A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Projeto Dez Porcento lança segunda temporada com " Internet e Cultura Digital"
13 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaNo último dia 11 de Abril, quarta-feira, o Projeto Dez Porcento, alunos do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade de Comunicação, Artes e Design do CEUNSP disponibilizaram o primeiro programa da segunda temporada do projeto.Com a participação de nomes como Filipe Serrano, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e da banda Forfun, o programa reabre a questão do livre compartilhamento na web e suas consequências.
A equipe do Projeto Dez Porcento, também participará do Flisol Indaiatuba (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre), onde serão responsáveis pela transmissão ao vivo pela internet do evento no dia 28 de Abril, a partir das 8 da manhã na FATEC de Indaiatuba. Para maiores informações sobre o evento acesse o blog Flisol Indaiatuba.
Fonte: Projeto Dez Porcento
Instalando o Banshee 2.4.0 no Ubuntu usando PPA
12 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaBanshee é um reprodutor de mídia de código aberto, escrito em mono e GTK. Tem pacotes pré-compilados para as mais diversas distribuições #GNU Linux. Mas se vocẽ deseja a versão 2.4.0 instalada em seu Ubuntu, basta os seguintes passos a seguir.
Abra o terminal e digite os comandos:
sudo add-apt-repository ppa:banshee-team/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install banshee
Pronto! Agora você tem o Banshee 2.4.0 no seu Ubuntu.
Se quiser conhecer um pouco mais o software, visite o site oficial: http://banshee.fm.
Ganhadores do Sorteio SENID 2012
10 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA organização do SENID 2012, juntamente com a Revista Espírito Livre, sorteou inscrições para o evento.
1º Seminário Nacional de Inclusão Digital - SeNID 2012 acontece de 16 a 18 de abril de 2012 na Universidade de Passo Fundo – UPF – Passo Fundo/RS.
Visite o site oficial para mais informações: http://gepid.upf.br/senid/
Os ganhadores são:
Rudinei Edgar Weschenfelder – Teutônia/RS
Afrânio Cunha – Vila Velha/ES
Albino Biasutti Neto – Vila Velha/ES
Instagram, Facebook e a liberdade na Internet
10 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaOntem anunciaram a compra do Instagram pelo Facebook, uma semana depois do aplicativo ser disponibilizado para Android, visto que até então somente usuários da plataforma IOS poderiam ter usufruto dele. Acompanhando de perto os comentários na rede, percebo – além do bom humor dos brasileiros com piadas oportunas -, algumas colocações que colocam em risco a liberdade dos usuários na Internet.
Ouso questionar – ainda que sem provas concretas -, se podemos chamar de “coincidência” a liberação do Instagram para Android exatamente há sete dias atrás, até porque vejo a palavra “popularização” sendo vinculada a compra pelo Facebook. Popularizar e monopolizar possuem diferentes significados e não caminham lado a lado. Alias, pelo contrário, isso soa como um populismo virtual, onde “A Internet é de todos” fica sendo disseminada por uma empresa só.
A liberdade do usuário é a grande questão a ser debatida aqui. Pode ser sim que o Facebook faça qualquer modificação que melhore o Instagram, é claro que devemos comemorar o fato de um brasileiro estar envolvido no projeto e ser o mais novo bilionário na rede, e sem dúvidas é ótimo que projetos tenham seu retorno financeiro. O que não deve ser enaltecido de forma alguma é o monopólio, é uma empresa grande engolir uma pequena, é a rede ficando a mercê de grandes corporações. Onde ficam nossos dados? Nossa liberdade de escolha? Onde foi parar a ideia de descentralização concebida junto com a Internet? Navegar é nosso grande barato e só me resta ficar preocupada com a centralização dos serviços em uma plataforma só.
VOL DAY 3 discute Software Livre como movimento tecnológico, econômico e social
8 de Abril de 2012, 0:00 - sem comentários aindaFoi com o intuito de reunir profissionais, usuários e interessados em Software Livre que o VOL DAY 3 (Viva o Linux Day) ocorreu no penúltimo sábado (24), em Niterói, no Rio de Janeiro.
Palestrantes vindos de diversas regiões do Brasil discutiram a importância do uso e disseminação do Software Livre, não só como movimento tecnológico, mas também como um movimento em expansão com fortes vertentes políticas, sociais e culturais.
Neste ano, o evento ocorreu no Instituto Superior La Salle, em Niterói, e contou com a participação de nomes como Julio Cesar Neves e seu Papo de Botequim, falando sobre programação Shell Script.
O uso de Software Livre na política também entrou em cena com o deputado Robson Leite, responsável pela Lei do ODF que fez com que os órgãos da administração pública passassem a adotar o formato aberto de arquivos para criação, armazenamento e difusão de documentos. Durante o VOL DAY 3, o deputado, junto com Eliane Domingos, mantenedora do LibreOffice, falou sobre o centro de desenvolvimento de software livre e de código aberto de Itaipu, o DCFOSS.
Do ponto de vista técnico e social, Paulo Kretcheu, responsável pelo Kretcheu Video Blog, trouxe o uso do Software Livre como fator determinante para a autonomia dos usuários de computadores, sem contar com questões socioculturais e econômicas vinculadas ao uso de software proprietário que só são minimizadas com a disseminação de conceitos de liberdade e autonomia pré existentes no Software Livre.
Durante todo o sábado ocorreram oficinas, palestras e debates, possibilitando que usuários e não usuários aprendessem e aprimorassem conceitos e ferramentas de Software Livre, sem contar com o festival de instalação que ocorria paralelo ao evento, permitindo que novos usuários aderissem ao movimento ali mesmo e tivessem todo o suporte necessário para a transição.
Clique aqui para ver mais fotos, aqui para assistir a palestra sobre Software Livre ministrada e gravada pelo próprio Kretcheu e aqui para conferir vídeos do evento também disponibilizados por ele.