Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançada edição n.21 da Revista Espírito Livre!

30 de Dezembro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #021 - Dezembro 2010

Revista Espírito Livre - Ed. #021 - Dezembro 2010

Revista Espírito Livre - Ed. n #021 - Dezembro 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #021 - Dezembro 2010

Natal e Ano Novo. Duas importantes datas em um mês que vem recheado de novidades e esperanças quanto ao novo ano que se aproxima.

Esta edição da Revista Espírito Livre leva a você leitor, um tema que tira o sono de muita gente: Segurança. Fizemos questão de observar o tema numa ótica bastante abrangente, pois quando se fala em segurança, não se fala apenas em redes ou arquivos, mas também informações, mecanismos, métricas e tantos outros subtemas que o conceito de segurança envolve. Conversamos com diversos especialistas no assunto para elucidar algumas questões que envolvem o conceito e para entender um pouco mais sobre este mundo.

Como entrevista internacional, conversamos com Andrew Lewman, criador do Projeto TOR, que tem como objetivo proteger usuários contra a análise de tráfego, possibilitando assim uma solução que permite navegação anônima na internet. Como entrevistas nacionais, conversamos com Aderbal Botelho, profissional da área de segurança e perícia forense que nos ajuda a entender um pouco mais diversas questões cotidianas de um perito forense. Também conversamos com o profissional Rafael S. Ferreira, que também trabalha com análise forense e ferramentas que facilitam análise de dados e recuperação de informação. Albino Biasutti e Guilherme Chaves falam sobre segurança para leigos, apresentando de forma clara como estes podem se munir de métricas a favor da segurança de seus dados e computadores. Edgard Costa fala sobre segurança de documentos, um tema que merece atenção, ainda mais em tempos de certificações digitais e outros mecanismos que visam assegurar autenticidade em documentos.

Cesar Taurion traça uma linha do tempo do Open Source a partir de 2004 e revela algumas informações bastante pertinentes. Álvaro Justen apresenta o Arduino, projeto que engloba software e hardware e tem como objetivo fornecer uma plataforma fácil para prototipação de projetos interativos, utilizando um microcontrolador. Carlos Donizete apresenta na seção de Games, o Frogatto, um jogo no estilo plataforma, bem divertido e disponível em diversas arquiteturas.

Ricardo Ogliari prossegue com sua série de artigos sobre o Android e desta vez fala sobre a criação de aplicativos com o uso de banco de dados nesta plataforma. Aracele Torres fala sobre o WikiLeaks, tema em voga na mídia especializada e popular. Estes e tantos outros colaboradores fizeram, cada um em sua especialidade, o melhor de si para disponibilizarmos uma excelente edição para fechar o ano.

Como vocês poderão ver, a edição está recheada de ótimas contribuições. Gostaria aqui de deixar o meu agradecimento não somente aos parceiros que nos ajudaram nesta edição, mas em todas as edições da Revista Espírito Livre. Agradecimento extendido a nossa equipe de revisores e tradutores que também ajudam na medida do possível neste processo nada fácil. Aos colunistas que nos acompanham a cada edição, bem como tantos outros amigos que fazem da Revista Espírito Livre um projeto magnífico que já caminha para o seu segundo aniversário.

Para os leitores da Revista Espírito Livre, me resta desejar Boas Festas, e que todos tenham um ano de 2011 assim como o pintaram em seus sonhos: repleto de magia, mas envolto a muita realidade.
Um abraço a todos!



Ganhador da promoção – 50% de desconto no Curso de Arduino

27 de Dezembro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A organização do Curso de Arduino, em parceria com a Revista Espírito livre, sorteou 50% de desconto em uma inscrição para o curso que ocorre em breve, no Rio de Janeiro/RJ.

O ganhador da promoção foi:

Anna Graciela Furtado Cruz – Rio de Janeiro/RJ



Sorteio 50% de desconto em Curso de Arduino

19 de Dezembro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 1Um comentário
Kit do Curso de Arduino com Álvaro Justen

Os responsáveis pelo Curso de Arduino (http://www.cursodearduino.com.br) cederam 50% de desconto para uma inscrição a ser sorteada aqui na Revista Espírito Livre.

Então, se você tem interesse em participar desde curso e quer concorrer a 50% de desconto na sua inscrição, não perca a oportunidade e preencha o formulário no link a seguir: Formulário de inscrição.

O sorteio ocorrerá em breve, então não perca tempo!

Maiores informações sobre o curso você encontra em: http://www.cursodearduino.com.br.

Não perca tempo, clique aqui e participe do sorteio!



Relação de ganhadores do sorteio: II Fórum Software Livre de Duque de Caxias

10 de Dezembro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A organização do II Fórum Software Livre de Duque de Caxias, em parceria com a Revista Espírito livre, sorteou inscrições para o evento que ocorre amanhã, em Duque de Caxias/RJ.

Os ganhadores da promoção foram:

Leandro Caldas Siqueira – São Gonçalo/RJ
Giovan da Silva Sobrinho -  Petrópolis/RJ
Romario Kionys de Freitas Dias – Olho D’Água do Borges/RN
Carlos Alberto Vega L Junior – São Paulo/SP
Flaudísio Tolentino Filho – Montes Claros/MG
Felipe dos Santos Pinheiro – Nova Iguaçu/RJ
Iuri Andrade – Duque de Caxias/RJ
Lucas R. Martins dos Santos – São João de Meriti/RJ
Wanderson Trindade Vitorino – São Gonçalo/RJ
Wagner Cesar da Silva Lossano – Duque de Caxias/RJ
Tiago Biasutti  – Santa Maria de Jetibá/ES



IV Liberdade Interativa – 8 de Dezembro

2 de Dezembro de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Na próxima semana, Vitória recebe a quarta edição do Liberdade Interativa, evento organizado pela comunidade Tux-ES, que tem como objetivo aproximar as pessoas da comunidade de software livre do Espírito Santo. Nesta edição, de caráter relativamente especial, contaremos com a presença de um visitante carioca: Henrique Bastos, diretor de tecnologia da Myfreecomm e membro da comunidade de desenvolvedores de software do Rio de Janeiro.

Programação:

18h30min – Credenciamento
18h45min – Abertura
19h00min – BDD: Desenvolvimento guiado por comportamento – Francisco Souza
19h50min – Empreendendo uma comunidade de sucesso – Henrique Bastos
20h40min – Controle de versão sem dor de cabeça com Git – Paulo Jeveaux
21h30min – #horaextra

Local: FAESA Campus 1, Rua Anselmo Serrat, 199, próximo a Av. Vitória e Av. Marechal Campus, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória/ES. No Auditório Central!

Detalhes das palestras:

Desenvolvimento guiado por comportamento

Behaviour-driven development (BDD) é um tema emergente. Trata-se de uma prática de especificação e design de software, que tem como efeito colateral a construção de testes de regressão capazes de ajudar na garantia do funcionamento de um software. Nesta palestra você conhecerá os conceitos do desenvolvimento guiado por comportamento (BDD), e entenderá como guiar o design e a arquitetura de um software através da escrita de especificações executáveis e de alto nível.

Palestrante: Francisco Souza
Francisco Souza Mundialmente conhecido no interior de Cachoeiro de Itapemirim, Francisco Souza é membro do time de desenvolvedores e jogadores de videogame da Giran. É apaixonado por desenvolvimento de softwares, entusiasta em Python, Django e software livre, viciado em coding dojos e associado à Associação Python Brasil. Participa ativamente nas comunidades locais de desenvolvimento e software livre. Por último, mas não menos importante, é estudante de Licenciatura em Informática e possui todas as certificações PMP (Professional Mario Player).

Empreendendo uma comunidade de sucesso

Descubra como canalizar o poder da Internet em ações reais! Como utilizar o mundo virtual para organizar grupos de pessoas de forma colaborativa, distribuída e auto-gerenciada. Conheça as lições aprendidas com a experiência de mais de 2 anos empreendendo a comunidade de software do Rio de Janeiro. Uma comunidade que começou local e vem se expandindo para além das fronteiras do estado e do país.

Palestrante: Henrique Bastos
Henrique BastosHenrique Bastos é apaixonado por desenvolvimento de software! Trabalha desenvolvendo sistemas com Python, Django e Métodos Ágeis. Além de atuar constantemente nas comunidades de software organizando eventos e encontros, ministrando palestras, cursosevangelizando o desenvolvimento sustentável de software, no Brasil e no exterior.

Controle de versão sem dor de cabeça com Git

GIT é um projeto open source, escrito originalmente por Linus Torvalds para manter o controle de versão do código do Kernel do Linux de forma distribuída e focada em eficiência e rapidez. Descubra como aproveitar o poder desta ferramenta para gerenciar de maneira simples e eficaz o código dos seus projetos também.

Palestrante: Paulo César M. Jeveaux
Paulo César M. JeveauxJeveaux trabalha na Giran Soluções e Ensino, onde atua com desenvolvimento de plataformas e serviços para internet de alta performance e escalabilidade utilizando metodologias ágeis como XP e Scrum. É fundador do Grupo de Usuários Java do Espírito Santo (ESJug), do grupo de metodologias ágeis (Agile-ES), foi administrador do PortalJava por 8 anos e hoje participa da moderação do GUJ. Possui mais de 9 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas em diversos segmentos, passando por globo.com, Vale, Claro, Xerox, CEF e outras. Grande entusiasta e participante ativo das comunidades de Java, Agile, Ruby e Linux.

Serviço:

Evento: IV Liberdade Interativa

Data: 08 de dezembro de 2010

Horário: a partir das 18h30min

Local: FAESA Campus 1, Rua Anselmo Serrat, 199, próximo a Av. Vitória e Av. Marechal Campus, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória/ES. No Auditório Central!

Informações: http://www.tux-es.org/liberdadeinterativa/



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource