Software Livre e Mercado de Trabalho - Parte I

18 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Enviado por Valéria Barros:

Muita gente me pergunta sobre a minha decisão de participar tão efusivamente do movimento de software livre (isso significa dar o sangue para fazer eventos saírem do papel, investir tempo e dinheiro em projetos e afins). Minha resposta vem em forma analítica. Basta olhar minha vida profissional.

Quando entrei na comunidade, era apenas uma adolescente apaixonada por programação, mas sem saber nada além do que me ensinaram no curso.

Por sorte, conhecia muita gente da comunidade, na época grande, em Goiânia. Fui ao primeiro FLISOL com 15 anos e de lá pra cá, decidi me firmar cada vez mais.



Opinião de Reinaldo Bispo: Porque eu não pirateio mais software

14 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Por Reinaldo Bispo:

Olá tudo bom com vocês?

Esse post é um relato pessoal de quando eu percebi que não havia mais necessidade algum de piratear software para fazer coisas de minha rotina. Você é livre para concordar, ou relatar a sua opinião sendo ela contrária a minha ou não.

Então, de antemão eu aviso que não faço uso mais do sistema operacional Windows em minhas máquinas, sim, eu tenho uma licença para Windows 7 Professional e uma para o Windows 8 ( que misteriosamente não funciona ) que me foi cedida pela HP na época que era um voluntário reconhecido por eles digamos assim.

Então, atualmente é totalmente possível viver sem o Windows, você pode instalar em sua máquina o GNU/Linux, BSD ou comprar uma máquina com OS X. Ah.. só que OS X é caro, é proprietário e não tenho dinheiro e blá blá. Eu não estou falando se é caro ou barato, estou falando de não piratear software e sei que você também poderia comprar uma licença Windows, mas convenhamos que uma pessoa ao falar que vai fazer isso é totalmente recriminada e irei falar o porque de eu achar isso uma idiotice.



Abertura do Call for Papers para o 2º Café com Software Livre em Blumenau

14 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Olá, é com grande satisfação que a Comunidade Blumenauense de Software Livre anuncia a abertura do Call for Paper para submissão de temas para palestras do evento deste ano, que irá ocorrer em 25/10/2014 no IBES SOCIESC em Blumenau.



Dia 16 de agosto tem Debian Day em várias cidades brasileiras

12 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

O Debian Day, em português Dia Debian, ou ainda Dia D, é um evento internacional realizado anualmente no dia 16 de agosto ou no final de semana mais próximo para comemorar o aniversário do Projeto Debian.



Ministério das Comunicações lançou o concurso INOVApps

12 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

No dia 01 Agosto 2014 o Ministério das Comunicações divulgou uma notícia sobre o Concurso INOVApps.

Segue abaixo uma descrição mais detalhada do concurso.

Dentre os objetivos da Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos, promovida pelo Ministério das Comunicações, está o apoio ao desenvolvimento de aplicativos e conteúdos para dispositivos digitais. O objetivo é estimular pequenos desenvolvedores e empresas da área da economia criativa.

Essa ação que está alinhada à política nacional de uso de software livre e vem casada com a previsão de que smartphones beneficiados com isenção fiscal tenham um pacote mínimo de aplicativos nacionais embarcados.



Fotos e vídeos do Software Livre na Campus Party Recife 3 #CPRecife3

12 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

A área de Software Livre na Campus Party Recife 3 que aconteceu de 23 a 27 de julho de 2014 promoveu cinco palestras e um painel no Palco Pitágoras, e três oficinas no espaço de Workhops. Além disso, Jon Maddog Hall fez duas palestras no Palco Principal.



Inscrições abertas para o II Encontro Nacional do LibreOffice

7 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

A Comunidade LibreOffice do Brasil anuncia o II Encontro Nacional do LibreOffice, nos dias 26 e 27 de setembro de 2014, nas instalações do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo.



Ricolândia produz animação para a Comunidade LibreOffice Brasil

31 de Julho de 2014, por Paulo Santana

A Comunidade LibreOffice Brasil fez uma parceria com a empresa Ricolândia, sediada no Rio de Janeiro e desta parceria foi produzida uma animação sobre o LibreOffice. A animação teve o seu lançamento no Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ na segunda-feira (28/07/2014) e foi todo criado com ferramentas de código aberto.



TDC 2014 em Sao Paulo terá trilha de Software Livre

31 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Trilha Software Livre: Software Livre é a Forma Natural de Desenvolver Software em um Ambiente de Rede. E Você, Vai Ficar de Fora?



The Document Foundation anuncia o lançamento do LibreOffice 4.3

31 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Berlim, 30 de julho de 2014 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.3, o oitavo lançamento da suíte office livre após o nascimento do projeto em setembro de 2010, e do esforço combinado de milhares de voluntários e centenas de desenvolvedores. O programa chegou a um nível de maturidade que o torna adequado para todo tipo de instalação, especialmente com o suporte e orientação de empresas especializadas no software.



ASL participou do programa Conexão Futura sobre Marco Civil

21 de Julho de 2014, por Paulo Santana

O programa Conexão Futura do Canal Futura exibido no dia 2 de julho de 2014 e apresentado por Cristiano Reckziegel trouxe a discussão sobre o Marco Civil da Internet.



Empresas e entidades começam a assinar o Termo de Compromisso Público para a promoção de Software Livre

17 de Julho de 2014, por Paulo Santana

A Associação Software Livre.Org teve a iniciativa de criar o Termo de Compromisso Público para a promoção de Software Livre para os interessados em divulgar o código-fonte de seus softwares e ao final do FISL15 divulgou as primeiras empresas e entidades que assinaram o documento. São elas:



Slackware Linux completa 21 anos - queremos a comunidade no FISL16

16 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Há exatos 21 anos, Patrick Patrick Volkerding lançava a primeira versão da distribuição Linux mais antiga que ainda continua em evidência nos dias atuais. Seu objetivo era produzir um sistema baseado na simplicidade e estabilidade.

Sua principal peculiaridade é a de ser um sistema com poucas ferramentas de configuração com interface gráfica. Hoje existem ferramentas que o tornem mais simples, mas a necessidade de conhecimentos específicos para tirar o melhor proveito de suas potencialidades faz com seja mais popular entre os usuários avançados do Linux.

Saiba mais sobre o projeto no site oficial.

Desde 2012 não temos a participação de nenhum grupo Slackware na área de Grupo de Usuários do FISL.

Desejamos muito no FISL16 os usuários do Slackware voltem a participar de forma organizada e possam ter a sua representatividade marcante no evento.



Eliane Domingos apresentou as novidades do LibreOffice

15 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Eliane Domingos é empresária, presta serviços de Consultoria e Treinamento, com especialidade nas ferramentas LibreOffice e Ubuntu. Foi eleita recentemente membro do Conselho Diretor da TDF (The Document Foundation) na função de Vice-presidente. Conhecida na comunidade de Software Livre principalmente por sua dedicação ao LibreOffice, atua entre outras coisas como organizadora do Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ e editora da Revista LibreOffice Magazine.

No FISL15, a Eliane iniciou sua palestra às 10h na sala 41C às 10h com o título "O hoje e o amanhã do LibreOffice, novidades de lançamento da versão 4.2" falando sobre as novidades desta versão da suíte de escritórios como a nova tela de abertura da suíte, o aumento da interoperabilidade dos formatos proprietários docx e xlsx, e posibilidade de colocar borda no caractere. Na sequência ela apresentou as outras novidades específicas do Writer, do Calc e do Impress.



Novatec Editora lança o primeiro volume da série Vida de Programador

15 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br) para o site BR-Linux.org.

Tirinhas bem-humoradas sobre a vida dos programadores vão virar série de livros.

As tirinhas do site Vida de Programador fazem sucesso na internet entre estudantes e profissionais da área de informática que se identificam com as situações engraçadas que acontecem com os personagens: o Programador, o amigo P.A., o estagiário, o chefe, a esposa e outros que fazem parte das histórias sobre o universo dos programadores.