Foi com o intuito de reunir profissionais, usuários e interessados em Software Livre que o VOL DAY 3 (Viva o Linux Day) ocorreu no penúltimo sábado (24), em Niterói, no Rio de Janeiro.
Palestrantes vindos de diversas regiões do Brasil discutiram a importância do uso e disseminação do Software Livre, não só como movimento tecnológico, mas também como um movimento em expansão com fortes vertentes políticas, sociais e culturais.
Neste ano, o evento ocorreu no Instituto Superior La Salle, em Niterói, e contou com a participação de nomes como Julio Cesar Neves e seu Papo de Botequim, falando sobre programação Shell Script.
O uso de Software Livre na política também entrou em cena com o deputado Robson Leite, responsável pela Lei do ODF que fez com que os órgãos da administração pública passassem a adotar o formato aberto de arquivos para criação, armazenamento e difusão de documentos. Durante o VOL DAY 3, o deputado, junto com Eliane Domingos, mantenedora do LibreOffice, falou sobre o centro de desenvolvimento de software livre e de código aberto de Itaipu, o DCFOSS.
Do ponto de vista técnico e social, Paulo Kretcheu, responsável pelo Kretcheu Video Blog, trouxe o uso do Software Livre como fator determinante para a autonomia dos usuários de computadores, sem contar com questões socioculturais e econômicas vinculadas ao uso de software proprietário que só são minimizadas com a disseminação de conceitos de liberdade e autonomia pré existentes no Software Livre.
Durante todo o sábado ocorreram oficinas, palestras e debates, possibilitando que usuários e não usuários aprendessem e aprimorassem conceitos e ferramentas de Software Livre, sem contar com o festival de instalação que ocorria paralelo ao evento, permitindo que novos usuários aderissem ao movimento ali mesmo e tivessem todo o suporte necessário para a transição.
Clique aqui para ver mais fotos, aqui para assistir a palestra sobre Software Livre ministrada e gravada pelo próprio Kretcheu e aqui para conferir vídeos do evento também disponibilizados por ele.
0sem comentários ainda