O Google liberou o código fonte de sua biblioteca PDF que dá suporte ao Chrome, e que permite visualizar e imprimir arquivos PDFs além de permitir preencher formulários em formato PDF. O anúncio ocorreu no inicio deste mês pela Foxit Software, empresa que concebeu o Foxit PDF SDK escolhido pelo Google como base de sua biblioteca PDF para o Chrome. O código do Chrome PDF fora nomeado para PDFium e está disponível para download no Google Source.
De acordo com François Beaufort, evangelista do Google para projetos de código livre e conhecido por sua característica de fomentar a liberação de alguns códigos do Google:
Abrindo a tecnologia de PDFs da Foxit, a equipe do Chromium fornece aos desenvolvedores uma ferramenta robusta e confiável para visualizar, fazer buscas, imprimir e preencher formulários em formato PDF
Já o Engenheiro de Interfaces para Usuário (UI) Peter Kasting, descreve PDFium como:
..ele é certamente a mais avançada biblioteca para manuseio de PDFs disponível como código livre no mundo…
O wiki do projeto PDFium fornece algumas informações para se iniciar o uso da biblioteca:
- A documentação oficial da API está disponível na site da Foxit Software
- Um bom exemplo de como a API do PDFium pode ser chamada encontra-se disponível nos plugins de PDF do Chrome.
- Instruções para construir um Build também estão disponíveis no wiki
O sistema de build do PDFium é baseado em GYP, que gera o build de acordo com a plataforma o qual se está trabalhando. Graças ao GYP, o PDFium pode ser facilmente embutido em um arquivo makefile, um uma solução Visual Studio ou mesmo em um projeto Xcode de acordo com a plataforma o qual se está trabalhando.
O InfoQ teve a oportunidade de verificar que o processo de build é extremamente simples e que os arquivos gerados em um build são exclusivos para o ambiente de trabalho o qual se está. Não ficou claro se a biblioteca pode ser adaptada para executar em dispositivos móveis, uma vez que a Foxit também possui uma solução específica para sistemas embarcados.
Com a liberação do código do PDFium, a lista de componentes do Chrome disponíveis em formato livre como Chromium fica cada vez maior.
Vale destacar que um importante componente que ainda não foi liberado como código livre é o de execução de Flash existente no Chrome.
O projeto PDFium foi liberado sob a nova licensa BSD.
Fonte: InfoQ
0sem comentários ainda