Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Anunciada a agenda de eventos da Espírito Livre para o segundo semestre de 2014

30 de Setembro de 2014, 12:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Logo - ForumEspiritoLivre_2

Estamos planejamos vários eventos para esse segundo semestre de 2014 e os já confirmados são:

7º Fórum Espírito Livre
Data: 4 a 6 de novembro de 2014
Local: Durante a II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região Norte do ES, em São Mateus/ES.

8º Fórum Espírito Livre
Data: 12 a 15 de novembro de 2014
Local: Durante a 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, em Vitória/ES.

Aguardem mais detalhes nos próximos dias. O site de cada uma das edições estará disponível em breve no site http://forum.espiritolivre.org.

Se você deseja participar como palestrante ou patrocinador/apoiador de alguma das edições, não deixe de entrar em contato conosco através do email contato@espiritolivre.org.



Venha para o 7º Fórum Espírito Livre

29 de Setembro de 2014, 12:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Banner_468-60_7FEL

De 04 a 06 de novembro de 2014, a bela cidade de São Mateus receberá novamente Fórum Espírito Livre, agora em sua sétima edição. No ano passado estivemos nesta importante cidade do norte do Espírito Santo. Em 2014 não poderia ser diferente!

Este ano a Rede Espírito Livre comemora 5 anos de existência. O coletivo foi criado com o propósito de que atuar na mobilização de atividades relacionadas ao software livre e código aberto dentro e fora do ES. Suas ações mais relevantes são a Revista Espírito Livre, a TV Espírito Livre e o Fórum Espírito Livre. O evento já está em sua sétima edição e mostra amadurecimento e integração em diversas áreas.

A 7ª edição do fórum ocorrerá durante 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região Norte do Espírito Santo, em São Mateus/ES. O evento será gratuito, porém com inscrições antecipadas no site do evento e no credenciamento, no dia do evento.

Participe você também!



Lançado o OpenMandriva 2014.1

29 de Setembro de 2014, 11:25, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

openmandriva

OpenMandriva tem o orgulho de anunciar o lançamento do OpenMandriva Lx 2014.1, que visa corrigir muitos bugs e melhorar o desempenho geral da distro.

Você pode encontrar na ISO:

  • Kernel 3.15.10 com novo patchset nrjQL
  • KDE 4.13.3
  • Firefox 32.0.3
  • x11-server-1.15.2
  • mesa 10.2.6
  • Atualização geral com as últimas correções de segurança
  • Muitas atualizações para os drivers e outros softwares …

Notas de lançamento: https://wiki.openmandriva.org/en/2014.0/Release_Notes

Download:

Você pode obter o OpenMandriva Lx 2014.1 nos sabores  64 ou 32 bits.

Escolha o seu:

Outras formas de download podem ser conferidas aqui.

Com informações de OpenMandriva Brasil.



Rumor: Samsung estaria planejando lançamento de smartphone equipado com Tizen

29 de Setembro de 2014, 11:21, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

38438.60574-camera-galaxy

Android e iOS continuam a dominar expressivamente o mercado de plataformas para smartphones. Porém, o domínio de ambos os sistemas não deverá durar para sempre, o que abre a possibilidade para novas plataformas conquistarem o mercado. O Windows Phone e o Firefox OS são apenas alguns exemplos de sistemas que poderão crescer nos próximos anos. A Samsung também corre atrás de colocar o Tizen, seu sistema operacional móvel, com mais ênfase no mercado. O Tizen pode ser beneficiado por ser desenvolvido pela fabricante que mais vende smartphones no mundo.

Contudo, a Samsung teria que primeiro lançar um smartphone baseado no Tizen. A tentativa de lançar o Samsung Z, que chegou a ser anunciado pela empresa, fracassou. Porém, os coreanos não desistiram de colocar o OS de vez no mercado de smartphones. De acordo com o site SamMobile, a Samsung estaria pensando em lançar um dispositivo Tizen de entrada na Índia já no mês de novembro.

O Samsung Z apresentava algumas boas especificações, mas a empresa estaria interessada em lançar um aparelho com especificações mais modestas. De acordo com os rumores, o novo smartphone com Tizen deverá ter suporte dual SIM, rádio FM e uma câmera traseira de 3.2 megapixels. A versão do sistema operacional que deverá equipar o aparelho é o Tizen 2.3.

É importante lembrar que, para o sucesso do sistema operacional e, consequentemente, do novo smartphone, um número considerável de aplicativos, ao menos os mais populares, deverá estar disponível para download. A Samsung trabalha para que o Twitter e o Facebook, por exemplo, estejam disponíveis para o próximo dispositivo. A empresa não deve conseguir, obviamente, uma grande quantidade de aplicativos para o sistema, mas pensar nas duas principais redes sociais já é um passo importante na melhoria do sistema.

Com informações de Canaltech e Tizen.


Versão beta final do Ubuntu 14.10 já está disponível

29 de Setembro de 2014, 11:18, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

69272.103170-Ubuntu-1410

O mundo Linux recebeu na última semana a notócia do lançamento da última versão beta do sistema operacional Ubuntu. O Ubuntu 14.10 Final Beta – Utopic Unicorn já está disponibilizado para o público e faz parte da preparação para o lançamento da versão acabada do projeto que acontece em outubro.

Nessa última versão, assim como no caso das versões betas do OpenSUSE 13.2 e do Fedora 21, a equipe de desenvolvimento do sistema espera avaliar a existência de algum bug ou de problemas de utilização.

O anúncio foi feito por Adam Conrad, engenheiro de software da Canonical responsável pelo projeto. A versão final do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn estará disponível oficialmente no dia 23 de outubro. Até lá, a Canonical tem disponibilizado o sistema em suas versões betas para análise e melhoria do sistema.

A última versão traz atualizações para vários pacotes do sistema, além do Ubuntu Kernel 3.16.0-17 e outras novidades como o suporte para NVIDIA Tegra PRIME, suporte gráfico Intel Cherryview, suporte estável para GPU Broadwell e suporte para EFI (32/64 bits).

A lista de ISOs disponíveis pode ser conferida aqui. Além de versões do Ubuntu, estão disponíveis betas do Lubuntu, Kubuntu, Xubuntu, entre outros.

Com informações do Canaltech e Ubuntu.


Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource