Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Morre aos 42 anos, Ian Murdock, o criador do Debian GNU/Linux

30 de Dezembro de 2015, 22:53, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

ian-murdock

O ano de 2015 chega ao fim e com ele, a vida de uma personalidade na comunidade Linux mundial. Ian Murdock, o criador da distribuição Debian, faleceu hoje, aos 42 anos.

A equipe do Docker publicou em seu blog uma mensagem em memória de Ian e informando o acontecido. Ian Murdock era ex-funcionário da Sun Microsystems e da Salesforce, porém, é mundialmente reconhecido por ter criado a distribuição Linux Debian, sistema que até hoje serve de base para boa parte das distribuições Linux em geral. Ele tinha 42 anos.
A causa da morte não foi exclarecida no post e o Departamento de Polícia de San Francisco também não informou nada, ao menos por enquanto. A morte dele é envolta a alguns mistérios, aparentemente ele teve alguns problemas com a polícia (veja o PDF), a conta de Ian no Twitter foi deletada, ele também havia comentado sobre suicídio em um dos tweets, porém, nada foi confirmado até agora. Estas mensagens publicadas no Twitter também podem ser vistas no PasteBin.
Ficam aqui nossos sentimentos a família e amigos de Ian Murdock, alguém que realmente fez diferença no mundo e que será lembrado para sempre na história da tecnologia.
Condolências de pessoas relacionadas ao Debian e mais amplamente, qualquer membro da comunidade Linux podem ser enviadas para in-memoriam-ian@debian.org.
Descanse em paz.
Com informações de Diolinux, The Register e The Hacker News.


O sistema de arquivos ZFS está chegando ao Ubuntu 16.04 LTS

29 de Dezembro de 2015, 20:24, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

ubuntu-logo14

O sistema de arquivos ZFS está vindo para o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), sendo apenas um dos muitos novos recursos que serão implementadas no novo SO. Porém, antes que você fique muito animado com a possibilidade de substituir o atual EXT4, é preciso saber que o ZFS estará disponível apenas como uma pré-visualização da tecnologia, ao menos por enquanto.

Ainda há muito trabalho pela frente e o sistema de arquivos não está totalmente integrado no Ubuntu. Os desenvolvedores ainda precisam adicioná-lo ao instalador e pode levar algum tempo (ou nunca) até que o ZFS seja aprovado como padrão.

A principal razão pela qual os desenvolvedores do Ubuntu estão de olho no ZFS é pelo fato do Debian também estar suportando o novo sistema de arquivos. Como o Ubuntu é baseado no Debian e ZFS parece estar em ascensão, é natural que a Canonical venha também a adotá-lo.

O ZFS não é algo novo, já está em desenvolvimento há alguns anos, e só recentemente se tornou mais amplamente adotado. Alguns dos sistemas operacionais que têm ZFS ou, pelo menos, o suporte para ele incluem  Solaris, OpenSolaris, OpenIndiana, illumos, Joyent SmartOS, OmniOS, FreeBSD, Debian GNU/kFreeBSD systems, NetBSD, OSv e atém mesmo o OS X com o seu MacZFS.

“Não há suporte no instalador Ubiquity, tanto quanto eu sei, e não há um bug restante no grub (https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/grub2/+bug/1527727) (Corrigido no meu PPA, ppa:cmiller/ppa). Se você tem uma instalação nova, você pode inicializar, use as próprias ferramentas da distro (e meu PPA até que eu possa obter mudanças em xenial), montá-los e, em seguida, continue e instale inteiramente em ZFS. Você ainda vai precisar de uma partição EFI para o arranque do grub”, diz Chad Miller, da Canonical, em seu perfil oficial no Google+.

Vai demorar algum tempo até que os usuários do Ubuntu possam ter acesso ao ZFS, e o fato de que este sistema de arquivos é licenciado sob a CDDL, que é incompatível com a licença GPL do Linux Kernel, significa que ele não vai estar disponível como padrão em breve. Em qualquer caso, o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) promete ser uma versão muito interessante.

Com informações de Softpedia, Chad Miller/Google+ e LinuxBuzz.



Lançada LibreOffice Magazine 20

29 de Dezembro de 2015, 20:21, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

libreoffice-mag-capa-20

Esta última edição da revista conta com um pequeno exemplo de uma cidade de Santa Catarina que esta abraçando a causa do software livre, com jovens trabalhadores e suas ideias de como ajudar na administração de uma cidade. A edição também conta com um case de uma faculdade de economia da Argentina.São só, dois pequenos exemplos, de como se pode fazer mais com menos. E obter sucesso.

A edição disponibiliza dois artigos escritos a várias mãos, dicas e tutoriais sobre LibreOffice, além de assuntos sobre outros aplicativos de código aberto.

Download edição 20: Feliz Natal e Próspero 2016

Download edições anteriores: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/

Com informações de LibreOffice Brasil.



Usuários do Ubuntu poderão alternar entre janelas e aplicativos abertos em modo tela cheia

29 de Dezembro de 2015, 20:01, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

ubuntutouch

A Canonical, empresa por traz do Ubuntu, a distribuição Linux considerada a mais popular do mundo, anunciou nesta segunda-feira (28) um novo recurso, provavelmente, apenas para o ambiente gráfico Unity 8. A novidade deve turbinar o comando Alt+Tab do sistema operacional, utilizado para alternar entre janelas e aplicativos em funcionamento no computador.

O breve anúncio foi feito na página oficial do Ubuntu no Google+, onde a Canonical afirmou que os usuários serão capazes de deslizar entre todos as aplicações abertas do SO em modo tela cheia. De acordo com a Canonical, o novo recurso deve estar disponível em breve no Ubuntu.

“Perfeitamente passe por todos os seus aplicativos em modo de tela cheia – em breve”, diz o anúncio juntamente com uma imagem, que você confere logo no início deste artigo, onde é possível ver um dispositivo Ubuntu Phone conectado a um monitor LCD, além de periféricos como teclado e mouse via Bluetooth.

Infelizmente, a Canonical insiste em mantem segredo sobre a novidade. Com tudo, provavelmente o novo recurso terá a sua estreia começando com o Ubuntu 16.10, devemos ver a mesma interface Unity no desktop e em dispositivos móveis. Assim que saírem mais novidades, manteremos você informado.

Com informações de Softpedia, Ubuntu/Google+ e LinuxBuzz.



Lançado Manjaro Linux Deepin 15.12

29 de Dezembro de 2015, 19:46, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

manjaro-deepin-15.12

Já imaginou ter o melhor do Manjaro com o visual do Deepin? Pois isso já é possível com o Manjaro Linux Deepin 15.12. Conheça mais um pouco sobre essa distro e descubra onde baixá-la.

Manjaro Linux é um sistema operacional de código aberto baseado no Arch Linux. Já o Deepin Linux é uma distribuição Linux derivada do Debian (anteriormente era do Ubuntu) que utiliza um ambiente de desktop bonito chamado Deepin.

Agora, Bernhard Landauer, o principal desenvolvedor e líder do projeto Manjaro, anunciou que o Manjaro 15.12 Capella recebeu um novo sabor, que usa o Deepin como ambiente padrão. O resultado dessa mistura é o Manjaro Linux Deepin 15.12, um sistema que usa Linux kernel 4.1 LTS, além dos software específicos da distro Manjaro: Manjaro-Welcome, Manjaro-Settings-Manager, Manjaro-Print e o Calamares.

Como possui os mesmos pacotes do kernel que estão disponíveis no Manjaro Linux 15.12 Capella, o Manjaro Linux Deepin 15.12 oferece suporte para os mais recentes componentes de hardware disponíveis no mercado, incluindo as mais recentes laptops e desktops.

Além disso, o sistema operacional vem com o Chromium, Evolution, LibreOffice, Nautilus, GIMP, Gthumb, XSane, Yaourt, Galculator, IsoUSB como padrão e utiliza o Gala, Metacity ou Mutter como gerenciador de janelas padrão. Mas alguns software Deepin também foram implementados, como o Deepin-Terminal, Deepin-Screenshot, Deepin-Movie, Deepin-Music and Deepin-Game.

Para saber mais sobre a distribuição Manjaro Linux Deepin, clique nesse link.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

A imagem ISO do Manjaro Linux Deepin 15.12 já pode ser baixada acessando o link abaixo:
Manjaro Linux Deepin 15.12

Com informações do Blog do Edivaldo Brito.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource