Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Participe da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil

31 de Outubro de 2013, 14:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

w3c_brasil

Está chegando a 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil! Em 2013, a Web.br ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças. Na programação serão abordados os principais padrões da Open Web Platform. No dia 18 de novembro, a abertura ficará por conta da palestra da keynote speaker Fernanda Weiden, que atualmente trabalha com infraestrutura de larga escala no time de Production Engineering do Facebook. Teremos mesas de debates sobre publicações digitais; Web & TV; privacidade e rastreamento na Web; Mercado, Modelos de Negócios e Tecnologias que Funcionam na Web e muito mais.

A Conferência Web.br 2013 contará ainda com o concurso Web’s Got Talent, que reconhecerá as melhores aplicações web que visam fornecer serviços aos usuários. A proposta é promover a adoção de padrões abertos no empreendedorismo. O Web’s Got Talent contará com apresentação de Edney Souza (o Interney), e jurados de peso do mundo do empreendedorismo na web como Martha Gabriel, Amyris Fernandez (Buscapé), Bob Wollheim (youPIX), entre outros.

Para conferir todos os destaques da 5ª edição da Conferência Web W3C Brasil, acesse: http://www.w3c.br/Noticias/VenhaParticiparDa5EdicaoDaConferenciaWebW3cBrasil

Inscrições: http://conferenciaweb.w3c.br/inscricoes/

Facebook do evento: https://www.facebook.com/W3CWebbr



Edição São Paulo do Developer Bus está com inscrições abertas

31 de Outubro de 2013, 13:28, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

developer-bus-ap-620x146

O Google Brasil abriu ontem as inscrições para a edição brasileira do Developer Bus, o primeiro reality show da empresa para desenvolvedores latinoamericanos. O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para pequenas e médias empresas.

Durante os três dias do evento, que será realizado em São Paulo, os 40 participantes selecionados serão divididos em equipes interdisciplinares (programadores, designers e gerentes de projeto) e terão o desafio de desenvolver, a partir de ferramentas do Google, uma solução tecnológica que facilite o dia a dia dos empreendedores nacionais. A equipe com o melhor projeto, escolhido por uma banca de jurados, passará cinco dias visitando o Googleplex, a sede da empresa em Mountain View, na Califórnia, em dezembro.

Como na edição de Buenos Aires, o iMasters estará presente no evento com Alê Borba, Community Manager da empresa. Alê vai cobrir o evento, com posts no Twitter e Facebook.

Para concorrer a uma das vagas, basta se inscrever neste link e fazer uma prova de conhecimentos específicos. As inscrições ficam abertas até 3 de novembro.

Developer Bus Brasil

Inscrições: 26 de outubro a 3 de novembro
Data: 21 a 23 de novembro
Cidade: São Paulo
Premiação: a equipe vencedora irá para Mountain View conhecer as instalações do Google e desenvolver algumas atividades por lá, de 2 a 6 de dezembro
Site para a edição em São Paulo:  http://developerbus.withgoogle.com/sao-paulo/

Com informações de Imasters.



Seminário Anual do SISP e II Encontro Nacional de Dados Abertos

31 de Outubro de 2013, 13:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

sisp

Entre os dias 19 e 22 de novembro, dois importantes eventos movimentarão as comunidades de tecnologia da informação e comunicação na cidade de Brasília, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.

Nos dias 19 e 20 de novembro acontecerá o Seminário Anual do SISP que reunirá os profissionais ligados às áreas de tecnologia e informações dos Órgãos da Administração Federal e órgãos e entidades convidadas.

O SISP  –  Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação,  atua no planejamento, coordenação, organização, operação, controle e supervisão dos recursos de tecnologia da informação dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, em articulação com os demais sistemas utilizados na gestão da informação pública federal.

Em razão de os profissionais, ligados às áreas de TIC, atuarem de forma descentralizada junto a seus órgãos de lotação, há a necessidade de alinhamento destes nos temas centrais das disciplinas e eixos temáticos do SISP.

Junto ao Seminário Anual do SISP, na manhã do dia 20, ocorrerá a 1a. Reunião dos Grupos de Trabalho do Portal do Software Público Brasileiro, para tratar de necessidades de melhoria ou adaptação de softwares disponíveis no Portal SPB para uso na Administração Pública Federal. Os grupos serão formados por servidores em Órgãos Públicos e tratarão dos seguintes softwares: Geplanes, e-Cidade, GEPNet, CACIC e i3Geo. Para inscrever-se em um dos Grupos de Trabalho acesse o formulário aqui(http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=13389)!

Já nos dias 21 e 22, ocorrerá o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos para aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos. O Encontro é uma realização do Ministério do Planejamento (MP), em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil).

Publicados no formato de “dados aberto”, estes estão disponíveis para qualquer pessoa utilizá-los e republicá-los da maneira que achar melhor. A proposta aproxima o Governo do cidadão e permite que sejam criados melhores serviços em benefício da sociedade. A política tem ganhado relevância internacional não só sob a ótica da inovação tecnológica, mas também como uma estratégia de modernização da gestão pública.

Mais informações sobre os dois eventos, acesse:

- Seminário Anual do SISP (http://seminario2013.sisp.gov.br)

- 2º Encontro Nacional de Dados Abertos (http://2.encontro.dados.gov.br/encontro.html)



[HQ Nuux] Chave

31 de Outubro de 2013, 12:49, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Mais uma tirinha HQ Nuux exclusiva para a Revista Espírito Livre:

HQNUUX__chave_lancamento_31-10-2013



Veduca recebe novo aporte de grupo de investidores

31 de Outubro de 2013, 12:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

veduca-logo

Veduca (www.veduca.com.br) – empresa de tecnologia e educação que lançou os primeiros cursos on-line massivos abertos (MOOCs) com certificação da América Latina e o primeiro MBA aberto on-line do mundo – recebeu novo aporte de capital, de R$1,1 milhão. Os investidores são a Bolt Ventures (antiga Mountain do Brasil), fundo de investimento baseado em Luxemburgo, com escritório em São Paulo e Zurique; Macmillan Digital Education, parte da Macmillan Publishers, um dos maiores e mais tradicionais grupos editoriais do mundo, e 500 Startups, fundo de capital que investe em startups, com sede no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A nova capitalização acontece um ano após o Veduca ter levantado R$ 1,5 milhão com o mesmo grupo de investidores, reafirmando sua confiança na empresa e no mercado brasileiro.

Estamos plenamente confiantes na capacidade do Veduca em continuar inovando em educação on-line“, afirma Nicolas Gautier, sócio-fundador da Bolt Ventures. Para Mathias Ick, diretor da Macmillan Digital Education, investir no Veduca significa potencializar em time excelente e capaz de alcançar resultados ainda maiores. ” A empresa é pioneira em um dos setores mais aquecidos e importantes no Brasil”, diz Ick.

Fundada por Carlos Souza, Marcelo Mejlachowicz, André Tachian e Eduardo Zancul, a empresa tem o objetivo de democratizar o acesso à educação superior de qualidade no Brasil e países emergentes. O portal do Veduca foi ao ar em março de 2012 e atualmente reúne mais de 5.700 videoaulas de 17 das melhores instituições de ensino do mundo. A empresa iniciou sua trajetória contribuindo para popularizar o movimento de cursos abertos livres no Brasil, ao legendar em português aulas de algumas das melhores universidades estrangeiras.

Após sete meses do lançamento, com o primeiro aporte, o Veduca investiu em sua equipe para desenvolver uma nova plataforma on-line. Lançada em junho deste ano, a nova plataforma inclui ferramentas inovadoras para melhorar a experiência de aprendizado na internet. Na mesma ocasião, o Veduca lançou os primeiros cursos on-line massivos abertos (MOOCs) com a certificação da América Latina, em parceria com professores da Universidade de São Paulo (USP) e de Universidade de Brasília (UnB).

Neste mês, lançou o primeiro  MBA aberto on-line do mundo. Trata-se do MBA em Engenharia e Inovação. O conteúdo é livre e gratuito para qualquer estudante com acesso à internet e interesse no tema. Há um programa de certificação pago para quem desejar obter um certificado válido pelo Ministério da Educação. O programa de certificação inclui uma série de serviços e benefícios exclusivos que dão suporte ao estudante no processo de aprendizagem e no atendimento aos requisitos para a certificação.

O primeiro MBA on-line aberto não só marca a primeira iniciativa inédita do Veduca em uma escala global, mas também representa um modelo de negócio inovador“, diz Carlos Souza, CEO do Veduca. Ele ainda acrescenta: ” Nossa prioridade agora é aumentar o ritmo de produção de cursos, por isso, estamos fazendo novas parcerias instituições de ensino superior no Brasil”.

Duas novas parcerias para cursos de extensão já estão confirmadas: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e HSM Educação devem lançar cursos com programas de certificação a partir do primeiro semestre de 2014.

Com informações de Veduca.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource