A velocidade de Internet vem crescendo constantemente nas últimas temporadas, com taxa de 24% de acréscimo ano a ano. Essa alta eleva a média atual para 3,9 Mbps, com projeção para 4 Mbps no segundo trimestre. Os números fazem parte do relatório dos três primeiros meses de 2014 da Akamai, que costuma divulgar levantamentos sobre o estado da web global.
A Coreia do Sul segue em primeiro lugar no ranking de velocidade de Internet, com média de 23.6 Mbps, diante de 14.6 Mbps do segundo colocado, o Japão. Hong Kong vem em terceiro, com 13.3 Mbps. O Brasil figura na 87ª posição, com média de 2,6 Mbps no primeiro trimestre do ano.
Embora fiquem atrás da Coreia do Sul, tanto Japão (12%) quanto Letônia (Latvia – 15%) e Finlândia (18%) demonstraram crescimento sólido, com mais de 10% nos primeiros três meses de 2014.
O levantamento aponta ainda que 98 regiões cobertas pela web também tiveram aumento em suas velocidades médias nesse período, com 39 países indo a mais de 10%. Outras 39 nações, porém, registraram queda, com perdas que variam de 0,1% na França (6 Mbps) para 28% no Nepal (1,1 Mbps).
A adoção de banda larga, as consideradas acima de 10 Mbps, passou dos 20% no mundo no primeiro trimestre em consideração ao ano anterior, e, mais uma vez, quem ficou na frente foi a Coreia do Sul, com 8,2% de alta em relação a 2013.
Pela primeira vez, a Akamai incluiu os países prontos para a exibição de conteúdo 4K, conhecido também como ultra-resolução. De acordo com o levantamento, apenas 11% dos países têm capacidade suficiente para levar essa transmissão com qualidade, acima de 15 Mbps. Coreia do Sul (60%), Japão (32%) e Hong Kong (26%) estão entre os primeiros listados, com maior número de conexões nesta faixa.
Para encerrar, a Akamai também ilustrou em gráfico a constante alta no uso da web. Para isso, ela avaliou o conteúdo coletado pela Ericsson, presente em mais de 180 países e base para mais de mil redes de clientes no mundo todo.
0sem comentários ainda