A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Google investirá em cabo submarino para reforçar velocidades de internet
12 de Agosto de 2014, 10:45 - sem comentários aindaO Google anunciou nesta segunda-feira (11) que está investindo em um cabo submarino mais rápido que vai ligar cidades na costa oeste dos EUA a duas cidades no Japão. A rede promovida pelo Google oferecerá 60 terabits por segundo de velocidade. “A conexão é cerca de dez milhões de vezes mais rápida do que a velocidade tradicional oferecida em sua casa”, escreveu Urs Hölzle, vice presidente de infraestrutura técnica do Google.
O acordo foi assinado por um consórcio de seis empresas que também inclui China Mobile International, China Telecom Global, Global Transit, KDDI e Vodafone. O investimento será de cerca de US$ 300 milhões na rede. Chikura e Shima, no Japão, e Los Angeles, São Francisco, Portland e Seattle, nos EUA, serão as cidades incluídas no projeto. A construção está prevista para ser concluída no segundo trimestre de 2016.
“O sistema tem a maior capacidade já construída na rota Trans-Pacífico, uma das maiores do mundo”, segundo Woohyong Choi, diretor do projeto. “O acordo vai beneficiar todos os usuários de internet global”, acrescenta.
Com informações do Canaltech.
Intel revela características da nova linha de chips Broadwell, de 14 nm
12 de Agosto de 2014, 10:42 - sem comentários aindaA Intel revelou nesta segunda-feira (11) novidades sobre sua nova arquitetura para chips de 14 nm, apelidada de Broadwell. A tecnologia deverá ser utilizada em uma nova linha de chips para Ultrabooks, tablets e até servidores, sendo o primeiro deles o já nomeado “Core M”.
De acordo com a PC World, os primeiros produtos com o Core M, inclusive, não devem demorar muito para serem revelados. De acordo com a empresa, a expectativa é que alguns dos dispositivos com a nova geração Broadwell embarcada já sejam revelados na IFA 2014, que tem início no próximo dia 5 de setembro. Até o final do ano, os primeiros Core M deverão chegar ao mercado.
A nova geração não trará novo design para os processadores Intel, mas sim uma série de melhoras nas tecnologias do processo de manofatura. Isso permitirá duas coisas à empresa: aumentar a capacidade de processamento, mas manter o consumo de energia dos novos chips estável, ou reduzir o consumo de energia, mas manter o processamento constante.
Segundo a empresa, isso permitirá uma nova linha de notebooks e tablets com performance constante, mas com um consumo de energia bem menor. De acordo com a Intel, o consumo de um chip como o Core M é de 3 a 5 watts – uma economia de energia de 25% em relação à geração Haswell.
A melhora de consumo de energia se dará, em parte, por causa da otimização da comunicação entre os diversos componentes do processador, como GPU, sistema de ventilação, memória, Wi-Fi e carregador de bateria, o que melhorará o gerenciamento de energia do sistema como um todo.
A empresa também melhorou a tecnologia “turbo boost” na nova arquitetura, que permitirá ao chip realizar overclocks para realizar tarefas mais rapidamente e, em seguida, entrar em um modo de baixo consumo de energia.
O chip também é 25% menor que a geração anterior o que, em conjunto com o baixo consumo de energia, deve permitir a criação de dispositivos de até 8 mm de espessura. Um protótipo de novo modelo de tablet, apelidado de Llama Mountain, já foi apresentado.
Os notebooks da geração Broadwell também poderão receber um upgrade por causa da melhor eficiência energética: a remoção de ventiladores para resfriamento. A expectativa é que isso crie uma nova geração de notebooks com maior apelo para consumidores, que, em sua maioria, estão mais interessados em smartphones no momento.
Em relação aos chips Haswell, a melhora de performance da CPU é de apenas 5%.
No entanto, na parte gráfica, o poder de computação será 20% superior e o de sampling, 50% maior do que a geração anterior. Além disso, chips Core M suportarão resoluções 4K e Direct X 11.2.
Por ora, os chips Broadwell serão fabricados nas unidades de Oregon e Arizona da empresa, nos Estados Unidos. A partir de 2015, a operação irlandesa da Intel também começará a fabricá-los.
