Dia 5 em Barcelona: democracia em rede para um novo governo das cidades
26 de Abril de 2015, 21:53
Fui convidado pelo D-CENT, para participar de um projeto europeu orientado à criação da próxima geração de ferramentas e aplicações, que serão desenvolvidas descentralizadamente, para a proteção da privacidade e potencilizar os direitos dos cidadãos. Gostei da idéia de compartilhar e aprender mais nesta área que estou tanto envolvido nos últimos anos.
O D-CENT aspira a mudar os processos de tomada de decisões para facilitar à cidadania e aos movimentos sociais a participação no processo político e na transformação social. A primeira reunião presencial será dia 04 de maio em Barcelona. E no dia seguinte, nos marcos do D-CENT, acontecerá um evento público no Center de Cultura Contemporànea de Barcelona, CCCB, com o tema "Democracia em rede para um novo governo das cidades". O evento reunirá reconhecidos atores políticos, acadêmicos, ativistas, associações da sociedade civil e hackers com objetivo de debater o futuro das cidades democráticas.
Minha participação no evento será nesta mesa:
Experiments of democratic participation in Cities, A European perspective
Chaired by Fabrizio Sestini
– Joonas Pekkanen, Forum Virium Helsinki and Open Ministry, Helsinki
– Robert Bjarnason, Citizens Foundation, Reykjavik
– Hille Hinsberg, Praxis Estonia
– Sören Becker, Author of energy democracy in Europe
– Marcelo Branco , InfoLibero, Brazil
Mais informações sobre o evento de Barcelona:
Redes, Movimientos y Tecnopolítica IN3 Universitat Oberta de Catalunya
Center de Cultura Contemporànea de Barcelona
#globo45 #5anos! o ano que não teve vídeo de aniversário da Rede Globo #globo50
26 de Abril de 2015, 20:34 O dia em que derrubamos, nas redes sociais, o teaser publicitário de aniversário da Rede Globo:
"Na manhã desta segunda-feira (19), Marcelo Branco - responsável pela coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) na internet - afirmou em seu perfil no Twitter que a TV Globo faz propaganda disfarçada para José Serra (PSDB) em seu jingle de comemoração de 45 anos.
Na tarde a Rede Globo retira do ar a publicidade e emite nota oficial: "a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação da campanha.”
Organizações entregam carta à Presidenta @Dilmabr sobre o acordo com o Facebook. Leia aqui!
23 de Abril de 2015, 0:00São Paulo, 23 de Abril de 2015
À Exma.
Presidente da República Federativa do Brasil
Sra. Dilma Roussef
Att.: Carta à Presidente Dilma Roussef sobre o acordo com o Facebook
(en castellano aqui)
Exma. Sra. Presidente,
As organizações e indivíduos abaixo assinados vêm por meio desta manifestar sua contribuição ao debate com relação ao recente anúncio realizado por Vossa Excelência durante a 7º Cúpula das Américas sobre o estabelecimento de uma parceria com o Facebook para a implementação do projeto "Internet.org" no Brasil.
Acordo do governo @DilmaBR com o Facebook mobiliza ativistas contrários em todo mundo
20 de Abril de 2015, 12:40
O plano do Facebook, Internet.org, em parceria com as operadoras de telecomunicações globais é oferecer aos pobres dos países em desenvolvimento uma Internet sem o acesso universal. Uma Internet onde a corporação e o governo nacional escolhem por onde os pobres poderão navegar. Em outras palavras, é a quebra da neutralidade da rede. Alguns governos seduzidos pela proposta, chamam isso de inclusão digital.
Além disso, não podemos esquecer as denúncias de Edward Snowden e Julian Assange, em que a plataforma do Facebook é uma das principais portas de entrada para a espionagem em massa da #NSA.
O recente anúncio, durante 7ª Cúpula das Américas, de um acordo do governo brasileiro com o Facebook, deixou ativistas do mundo todo com os cabelos em pé e mobilizados priorizando a batalha que está aberta aqui no Brasil. Numa entrevista a blogueiros no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff disse que não assinou nada e que vai discutir o tema em junho, quando Zuckeberg visita o país. O blogueiro Renato Rovai perguntou se ela chamaria o movimento social da internet livre pra discutir o projeto. Ela garantiu que sim. E disse que só assinará qualquer acordo depois de muito debate.
Ativistas e organizações sociais brasileiras escreveram um carta a Dilma, esclarecendo a posição contrária a um possível acordo com o Facebook nos termos da Internet.org e solicitando participação efetiva na discussão. Graças ao #marcocivil da Internet, no Brasil acordo nos moldes da Internet.org não podem acontecer pois fere um dos princípios basilares da carta magna da Internet que é a neutralidade da rede.
Referências:
Carta Capital: Por que criticar, desde já, uma parceria entre o Governo Federal e o Facebook?
Sérgio Amadeu: Acordo Dilma-Zuckerberg concentra o tráfego da rede e pode violar Marco Civil
El Diário: Ativistas da América Latina e Índia se levantam contra acordo Internet.org
¿Tú también, Brasil? - EFF
La Iniciativa de Facebook y sus Aliados Nos Dejan SinInternet.org
An open letter to Mark Zuckerberg on Net neutrality
Internet.org, Dilma e Facebook: não é sobre exclusão digital e sim presença de mercado
Da neutralidade da rede ao feudalismo na rede
Neutralidade de rede: um forte motivo para Dilma não curtir o Internet.org