Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançada edição n.15 da Revista Espírito Livre!

28 de Junho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #015 - Junho 2010

Revista Espírito Livre - Ed. #015 - Junho 2010

Revista Espírito Livre - Ed. n #015 - Junho 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #015 - Junho 2010

CMS. Esse é um assunto que divide opiniões por diversos motivos. Talvez o mais evidente talvez seja que muitos desenvolvedores que gostam de construir seus projetos “na unha” consideram que o uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo previamente construído é desnecessário ou que seu uso trás “efeitos colaterais”. Um destes efeitos seria a dependência da ferramenta com o passar do tempo, ou ainda o ato de se prender apenas ao templates (modelos de layout) já existentes. Não considerando apenas a questão do visual, os CMS exercem uma importante tarefa em praticamente qualquer sistema que dependa de atualizações constantes e dinamicidade. E quando o CMS tem seu código aberto, a experência de adaptá-lo a nossa necessidade se torna ainda mais gratificante.

Existem dezenas de CMS sendo utilizados por toda a Web, muitos deles mundialmente famosos e outros nem tanto. A edição deste mês conversou com diversos desenvolvedores, responsáveis por várias destas soluções. Além das entrevistas, casos de sucesso e outros relatos de uso de gerenciadores de conteúdo ilustram esse cenário dinâmico, onde os CMS se encontram.

Tivemos como entrevistados, Tristan Renaud, vice-presidente do Jahia Software Group, responsável pelo CMS Jahia; Mark Evans, líder do projeto glFusion e batemos um papo com Dan Fuhry e Neal Gompa, criadores do EnanoCMS. Também recebemos contribuições de Rafael Silva, criador do site Drupal Brasil, que em sua matéria traz motivos bastante convincentes quanto ao uso do Drupal, inclusive apresentando casos bem sucedidos de uso deste famoso CMS. Yuri Almeida aponta para uma vertente bem interessante em sua contribuição, falando dos CMS e a produção colaborativa de conteúdo. Rafael Leal traz um questionamento pertinente no título de sua matéria: Usar CMS desvaloriza o meu trabalho? Tivemos ainda outras contribuições sobre o assunto de capa que merecem toda a nossa atenção.

Além do tema CMS, Rodrigo Carvalho fala sobre como ter um media center movido a Linux, e para isso apresenta diversas soluções neste sentido. André Noel nos traz uma matéria intitulada “Ubuntu para todos nós!”, onde fala sobre Ubuntu, a história desta distribuição GNU/Linux e sua relação com o significado real da palavra “Ubuntu”. Kemel Zaidan faz uma reflexão bastante profunda sobre o termo “software livre”, além de o contrapor com outros conceitos. Wilkens Lenon aprofunda no conceito software livre, mostrando suas raízes, suas origens.

Nosso colunista Cezar Taurion fala sobre como contribuir para o Kernel Linux, enquanto Alexandre Oliva, aborda o tema Portabilidade, porém aplicado ao campo do software, uma proposta bem interessante por sinal.

Miguel Koren fala sobre o SpagoBI­, uma plataforma BI livre e aberta enquanto Klaibson Ribeiro traz uma dica que deve ser interessante para muita gente que trabalha em escritórios e precisa de fazer o papel timbrado da empresa. Carlisson Galdino apresenta seu nono episódio de Warning Zone, intitulado “Quarto de Hotel”.

A seção Quadrinhos tem estreia com Luis Gustavo da Silva que chega com duas tiras de sua autoria. Fernando Alkmin e José James também estão presentes.

A todos os colegas colaboradores que não foram mencionados aqui, o meu muito obrigado e convite para continuarem conosco na proposta da construção de uma publicação de qualidade e que é a cara do nosso leitor.

Aquele forte abraço a todos os envolvidos e nos vemos na próxima edição!



Relação de ganhadores do sorteio: 5º Seminário PHP – Desenvolvimento e Gestão

24 de Junho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Tempo Real Eventos em parceria com a Revista Espírito Livre, sorteou entre seus leitores, inscrições para o Seminário PHP | Desenvolvimento e Gestão: Boas práticas, Gestão de Projetos, Novidades e Tendências, que acontece dia 26 de junho, em São Paulo. Os contemplados foram:

Adilson Santos da Rocha - São Paulo/SP
Caio William Camargo Carrara
- Votorantim/SP
Enéias Ramos de Melo
- São Paulo/SP
Denis Brandl
– Blumenau/SC
Thomas Jefferson Pereira Lopes
– Itapevi/SP

5ª edição do Seminário PHP

O Seminário, que espera contar com cerca de 150 participantes, e que já está indo para a sua 5ª edição, é realizado por conta da parceria entre a Tempo Real Eventos, promotora e realizadora do evento, e o Grupo PHP-SP, este responsável pelo conteúdo técnico.

Composto 5 atividades (4 palestras e 1 painel de debate), o Seminário contará com as seguintes apresentações:

- Open Teams: What can corporate America learn from Open Source software (palestra internacional com tradução simultânea)
- Crash, Burn and Recover (palestra internacional com tradução simultânea)
- E no Sétimo Dia ele criou testes
- Overview do Doctrine 2
- NoSQL – O fim do LAMP
- Como utilizar a linguagem PHP num modelo de fábrica de software

Vale ressaltar que o destaque principal para este ano é a participação de Cal Evans, palestrante internacional e evangelista PHP. Segundo Ivan Rosolen, membro do PHP-SP (responsável pelo conteúdo técnico do evento), a presença de Evans vai de encontro ao foco do evento de incentivar a formação de pessoas para o mercado corporativo. “A idéia e apresentar um conjunto de boas práticas, estratégias de carreira, de negócios e novidades e tendências sobre o PHP tanto para os desenvolvedores como para os Gerentes e Coordenadores de Projetos.”, afirma.

Informações sobre os currículos dos palestrantes são facilmente encontradas no site do evento, bem como informações para inscrições. Vale ressaltar que os participantes que se inscreverem com antecedência tem desconto em cerca de 30%.

Local: São Paulo
Mais informações:
http://www.temporealeventos.com.br/?area=75
Outras atividades: www.temporealeventos.com.br



Sorteio: PHPhederal – Dias 16 e 17 de Julho em Brasília/DF

22 de Junho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A organização do PHPhederal  em parceria com a Revista Espírito Livre estará sorteando inscrições para o evento, que ocorre no próximo mês, em Brasília/DF.
A grade do evento pode ser conferida aqui http://miud.in/79C.

O PHPhederal, que conta com o apoio do PHP-DF, acontece nos dias 16 e 17 de julho, em Brasília, Distrito Federal.

Mais informações sobre o evento, visite o site oficial: http://www.phphederal.com.br.

Então, quer concorrer a inscrições? Não perca tempo! Preencha o formulário a seguir para participar: http://miud.in/79D.



Mais sobre a declaração da FSF contra o ACTA

21 de Junho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Coloquei mais um textículo no MegaNão sobre a declaração da Free Software Foundation contra o ACTA:

Que tal apoiar a FSF contra o ACTA?
http://meganao.wordpress.com/2010/06/21/que-tal-apoiar-a-fsf-contra-o-acta/

A intenção inicial era meramente listar links para facilitar a leitura ( ver Referências Bibliográficas).

Mas achei importante focalizar:

- as preocupações de Stallman quanto à WIPO (OMPI: Organização Mundial da Propriedade Intelectual)

- as próprias demandas da declaração da FSF

Acho absolutamente necessário ler os documentos originais com calma lá referenciados para decidir sobre a adesão pessoal

Mas pergunto de novo:

Que tal apoiar a FSF contra o ACTA?:)

Stopacta1



IBM se livra do MS Office?

17 de Junho de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

IBM Throws Out Microsoft Office Sep 12, 2009

360.000 IBM workers have been told to stop using Microsoft Office and switch to the Open Office-based software Symphony.

Quoting an inside source, the German economic newspaper, “Handelsblatt” reports that staff at IBM have been given ten days to change to Symphony, IBM’s in-house Lotus software. The use of Microsoft Office will in future require managerial approval. With immediate affect, the Open Document Format (ODF) will rule at IBM with the file ending .doc soon belonging to the past.

Lotus Symphony is an office software that incorporates huge chunks of customized Open Office without a databank module. The free software download provided by IBM is an attempt at luring customers away from Microsoft. IBM’s cooperation with Linux distributors like Red Hat, Canonical and Novell was designed to strengthen the software’s market chances.

IBM’s management have obviously decided to practice what they preach. 330.000 IBM workers already use Symphony, reports the newspaper. The motive for the migration appears not to be the saving of license fees, and according to an IBM press officer, the move is a clear statement in appreciation of open source standards (Britta Wuelfing)

Retirado de http://www.linux-magazine.com/Online/News/IBM-Throws-Out-Microsoft-Office



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource