Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançada edição n.12 da Revista Espírito Livre!

28 de Março de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

Revista Espírito Livre - Ed. #012 - Março 2010

Clique aqui para baixar a

Revista Espírito Livre - Ed. n #012 - Março 2010

Pedras pelo caminho… batalhas. A gente sempre as encontra. Mais cedo ou mais tarde. Não é e nem seria diferente com a Revista Espírito Livre. Ainda mais quando estamos a completar nosso primeiro ano, não mais um recém-nascido… De qualquer forma, aqui estamos, firmes e fortes, já comprando as velinhas do bolo, com a certeza que ainda há muito a se fazer, muito a mostrar, muito a ensinar, a proporcionar.

Nossa capa ilustra um tema bem polêmico, bem/mal falado, muito discutido e pouco conclusivo. A liberdade na Internet, seja através da liberdade de expressão, seja no uso de softwares e alternativas ainda é alvo de muita discussão. Muitas delas produtivas como esperamos apresentar ao leitor. Para tanto trouxemos como principal entrevistado alguém que conhece bem a internet, Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, que está no negócio de ligar as coisas: pessoas, ideias, tudo. Um ativista comunitário de tecnologia há quase 20 anos, com foco em inventar novas maneiras de promover a abertura e as oportunidades na Internet. Mark convoca discussões sobre “tudo aberto” em sua cidade natal de Toronto e em todo o mundo. Em sua passagem pelo Brasil neste mês de março para a divulgação do Mozilla Drumbeat, Mark concedeu esta entrevista exclusiva à Revista Espírito Livre, que você confere aqui. Na mesma linha vários de nossos colunistas também atingiram a internet como seu principal foco. Jomar Silva levanta um questionamento interessante: até que ponto a internet é culpada pelas falhas do usuário? Será que a rede tem culpa? Francilvio Alff faz uma análise sobre as restrições feitas pelo dragão chinês em relação a grande rede. Fernando Leme apresenta em detalhes questões sobre DRM – Digital Rights Management. Walter Capanema apresenta ainda um manual de sobrevivência sobre a liberdade de expressão na Internet.

Como convidado especial, o sociólogo Sérgio Amadeu, já conhecido pela comunidade de software livre do Brasil, fala de como a indústria do copyright ataca a privacidade e as redes P2P. Também temos colunista nova na área. Krix Apolinário estará conosco nas próximas edições trazendo ainda mais feminilidade nas discussões já apresentadas aqui na publicação. O time feminino está aumentando…

Cristiano Furtado apresenta as novidades da última versão do Ekaaty Linux, um GNU/Linux feito por mãos brasileiras e um time bem coeso. Farid e Nara, figuras conhecidas nas comunidades onde se encontram designer e ilustradores, trazem um panorama sobre as ferramentas de código aberto para computação gráfica em suas várias óticas. Jorge Augusto e o estreante Fernando Medeiros falam sobre empregabilidade, tema importante que precisa ser recorrentemente mencionado. Leandro Leal Parente termina seu artigo sobre o Jack e Patrick Amorim também finaliza seu artigo sobre o Linux FTDK.

André Farias estreia a seção de quadrinhos com a tira SUPORTE_, que retrata o dia-a-dia de muitos que leem a revista. A agenda de eventos ainda não apresenta tantos eventos e em nossa busca pela web não conseguimos sondar outros além daqueles publicados na seção.

E na próxima edição, de número 13, que para muitos é um numeral amaldiçoado, um símbolo de supertição, sorte e tantos outros predicados, para nós, da equipe da Revista Espírito Livre, e principalmente para mim, será só alegria, uma vitória alcançada.



Revista Espírito Livre será tema de palestra em DFD 2010 em Vitória/ES

15 de Março de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

É isso aí, a Revista Espírito Livre será tema de uma palestra no Document Freedom Day 2010, que vai acontecer em Vitória/ES. Assim como Vitória, tantas outras cidades ao redor do mundo estarão com eventos simultâneos, que terão como objetivo a conscientização da necessidade de utilização dos formatos abertos e padrões de arquivo.

A palestra sobre a revista terá como título “Construindo uma publicação com software livre e formatos abertos: Um case da Revista Espírito Livre“, será proferida pelo seu idealizador e responsável geral, João Fernando Costa Júnior, trazendo como conteúdo informações sobre o processo de produção da revista utilizando software livre e como os formatos abertos de arquivos fazem parte de todo esse mecanismo.

A grade de programação do Document Freedom Day 2010 em Vitória está definida da seguinte forma:

19:00 – 19:40 — Palestra: Soluções Livres!
19:40 – 20:20 — Palestra: Construindo uma publicação com software livre e formatos abertos: Um case da Revista Espírito Livre
20:20 – 21:00 — Palestra: Um case de sucesso: O desafio da Refrigerantes Coroa na adoção do BrOffice.org
21:00 – 21:40 — Palestra: Sistema de Gerenciamento de Atendimento Livre: acabe com as filas

Serviço:

Evento: Document Freedom Day 2010

Data: 31/03/2010

Local: Miniauditório na FAESA – Campus 1,  Rua Anselmo Serrat, 199, próximo a Av. Vitória e Av. Marechal Campus, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória/ES.

Inscrição: 1 kilo de alimento não-perecível, a ser entregue no dia do evento.



Dia da Liberdade dos Documentos 2010 – Liberte seus documentos, salve sua informação!

5 de Março de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Fernanda Weiden (nandaΘfsfeurope·org):

“Você conseguirá ler seus documentos daqui a 20 anos? Todos os dias, milhares de usuários de computador como você editam textos, planilhas, tiram fotos e gravam vídeos. Imagine se você não mais conseguisse abrir suas cartas pessoais, ou abrir aquele album de fotos de sua lua de mel? E se você não conseguisse trocar esses arquivos com seus amigos porque o aplicativo usado por cada um de vocês não consegue se comunicar com o outro? Para ajudar você a ter documentos duradouros, nós celebramos o Dia da Liberdade dos Documentos, no dia 31 de março.

Qualquer pessoa pode salvar documentos em Open Document Formats, que são baseados em padrões abertos, e ter certeza que qualquer pessoa poderá ler esses arquivos, independente do aplicativo que elas usem. Qualquer pessoa pode criar aplicativos que lêem e salvam documentos nesses formatos. A Internet foi construída baseada em padrões abertos, e este é um dos motivos pelos quais há tanta inovação online.

No Dia da Liberdade dos Documentos, nós organizaremos atividades no mundo inteiro com ajuda de nossas organizações parceiras e voluntários popularizar Open Document Formats e padrões abertos.

Durante todo o mês de março, vamos divulgar informação sobre Open Document Formats padrões abertos. Vamos publicar artigos, conversar com a imprensa, com amigos, e espalhar o logo da campanha por toda a Internet. Existem várias maneiras de participar da campanha, então escolha uma e junte-se a nós:

* Coloque um banner na sua página, com link para o site da campanha. Você pode encontrar banners na Página de artes gráficas[0].
* Publique algo o seu blog sobre a campanha ou sobre padrões abertos, e ajude a divulgar a campanha. Envie-nos um link, e adicionaremos na
nossa página.
* Use seu microblog para divulgar artigos e notícias sobre a campanha! Use as tags !dfd e #dfd2010
* Organize alguma atividade, no dia 31 de março, em sua cidade. Para idéias em tipos de atividades, visite a página da campanha.
* Faça uma doação[2]. Sua contribuição torna o Dia da Liberdade dos Documentos possível!
* Torne-se uma organização parceira. Contate nossa Equipe Organizadora[3] para obter mais informação.

Quer aprender mais sobre padrões abertos? Acesse:

http://documentfreedom.org/Open_Standards

O Dia da Liberdade dos Documentos serve para ajudá-lo a ser dono dos seus dados. Você não deve estar amarrado a um aplicativo em particular para poder viver no mundo digital, e você também não deve estar preso a nenhum aplicativo para poder interagir com o seu governo, escola, ou quem quer que seja.

