Participação Cidadã
A cidade de Madri será, entre os dias 23 e 28 de maio, a capital mundial da participação cidadã e tecnológica. Promovido pelo D-Cent Project (tecnologias descentracizadas para o engajamento cidadão), Prefeitura de Madri, Medialab Prado e pelo Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía que organizou uma programação intensa de uma semana sobre "cidades democráticas" , tecnologias pro comum e participação social. O programa do encontro se divide em um Laboratório para Democracia e uma Conferência Internacional.
Desde a eclosão do movimento dos Indignados #15M de 2011 a Espanha está vivendo a emergência de novas e inéditas iniciativas tecnopolíticas encabeçadas pela cidadania, com mais participação social e democracia direta. Os novos partidos políticos como #Podemos e a nova onda de iniciativas cidadãs municipalistas como #BarcelonaEnComú e #AhoraMadrid expressam um novo tipo de política, que se carateriza pela priorização da democracia participativa, do empoderamento cidadão e da justiça social. Abre-se uma luz na atual conjuntura política global na perspectiva da renovação das práticas políticas, de experências de novas estruturas e organizações, mais horizontais e com menos representação, típicas das sociedades rede. Como membro do Comitê Revisor do D-Cent Project (tecnologias descentralizadas para o engajamento cidadão) e entusiasta do tema não poderia deixar de comparecer para aprender e colaborar com essa iniciativa. A convite dos organizadores esterei na Espanha durante toda semana e também aproveitando para comemorar o primeiro aniversário das novas administrações políticas de Barcelona e Madri.
Laboratório para a Democracia - 23 – 27 de Maio, Medialab Prado
Democracy Lab é uma série de oficinas, hackatons e seções abertas para pensar, desenhar e desenvolver ferramentas, processos e estratégias para a participação social e democracia direta.
Conferência internacional
27 – 28 de Maio, Museo Reina Sofía
A conferência internacional “Tecnologias pro bem comum e o direito a uma cidade democrática" será a conclusão desta semana de atividades. A conferência promoverá um debate em torno da democracia em rede, as novas formas de participação e os bens comuns digitais das cidades.
A programação completa pode ser vista aqui.
0sem comentários ainda