Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos Posts

 Voltar a Blog Marcelo...
Tela cheia

Janeiro tem @ConexoesGlobais com Manuel Castells no Fórum Social Mundial 15 anos

16 de Dezembro de 2015, 12:38 , por Marcelo D'Elia Branco - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 313 vezes
Licenciado sob CC (by-nc)

O #ConexõesGlobais Cidades Democráticas é uma atividade integrante do Fórum Social Mundial 15 anos, que acontecerá dias 22 e 23 de janeiro, em Porto Alegre e será realizada pela Associação do SoftwareLivre.org. O evento promoverá um grande encontro entre ativistas, gestores públicos e acadêmicos com o objetivo de favorecer um diálogo aberto, horizontal e propositivo entre as novas formas de participação dos movimentos sociais em rede e as cidades democráticas.

Manuel Castells já está confirmado

Castellspra_a


Castells é catedrático de Sociologia e de Urbanismo na Universidade da Califórnia em Berkeley. É também catedrático de Sociologia na Universitat Oberta de Catalunya e catedrático de Tecnologia de Comunicação e Sociedade na University of Southern California, Los Angeles. Segundo o Social Sciences Citation Index 2000-2014, Castells é o quinto acadêmico das Ciências Sociais mais citado no mundo e o acadêmico das Tecnologias da Informação e Comunicação mais citado. Suas pesquisas acadêmicas e elaborações tratam da formação de uma nova sociedade, a sociedade em rede, e a transformação do poder pelos processos de comunicação na era digital.

Conferência Magistral ‪#‎FSM15anos‬: dos movimentos por outra globalização aos movimentos sociais em rede

A conferência tratará de um balanço entre os movimentos sociais por outra globalização, protagonistas do Fórum Social Mundial no início do século e os novos movimentos sociais em rede. Nestes últimos quinze anos aprofundaram-se as mudanças políticas e sociais provocadas pela Internet e começaram a alterar a forma de organização dos movimentos. Agora "a Internet não é mais um componente de comunicação, é o próprio corpo do movimento". No lugar das organizações sociais constituidas, temos agora um movimento em rede sem intermediários. Se não há intermediários, não há representação. A identidade coletiva é construída diretamente nas conexões humanas que se formam e viralizam nas redes digitais e transbordam para as ruas. São movimentos de multidões multimídia com grande capacidade de comunicação autônoma. É um fenômeno social que sem a Internet não ocorreria. Pelo menos desta forma, nesta dimensão e nesta velocidade. A mais recente obra do Manuel Castells “Redes de Indignação e Esperança” aprofunda uma investigação sobre os elementos comuns dos movimentos de revoltas, protestos e revoluções que sacodem o mundo desde 2011 e traça um panorama de sua perspectiva na atual conjuntura. Conferência imperdível para quem deseja compreender melhor o mundo em que vivemos.

 

Assista o teaser com o conceito do evento e imagens das edições anteriores:

 

O Conexões Globais é um evento criado em 2012 com o objetivo de promover um grande encontro entre a ‪#‎culturadigital‬ e a cultura popular. Espaço de diálogo sobre os movimentos sociais em rede, novas formas de participação e novas midias. O formato inovador cativou o público e mobilizou as redes. O Conexões Globais contou com edições em 2012, 2013 e 2014 e teve sua metodologia adaptada a outros grandes eventos:

- Arena Socioambiental (RJ, 2012), durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20

- Feira Brasil Rural Contemporâneo (RJ, 2012)

- Cúpula Social do Mercosul (Brasília, 2012)

- ‪#‎ArenaNETmundial‬ (SP, 2014), em paralelo ao ‪#‎netmundial‬.

O Conexões Globais Cidades Democráticas é uma atividade da Associação SoftwareLivre.Org (ASL)) no Fórum Social Porto Alegre e acontecerá dias 22 e 23 de janeiro na Vila Flores

Entre no evento Face e acompanhe a preparação

Curta nossa página no Facebook

Siga e acompanhe o nosso Twitter @conexoesglobais


Tags deste artigo: forum social mundial softwarelivre.org asl vila flores porto alegre manuel castells cidadesdemocraticas conexoesglobais

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.