Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Rede Espírito Livre estará no fisl14 com várias atividades

30 de Junho de 2013, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

16-03-2013_fisl-logo

As ações da Espírito Livre em seus vários projetos estarão presentes no fisl14, que acontece de 03 a 06 de julho, na PUC em Porto Alegre/RS.

Você que nos acompanha, seja lendo nossas edições, nosso portal de notícias ou através de nossos eventos, não deixe de aparecer! Estaremos sorteando brindes entre leitores e colaboradores

Colaborador, esta é uma boa oportunidade para que a gente se conheça! O Fórum Internacional de Software Livre é um grande catalizador de ideias e uma grande chance de colocarmos o papo em dia, além de participar das atividades que estaremos envolvidos.

No dia 03 de julho haverá uma palestra com João Fernando Costa Júnior e Alessandro Silva sobre os 4 anos de Revista Espírito Livre na Sala 41A – Tux, às 17:00.

Já no dia 06 de julho será ministrada uma oficina sobre a diagramação da Revista Espírito Livre. Esta atividade será bem bacana já que as matérias que serão diagramadas durante a oficina irão compor a edição especial sobre o fisl14. Isto quer dizer que aqueles que participarem da oficina estarão ajudando a diagramar a edição de julho da Revista Espírito Livre. Se você gostaria de saber como a revista é feita ou quer conhecer melhor o processo de produção, está convidado a participar. A oficina acontece na sala 702, a partir das 10 da manhã.

Durante o evento estaremos com um stand para que encurtemos essa distância entre leitores, colaboradores e responsáveis pelas ações da Espírito Livre.

Além disso tudo, esperamos lançar mais um projeto da Espírito Livre nesta edição do fisl. Estamos correndo contra o tempo para ver se é possível. Contamos com todos lá!



Equador estuda prós e contras ao abrigar Snowden

29 de Junho de 2013, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Bandeira-do-Equador

O Equador renunciou a benefícios comerciais que os Estados Unidos ameaçaram revogar sobre o país após as considerações feitas em abrigar Edward Snowden, o agente da NSA que vazou dados da agência estadunidense de segurança. O país latino-americano ainda ofereceu 23 milhões de dólares para fomentar um curso de um ano de Direitos Humanos aos norte-americanos.

O governo do Presidente Rafael Correa recebeu uma resposta nervosa na quinta 27, após um influente senador norte-americano declarar que ele utilizaria sua alavancagem sobre questões comerciais para eliminar o tratamento preferencial de bens equatorianos no mercado estadunidense se o Equador fornecer asilo político a Snowden.

“O Equador não aceitará pressões ou ameaças de ninguém, e isso não gira em torno de valores. Não aceitaremos sermos subjulgados a interesses mercantis”, o porta-voz do governo equatoriano, Fernando Alvarado declarou em uma coletiva de imprensa.

Alvarado ainda acrescentou que o Equador alocará 23 milhões de dólares anuais, uma soma equivalente aos benefícios que o país recebe dos EUA, para fomentar um treinamento de Direitos Humanos nos Estados Unidos. Esta medida “evitará violações de privacidade, tortura e outras ações que são degradantes à humanidade”, declarou Alvarado.

O Senador estadunidense Robert Menendez, que lidera o Comitê de Relações Exteriores no Senado, disse esta semana que o Equador arrisca perder benefícios que hoje utiliza, através de dois programas comerciais, por conta de abrigar Snowden.

“Nosso governo não premiará países por mal comportamento”, Menendez declarou.

Os Estados Unidos são o parceiro comercial número um do Equador. Quarenta por cento das exportações equatorianas tem os EUA como destino final.

Ambos os programas expiram no fim do próximo mês e estão sujeitos a revisão do Congresso. Antes do caso Snowden vir à tona, os legisladores norte-americanos esperavam descartar um dos programas e renovar o outro.

Snowden tentou obter asilo político, esperando ser protegido pelos procuradores norte-americanos, que o acusaram de espionagem após o vazamento de documentos confidenciais em programas de vigilância.

Se pensa que Snowden esteja em algum ponto na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou. Ele “encalhou” na capital russa depois de desembarcar em Hong Kong, porque os Estados Unidos acabaram por anular seu passaporte de viagem como parte de um esforço para levá-lo a solo norte-americano para julgamento.

Fonte: RT.com e Observatório Pirata
Tradução e adaptação: Felipe Magnus Gil
Licença Creative Commons BY-SA



Lançado DreamStudio Unity 12.04.3

29 de Junho de 2013, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

DreamStudio-Desktop

A equipe de desenvolvimento do DreamStudio está orgulhosa em anunciar o lançamento oficial do DreamStudio Unity 12.04.3.

Agora, com mais de 100.000 downloads, o mais recente lançamento faz desta a melhor suite de software de código aberto para gráficos, áudio e vídeo.

Esta versão conta com Lightworks for Linux Beta, CinePaint 1.0, Ardour 3.2, Cinelerra 4.4, SlowMoVideo 0.3, SynfigStudio 0.64, entre outros.

Outras informações podem ser acessadas diretamente no site oficial.



Lançado KNOPPIX 7.2.0

29 de Junho de 2013, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

knoppix-logo

Klaus Knopper,principal desenvolvedor do Knoppix, anunciou recentemente o lançamento de Knoppix 7.2.0, uma nova versão Live CD/DVD, baseada em Debian e que vem com o LXDE como desktop de trabalho padrão.

O Knoppix 7.2.0 é baseado no Debian estável (“Wheezy”) e em novos pacotes de desktop do Debian testing (“Jessie”). Usa o kernel Linux 3.9.6 e X.Org 7.7 (X.Org Server 1.12.4) para suportar o hardware atual; kernel de 64 bits opcional através da opção knoppix64 boot, sistemas com mais de 4 GB de RAM e chroot para instalações de 64 bits para as tarefas de resgate a serem realizadas no sistema.

KNOPPIX 7.2 traz ainda o LibreOffice 4.0.3, GIMP 2.8, Chromium 27.0.1453.110 e Iceweasel 21.0 com Adblock Plus 2.2.4 e NoScript 2.6.6.1; o ambiente desktop LXDE (padrão) com o gerenciador de arquivos PCManFM 1.1, KDE 4.8.4, GNOME 3.4.2, Wine 1.5 para integração de programas baseados no Windows e o VirtualBox 4.2.10.

Com informações de Knopper.net e Under-Linux.



Associação Brasileira das Empresas de Software diz que Brasil perdeu dez anos discutindo software livre

29 de Junho de 2013, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

18-05-2013_bandeira-do-brasil

Gerson Schmitt, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), informou que o mercado cresceu 26,7% no ano passado, para US$ 24,43 bilhões. A expectativa de crescimento para este ano é de 20%.

“Esse é um mercado que não para de crescer, mas temos capacidade de produzir melhor, mudando o modelo de negócios”, disse, criticando a decisão do governo em apoiar o software livre, que atrasou o crescimento do desenvolvimento de softwares nacionais.

“Perdemos dez anos discutindo software livre, enquanto o resto do mundo investiu em redes, nuvem e em outras tecnologias que dominam o mercado”, disse.

Com informações de Baguete.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource