Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado o Livro Ubuntu – Guia do Iniciante

29 de Abril de 2010, 0:00, por Desconhecido - 1Um comentário

Lançado o Livro Ubuntu – Guia do Iniciante

Hoje pela manhã, Carlos Eduardo do Val, o "kadu", disponibilizou seu livro para download. A Revista Espírito Livre está apostando nesta louvável iniciativa do autor. Abaixo reproduzimos o anúncio oficial:
Capa_Ubuntu_17x24

" É com muita honra e orgulho que estou disponibilizando à todos os leitores do Orgulho Geek um trabalho de quase um mês e com muita colaboração.

O Livro Ubuntu – Guia do Iniciante está disponível para download gratuíto em sua primeira edição e conta com oito capítulos, que tratam desde conceitos básicos para o uso do sistema, como por exemplo, como criar pastas (ideal para quem nunca usou um computador) e como instalar pacotes de codecs multimídia para reprodução de videos, músicas e DVDs, até conceitos básicos de virtualização de Desktops.

Com pleno apoio da revista Espírito Livre, do prof. João Fernando Costa Júnior, até dicas inteligentes de André Gondim, responsável pelo time de tradução do Ubuntu no Brasil e do apoio do prof. Cesar de Souza, este livro tem aquilo que os livros de sucesso editorial têm: Linguagem fácil e informações relevantes.

Neste momento, entra no time de apoio e divulgação também o conceituado Sr. Gilberto Sudré, que, entre outros trabalhos na imprensa capixaba, mostrou seu conhecimento no site Imasters, um dos melhores no Brasil em sua área de atuação. tudo isso para levar aos novos usuários (e aos interessados em começar) do Ubuntu informações úteis acessíveis em uma única obra.

Apoiaram esta iniciativa também o blog Ubuntu Dicas (www.ubuntudicas.com.br), CAVVES (cavves.wordpress.com) e Meu Pinguim (www.meupinguim.com).

Baixe o livro, aproveite e tire as dúvidas, e se desejar, pode divulgar. Aproveitem e leiam conteúdo adicional na revista Espírito Livre, que está em sua 13ª edição.

No mais, meu muito obrigado à todos os envolvidos, àqueles que não citei e aguardem uma muito melhor e ampliada segunda edição."

O download do livro pode ser feito no link abaixo:

download_icon

Um bate-papo sobre o lançamento  do livro, acontecerá no dia 30/04, a sexta-feira, a partir das 18:00, na Praça de Alimentação do Shopping Vitória, em Vitória/ES. Nos vemos lá!



Lançada edição n.13 da Revista Espírito Livre!

26 de Abril de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #013 - Abril 2010

Revista Espírito Livre - Ed. #013 - Abril 2010

Revista Espírito Livre - Ed. n #013 - Abril 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #013 - Abril 2010

E cá estamos na edição de número 13, a edição de aniversário da Revista Espírito Livre. 12 meses se passaram em meio a alegrias e tristezas, dificuldades e tantos outros acidentes de percurso. Mas resistimos e mais fortes do que nunca nos firmamos junto a nossos leitores, que a cada mês esperam por uma nova edição.

Nestes 12 meses tivemos muitas presenças ilustres em nossas páginas, nacionais e internacionais, algumas mais populares, outras nem tanto, mas todas de alguma forma, contribuindo para a democratização da informação através de matérias, relatos, tutoriais, entrevistas e o que mais couber em nossas páginas.

Nesta edição trazemos em nossa capa, um grande e imponente GNU, mascote de um projeto que ao longo dos anos vem se fortalecendo através de novos colaboradores e nossos sub-projetos. O Projeto GNU e a Free Software Foundation fazem parte do cotidiano de muitas comunidades e seus representantes, em especial a figura de Richard Stallman, nosso entrevistado juntamente com Brian Gough, que fazem do projeto GNU e a FSF, parte de nossas vidas. Stallman é amado por muitos e odiado por outros, mas sempre está alí, presente e ativo em sua posição de evangelizador e um ícone da comunidade de software livre mundial. Stallman e Brian Gough, também do Projeto GNU, concederam uma entrevista bem interessante a nossa equipe, brilhantemente representada pelo colunista Alexandre Oliva, ativista conhecido por aqui em nosso Brasil, e no restante da América Latina também. Os entrevistados esclarecem diversas dúvidas e questões que sempre povoam o imaginário de muitos membros das comunidades de software livre.

Krix Apolinário, juntamente com Alexandre Oliva, Cesar Taurion, Cárlisson Galdino e Roberto Salomon trazem cada um em sua coluna, do seu jeito, excelentes contribuições. Não somente os colunistas, mas também todos os outros colaboradores, cada um a seu modo, contribuiu com uma parcela para que tivéssemos uma edição dígna de edição de aniversário. A capa, é arte do Cadunico, nosso artista. Walter Capanema e Luis Henrique Silveira apresentam dois artigos apresentando aspectos jurídicos de duas situações bastante polêmicas. Capanema trata da pirataria enquanto Luis Henrique fala da nova licitação do Programa Professor Digital, amplamente coberto pelas mídias e assunto do momento. Além da entrevista ligada ao tema de capa, conversamos Juliana Kryszczun conversou com Luciano Ramalho, desenvolvedor em Python. Jomar Silva, sem papas na língua, declara a morte das suítes de escritório, mas com um enfoque bastante consciente e fundamentado. Patrick Amorim fala sobre a Tecnologia PLC, que provê banda larga através da rede elétrica. E que tal controlar a proteção de tela do seu computador através de bluetooth? Marcelo Moreira Mello mostra o caminho das pedras. Filipo Tardim também apresenta como fazer uma remasterização do Ubuntu, do zero. Enquanto Wagner Emmanoel faz um review sobre a nova edição do Ubuntu que deve ser liberada essa semana. Igor Morgado também traz um artigo bem interessante sobre gerenciamento de redes enquanto Francilvio Alff fala sobre gestão do conhecimento e ferramentas wiki. Eliane Domingos e Igor Morgado, ambos da Gnutech, meus agradecimentos, que também se extendem a nossos parceiros que estão sempre nos ajudando.

Carlos Eduardo (o nosso artista) também mostra em um tutorial bem interessante como criar um fantasma utilizando o GIMP. Assombroso! E outro Carlos Eduardo, que não é artista mas um escritor de mão cheia, juntamente com a própria Revista Espírito Livre apresenta seu livro intitulado Ubuntu – Guia do Iniciante, que será lançado nesta semana, juntamente com o lançamento oficial do Ubuntu 10.04. Todos os outros colegas que contribuiram com materiais mas que não listados aqui não foram esquecidos, aliás serão lembrados sempre por mim e por nossos leitores que a cada mês fazem o download das edições com sede de conhecimento. Meus sinceros agradecimentos a todos vocês. Vocês ajudaram a construir uma edição recorde em número de páginas e em conhecimento.

E agora é a hora de soprar a velinha! Eu já fiz meu pedido. Você já fez o seu?!



IV ENSOL/PB e Revista Espírito Livre sorteam inscrições para evento

19 de Abril de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Promoção Relâmpago: IV ENSOL/PB e Revista Espírito Livre estão sorteando inscrições para o evento. Não perca: http://ur1.ca/vxkh

O IV ENSOL/PB em parceria com a Revista Espírito Livre estará sorteando 3 inscrições para o evento. João Pessoa, capital da Paraíba, sediará o encontro, que acontece entre do dia 6 a 9 de maio. O lema do evento continua “Liberdade no Extremo”, o que condiz bastante com a cidade e até mesmo o local do evento, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, que está situada a poucos minutos de caminhada do Farol do Cabo Branco, ponto mais oriental das Américas.

Basta preencher o formulário a seguir e torcer: http://ur1.ca/vxkh

A próxima edição [edição de aniversário n. 13] deste mês de abril contará com a lista de ganhadores.



Revista Espírito Livre direto da Bélgica: com noticías da Conferência Internacional dos Partidos Piratas em Bruxelas

17 de Abril de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Revista Espírito Livre conta com uma correspondente direto da Bélgica, Jhessica Reia [Representante do Partido Pirada do Brasil durante o evento] , que trará noticías fresquinhas da Conferência Internacional dos Partidos Piratas em Bruxelas. Durante a conferência está sendo votado o estatuto do Partido Pirata, com mais de 20 países representados, entre eles, o Brasil.

Sobre a Conferência

Entre os dias 16 e 18 de Abril de 2010, 70 representantes dos Partidos Piratas de 22 países estão reunidos em Bruxelas para formar a organização de suporte Pirate Parties Internacional (PPI) e eleger a primeira Direção oficial do PPI. No domingo dia 18 às 14h do horário local, será feita uma conferência de imprensa para informar o público sobre o resultado das discussões e dar à direção recém-eleita a oportunidade de apresentar a organização. [Fonte: Partido Pirada do Brasil]

Se tudo correr bem, a matéria completa sobre a conferência, bem como a participação do Brasil, através do Partido Pirata do Brasil, poderá ser conferida na próxima edição! Não perca.

Não quer esperar? Prefere acompanhar a conferência ao vivo?! Então visite: http://www.partidopirata.org/bruxelas2010.



1ª Semana de Educação e Arte Digital do Tocantins

14 de Abril de 2010, 0:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
5 de Abril de 2010, 0:00 http://www.gedja.com.br Av. Teotônio Segurado, 402 Sul, Área Verde, Palmas-TO

Vem aí a 1º Semana de Educação e Artes Digitais, uma realização da Casa da Arvore – Projetos Sociais que reunirá do dia 5 a 9 de abril deste ano em Palmas, pesquisadores, educadores, alunos e artistas representantes de projetos inovadores desenvolvidos em várias partes do Brasil. São iniciativas que têm provocado profundas reflexões sobre o universo de possibilidade de produção de conhecimento na era digital, através da arte e da educação.
A programação conta com três oficinas voltadas para artistas, estudantes, profissionais liberais e demais interessados em experimentar novas possibilidades de criação a partir de novas tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. Para fazer sua inscrição envie um email com o nome, idade, telefone, área de atuação para os e- mails abaixo e aguardar instruções:

Jornalismo na web 2.0 – Nacho Duram (SP) jornalismoweb2.0@gmail.com

Animação Básica em Blender 3D – Erick Henrique (TO) anima.blender.3d@gmail.com

Processamento de som e imagem em tempo real – Jarbas Jácome (PE) processamento.tempo.real@gmail.com

Os painéis serão gratuitos e aberto a toda sociedade.

As oficinas serão cobradas R$ 10,00 e o limite de vagas é 15 pessoas por oficina.

1ª Semana de Educação e Artes Digitais – Palmas – TO
de 05 a 09 de Abril na Av. Teotônio Segurado, 402 Sul, Área Verde, Palmas-TO



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource