Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Microsoft agora é membro da Linux Foundation

18 de Novembro de 2016, 1:39, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

ms_loves_linux

A Microsoft e a Linux Foundation anunciaram a adesão da empresa, que descreve o fato como mais um passo para trabalhar de maneira mais próxima à comunidade open source. A fundação manifestou-se dizendo que a Microsoft amadureceu em seu uso de código aberto e em suas contribuições a ele, que a empresa se tornou uma apoiadora entusiástica do Linux e do código aberto, além de participante ativa no desenvolvimento de diversos projetos.

Importante ressaltar que a anuidade para os membros Platinum da Linux Foundation é de meio milhão de dólares.

Segundo Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, a comunidade open source em geral está em posição de ser beneficiada pela expansão do âmbito da contribuição da Microsoft.

Com informações de Venture Beat e Br-Linux.



Pixabay versão 2.0 oferece milhares de imagens de domínio público

18 de Novembro de 2016, 1:35, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

pixabay-600x252

Para quem ainda não conhece, Pixabay é um site que oferece milhares de imagens de domínio público para utilizarmos em nossos projetos. E agora, no entanto, Pixabay apresentou a sua versão 2.0, a qual foram incluídas algumas interessantes e úteis características.

Se nos centrarmos nas mais chamativas, vale destacar a a nova interface da plataforma, que facilita a visualização das fotos de stock disponíveis. Quanto ao conteúdo multimídia, Pixabay agora conta com mais de 780.000 fotos gratuitas, além de 3.700 vídeos.

Também vale destacar a inclusão de filtros de conteúdo explícito e a incorporação de novas categorias para agrupar o conteúdo multimídia. E mais, Pixabay agora conta com uma API com a qual os aplicativos de terceiros poderão oferecer acesso ao conteúdo do portal, o que é super importante, principalmente, para os desenvolvedores.

Não resta dúvida de que essas novidades são super bem-vindas, principalmente, se levarmos em conta a utilidade da ferramenta na hora de melhorar o visual de nossos próprios projetos.

Quem se interessar, pode saber mais sobre Pixabay 2.0 aqui.

Fonte: Product Hunt e Wwwhtat’s New.



Google libera Noto, sua familia tipográfica mais universal

6 de Novembro de 2016, 0:05, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

googlenoto-600x408

Provavelmente você já deve ter se deparado com quadrados vazios no lugar de caracteres em textos disponíveis em sites.

Para resolver este problema, principalmente, em um momento no qual o acesso à informação é mais global que nunca, Google esteve desenvolvendo uma família tipográfica em colaboração com Monotype, Adobe e voluntários especialistas em diversos campos no qual foi denominado como Proyecto Noto, cujo nome vem de “No more tofu”, já que tofu é precisamente como se chamam os mencionados quadrados vazios.

Com o Projeto Noto, Google tratou de criar uma família tipográfica que junta todos os caracteres possíveis incluídos no estándar Unicode, abrangendo mais de 800 idiomas através dos 110.000 caracteres.

Agora, cinco anos depois da associação e de um duro trabalho, Google põe a disposição pública a família tipográfica Noto sob licença Open Font (OFL), quer dizer, agora a família tipográfica Noto está disponível não só para seu uso como também para suas modificações e melhorias futuras por parte dos voluntários que desejam fazer suas contribuições.

Assim, Google aponta que a medida que o estándar Unicode for incorporando novos caracteres, os mesmos também irão sendo introduzidos em Noto. Além disso, de acordo com Google, o design dos caracteres de Noto são elegantes.

Assim, com Noto se busca uma família tipográfica que pretende ser bastante funcional e completamente neutra em um mundo cada vez mais globalizado.

Fonte: Wwwhtat’s New



Conheça o Roll Call, um site para fazer chamadas de áudio pela Internet sem precisar de registro

5 de Novembro de 2016, 23:59, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

roll-call-600x288

Frequentemente recomendamos por aqui diferentes ferramentas para realizar chamadas pela Internet de forma totalmente gratuita. Agora chegou a vez de apresentar Roll Call, um site voltado para exatamente isso, realizar chamadas de áudio, mas de uma forma realmente simples.

Sem dúvida, uma das principais vantagens de Roll Call é a possibilidade de utilizar a ferramenta sem precisar de registro, nem instalar nada no computador. Além disso, seu funcionamento é bem simples, basta acessar o site do projeto e clicar no botão “Create Room”, depois, será pedido permissão para acessar o microfone de seu dispositivo, o que é necessário para poder iniciar a comunicação.

Depois de criada a sala é só clicar no botão para adicionar usuários, situado acima à esquerda da interface: só é preciso copiar o link e enviá-lo a quem queremos que faça parte da chamada. Assim, só é preciso seguir o link e em segundos já é possível iniciar a conversa. Além disso, Roll Call permite que cada usuário se identifique, facilitando a conversa.

Sem dúvida, se trata de uma ferramenta super interessante, e quem se interessar, pode conhece-la melhor no site oficial do projeto.

Sabe o melhor?! O código está disponível no Github.

Com informações de Wwwhat’s New.



Google libera o código de Nomulus, sua plataforma de registro de domínios

5 de Novembro de 2016, 23:56, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

nomulus-600x383

Google acaba de liberar o código fonte de Nomulus, sua plataforma baseada na nuvem, encarregada de todo o processo de registro de seus próprios domínios de primeiro nível, o qual se encontra disponível sob licença Apache 2.0.

Vale saber que Google começou a desenvolver a tecnologia por trás de Nomulus em 2012, justo depois da ICANN anunciar a maior expansão de domínios de nível superior na Internet

A empresa assinala que Nomulus pode gerenciar qualquer número de domínios de primeiro nível em uma só instância, sendo também compatível com toda a gama de funcionalidades de domínio de primeiro nível exigido pela ICANN, onde entre outras coisas, gerencia as solicitações de compras, renovações, transferências, e outros aspectos.

Segundo Google, quando um usuário registra um nome de domínio com um determinado registrador, este se encarrega de gestionar todos os aspectos com o proprietário do domínio de nível superior, atuando como intermediário.

Google espera que com esta liberação possa mostrar as características avançadas de sua plataforma na nuvem e fomentar a interoperabilidade e os estandars abertos no setor dos nomes de domínios para os registradores.

Fonte: Wwwhat’s New



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource