquecendo os motores do movimento #15M dos indignados na Espanha. Os dois participam hoje de novas plataformas políticas eleitorais, em Barcelona en Comú y Ahora Madrid respectivamente, que concorrem a prefeitura nas duas principais cidades da Espanha.

Para Marcelo D'Elia Branco, ativista de Software Livre do Brasil, essas experiências podem ter uma implicação para além das fronteiras espanholas.
Branco, que também participou na conferência organizada pelo D-CENT no Centro de Cultura Contemporânea (CCCB), recorda a onda de protestos e movimentos cidadãos que ocorreram desde 2011 em diferentes países do mundo, após a Primavera Árabe, e acredita que a Espanha é "o único lugar onde a energia da rua pode se tornar institucional."

"Estes são partidos em formação, com muitas coisas para resolver, mas podem ser um laboratório para novas práticas dos movimentos sociais em rede. Segundo ele, abre a possibilidade de mudar a democracia representativa, que está esclerosada e não é uma democracia real", diz ele.

Leia em castellano:



Dia 5 em Barcelona: democracia em rede para um novo governo das cidades

26 de Abril de 2015, 18:53, por Marcelo D'Elia Branco

Fui convidado pelo D-CENT, para participar de um projeto europeu orientado à criação da próxima geração de ferramentas e aplicações, que serão desenvolvidas descentralizadamente, para a proteção da privacidade e potencilizar os direitos dos cidadãos. Gostei da idéia de compartilhar e aprender mais nesta área que estou tanto envolvido nos últimos anos.

O D-CENT aspira a mudar os processos de tomada de decisões para facilitar à cidadania e aos movimentos sociais a participação no processo político e na transformação social. A primeira reunião presencial será dia 04 de maio em Barcelona. E no dia seguinte, nos marcos do D-CENT, acontecerá um evento público no Center de Cultura Contemporànea de Barcelona, CCCB,  com o tema "Democracia em rede para um novo governo das cidades". O evento reunirá reconhecidos atores políticos, acadêmicos, ativistas, associações da sociedade civil e hackers com objetivo de debater o futuro das cidades democráticas. 

Minha participação no evento será nesta mesa:

Experiments of democratic participation in Cities, A European perspective
Chaired by Fabrizio Sestini

– Joonas Pekkanen, Forum Virium Helsinki and Open Ministry, Helsinki
– Robert Bjarnason, Citizens Foundation, Reykjavik
– Hille Hinsberg, Praxis Estonia
– Sören Becker, Author of energy democracy in Europe
Marcelo Branco , InfoLibero, Brazil

 

Mais informações sobre o evento de Barcelona:

D-DECENT, o projeto

Redes, Movimientos y Tecnopolítica IN3 Universitat Oberta de Catalunya

Inscrições

Center de Cultura Contemporànea de Barcelona

Flyer .pdf (EN)

 

 

 



#globo45‬ #‎5anos!‬ o ano que não teve vídeo de aniversário da ‪Rede Globo #‎globo50

26 de Abril de 2015, 17:34, por Marcelo D'Elia Branco

O dia em que derrubamos, nas redes sociais, o teaser publicitário de aniversário da Rede Globo:

"Na manhã desta segunda-feira (19), Marcelo Branco - responsável pela coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) na internet - afirmou em seu perfil no Twitter que a TV Globo faz propaganda disfarçada para José Serra (PSDB) em seu jingle de comemoração de 45 anos.

Na tarde a Rede Globo retira do ar a publicidade e emite nota oficial: "a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação da campanha.”



Organizações entregam carta à Presidenta @Dilmabr sobre o acordo com o Facebook. Leia aqui!

22 de Abril de 2015, 21:00, por Marcelo D'Elia Branco

São Paulo, 23 de Abril de 2015


À Exma.

Presidente da República Federativa do Brasil

Sra. Dilma Roussef


Att.: Carta à Presidente Dilma Roussef sobre o acordo com o Facebook
(en castellano aqui)

Exma. Sra. Presidente,


As organizações e indivíduos abaixo assinados vêm por meio desta manifestar sua contribuição ao debate com relação ao recente anúncio realizado por Vossa Excelência durante a 7º Cúpula das Américas sobre o estabelecimento de uma parceria com o Facebook para a implementação do projeto "Internet.org" no Brasil.



Tags deste artigo: marcelo branco internet cultura livre copyleft cc software livre globalrevolution