Para mais informações sobre o Dia da Liberdade dos Documentos, visite nossa página: http://www.documentfreedom.org

[0] http://documentfreedom.org/Artwork
[1] http://documentfreedom.org
[2] http://documentfreedom.org/Support
[3] http://documentfreedom.org/About#Coordination_Team”

Fonte: [referência: fsfe.org]



Lançada edição n.11 da Revista Espírito Livre!

1 de Março de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #011 - Fevereiro 2010

Revista Espírito Livre - Ed. #011 - Fevereiro 2010

Revista Espírito Livre - Ed. n #011 - Fevereiro 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #011 - Fevereiro 2010

Carnaval. Um período que agrada a alguns e desagrada a outros. São momentos de alegria, descontração e até bastante culturais, desde que vividos com sabedoria e responsabilidade. Nessa edição do mês da folia, praticamente não traremos muita coisa referente a festividades, aliás, nada. Entretanto, para alegria da galera, esta edição está recheada de muita informação em matérias inéditas e exclusivas.

A matéria de capa vem trazendo a computação gráfica como um aliado ao software livre. Este gênero de software encontra na liberdade um terreno fértil, com muitas ferramentas de qualidade e facilmente disponíveis. Como entrevistados teremos Martin Nordholts, desenvolvedor do projeto Gimp, que esclarece diversos pontos sobre as novas versões do popular editor de imagens. Vitor Balbio é outro entrevistado, que explica com clareza seus projetos, dentre eles o Ruínas. Além destes, Alexandre Oliva, que participa da Free Software Foundation Latin América, nos concedeu uma entrevista esclarecendo seu ponto de vista sobre um evento bastante popular que acontece no próximo mês: o FLISOL, o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre, que acontece em diversas cidades das Américas. Além do FLISOL, conversamos com Fernanda G Weiden, da Free Software Foundation Europa, sobre o Document Freedom Day, evento que acontece simultaneamente em todo o mundo.

Ainda sobre o assunto de capa, Carlos Eduardo, o Cadunico, apresenta uma matéria bem ampla apresentado diversas ferramentas sobre o tema proposto. Karlisson Bezerra, responsável pela famosa tirinha “Nerson Não Vai A Escola” também assina uma matéria comentando sobre a produção de tiras utilizando software livre. Jomar Silva e Leandro L. Parente atacam com duas matérias bem interessantes sobre multimídia. Diversas ferramentas são apresentadas e discutidas. Relsi Hur Maron continua com sua série de artigos sobre Joomla. Patrick Amorim traz a primeira parte de um artigo sobre perícia forense utilizando GNU/Linux. Jorge Augusto continua seus com seus artigos sobre empregabilidade enquanto Hailton Lemos apresenta uma perspectiva interessante mostrando como a biologia está inspirando a informática. Tem matéria sobre reciclagem digital, moodle, jailbreaking e muito mais.

Já estamos caminhando rumo ao nosso primeiro aninho… É, algo que podemos dizer bem complicado em se tratando das circunstâncias que permeiam a comunidade num geral. Pensando nisso, estamos preparando surpresas a partir da edição nº 13. Aguardem!

Vocês vão perceber que a agenda está apresentando pouquíssimos eventos nos últimos meses. Pois então, conforme o ano vai tomando forma ao longo dos meses, os eventos vão aparecendo. Sabe-se que o primeiro semestre é um período fraco em eventos, porém conforme formos sabendo, vamos publicando-os.

Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram de forma indescritível para que mais uma edição da Revista Espírito Livre. Sem estes essa edição não seria possível. Agradecimentos também aos nossos leitores que nos injetam de ânimo todos os dias. Aqueles que nos seguem pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, estejam atentos: não custa lembrar que as promoções e novidades são apresentadas primeiramente nestes veículos e no site oficial da revista http://revista.espiritolivre.org.

Agradecimentos a todos que não foram citados acima e que formam esta família que compõe a Revista Espírito Livre.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource