Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos Posts

 Voltar a Blog Marcelo...
Tela cheia

Acordo do governo @DilmaBR com o Facebook mobiliza ativistas contrários em todo mundo

20 de Abril de 2015, 12:40 , por Marcelo D'Elia Branco - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 253 vezes

O plano do Facebook, Internet.org, em parceria com as operadoras de telecomunicações globais é oferecer aos pobres dos países em desenvolvimento uma Internet sem o acesso universal. Uma Internet onde a corporação e o governo nacional escolhem por onde os pobres poderão navegar. Em outras palavras, é a quebra da neutralidade da rede. Alguns governos seduzidos pela proposta, chamam isso de inclusão digital.

Além disso, não podemos esquecer as denúncias de Edward Snowden e Julian Assange, em que a plataforma do Facebook é uma das principais portas de entrada para a espionagem em massa da #NSA.

O recente anúncio, durante 7ª Cúpula das Américas, de um acordo do governo brasileiro com o Facebook, deixou ativistas do mundo todo com os cabelos em pé e mobilizados priorizando a batalha que está aberta aqui no Brasil. Numa entrevista a blogueiros no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff disse que não assinou nada e que vai discutir o tema em junho, quando Zuckeberg visita o país. O blogueiro Renato Rovai perguntou se ela chamaria o movimento social da internet livre pra discutir o projeto. Ela garantiu que sim. E disse que só assinará qualquer acordo depois de muito debate.

Ativistas e organizações sociais brasileiras escreveram um carta a Dilma, esclarecendo a posição contrária a um possível acordo com o Facebook nos termos da Internet.org e solicitando participação efetiva na discussão. Graças ao ‪#‎marcocivil‬ da Internet, no Brasil acordo nos moldes da Internet.org não podem acontecer pois fere um dos princípios basilares da carta magna da Internet que é a neutralidade da rede.

Referências:

Carta Capital: Por que criticar, desde já, uma parceria entre o Governo Federal e o Facebook?

Sérgio Amadeu: Acordo Dilma-Zuckerberg concentra o tráfego da rede e pode violar Marco Civil

 

El Diário: Ativistas da América Latina e Índia se levantam contra acordo Internet.org

¿Tú también, Brasil? - EFF
La Iniciativa de Facebook y sus Aliados Nos Dejan SinInternet.org

 

An open letter to Mark Zuckerberg on Net neutrality

Internet.org, Dilma e Facebook: não é sobre exclusão digital e sim presença de mercado

Da neutralidade da rede ao feudalismo na rede

Neutralidade de rede: um forte motivo para Dilma não curtir o Internet.org

 



 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.