Direito Autoral: em parte, concordo com o editorial do "O Globo"
11 de Março de 2011, 0:00O Editorial de ontem do Jornal O Globo, com o título "Visão maniqueísta sobre o direito autoral" tem alguns pontos básicos para o debate que eu concordo:
Esquerda x Direita
Concordo com o editorial, este debate não é um choque de opiniões entre a direita e a esquerda. Os partidos de esquerda, e o PT, não se apropriaram ou acumularam programaticamente a respeito dos novos temas políticos da sociedade em rede pós internet...
Lei do Direito Autoral deve acompanhar evolução da internet.
4 de Março de 2011, 0:00Lei do Direito Autoral deve acompanhar evolução da internet.
Entrevista especial com Marcelo D'Elia Branco para o Instituto Humanitas Unisinos*
“Do meu direito autoral não abro mão.” Declarações como esta do cantor e compositor Caetano Veloso demonstram que ainda há muita confusão na discussão do direito autoral na internet, constata o diretor da Campus Party Brasil. “Não existe nenhum movimento que obrigue autores a liberarem suas obras por meio de licenças Creative Commons ou qualquer outro tipo de licença”, esclarece em entrevista concedida à IHU On-Line, por telefone.
Na opinião de Marcelo Branco, manifestações como a de Caetano tem o objetivo enquadrar a internet e remetem ao Projeto de Lei do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MB), que ficou conhecido como AI-5 Digital. “A reação de artistas tradicionais em defesa da ministra Ana de Hollanda revelou uma discussão ainda pior do que a retirada do selo do Creative Commons do site do Ministério. Revelou uma defesa, de certa forma, do Projeto de Lei do Azeredo, o AI-5 Digital, que quer punir e criminalizar com até três anos de cadeia quem estiver baixando músicas pela internet”.
A revolução tecnológica propiciada pela internet exige mudanças na atual lei do Direito Autoral, a qual, segundo Branco, deve “admitir aos avanços da internet e descriminalizar as práticas de compartilhamento de arquivo P2P”. Marcelo Branco lembra ainda que o Brasil é um dos países que mais consome música nacional, entretanto, a balança de pagamentos de royalty de direito autoral do país é desproporcional. “O Brasil paga dois bilhões de dólares anuais porque as empresas donas dos direitos dos autores brasileiros são estrangeiras”.
Confira a toda entrevista aqui.