Com informações do Canaltech.
Chamada de trabalhos para Café com Software Livre 2014
12 de Agosto de 2014, 10:38 - sem comentários aindaÉ com grande satisfação que a Comunidade Blumenauense de Software Livre anuncia a abertura do Call for Paper para submissão de temas para palestras do evento deste ano, que irá ocorrer em 25/10/2014 no IBES SOCIESC em Blumenau.
Tema: Temas ligados diretamente ao universo Open Source, podendo ser palestra de cunho técnico ou científico.
Prazo: 01/09/2014
E-mail para submissão: cfp@blusol.org
Sobre o evento:
O evento visa fomentar ainda mais o software livre na região, trazendo ao público palestras com diversos temas e também alimentar o networking de todos os interessados nesse universo.
Sobre a Blusol:
A Comunidade Blumenauense de Software Livre tem como objetivo fomentar a cultura do SL na região. Buscamos colocar a cidade no roteiro de SL nacional, através de reuniões, palestras e eventos, assim proporcionando a comunhão de todos os apaixonados por SL em geral.
Informações adicionais:
As palestras enviadas passarão por uma análise dos membros da comunidade, e as escolhidas poderão ser apresentadas no dia do evento.
VI Maratona de Software Livre de Volta Redonda
12 de Agosto de 2014, 9:56 - sem comentários aindaO Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda – VRlivre, vem trabalhando em uma customização “GNU/LINUX” que está na versão 8.04 e possui mais de 300 aplicativos, que atendem desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e diversas áreas profissionais, tais como: artes gráficas, animação, edição de áudio e vídeo, programação, educação, etc.
Os Aplicativos têm como princípio facilitar a utilização do GNU/Linux para o usuário final, automatizando uma série de tarefas, além de auxiliar nos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de Informática Aplicada à Educação da Rede Municipal de Volta Redonda. A utilização de software livre, gera uma economia aos cofres públicos, sem comprometer a qualidade do trabalho realizado com os alunos.
O Programa vem desenvolvendo ações visando a mobilizar os profissionais para incorporação dos princípios que fundamentam a cultura do Software Livre.
A proposta da realização da VI Maratona de Software Livre de Volta Redonda é uma das metas previstas no Plano Municipal de Educação e tem como objetivos:
- Divulgar as soluções tecnológicas desenvolvidas pela coordenação e aplicadas na Rede Municipal;
- Apresentar o Projeto Robótica Educativa com Software e Hardware Livre – Arduino;
- Socializar os trabalhos realizados com os alunos da Rede Municipal em software livre para a comunidade escolar;
- Sensibilizar a Comunidade Escolar sobre o uso e vantagens do Software Livre;
- Divulgar a história, os princípios e ferramentas em Software Livre;
- Promover a troca de experiência em casos de sucesso com utilização de Software Livre da Rede Municipal e comunidade;
- Atuar na formação continuada dos profissionais que atuam nos laboratórios;
- Estabelecer parcerias entre diversos setores e profissionais que utilizam o Software Livre.
O público–alvo são implementadores de Informática Aplicada à Educação, professores, SE, OE, diretores e comunidade em geral.
O evento contará com seis palestras no dia 29/08 e 5 oficinas no dia 30/08, realizadas por profissionais da Rede Municipal e profissionais da área de Software Livre. Site oficial do evento: http://iaesmevr.net/maratona2014
Cyber Security Meeting Brazil – Sorteio de Bilhetes VIPs
12 de Agosto de 2014, 9:50 - sem comentários aindaA ShadowSEC em parceria com a Revista Espirito Livre, convida todos os leitores a participarem do evento CSM Brazil, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de Agosto, no Hotel Pestana São Paulo.
O evento contará com os melhores profissionais das áreas de Continuidade do Negócio, Segurança da Informação, Direito Digital,etc.
Inscreva-se até o dia 15 de Agosto e beneficie-se de 20% de desconto ao utilizar o código promocional: DSCESPLIVRE.
Mais informações sobre o evento no site oficial: http://www.cyber-security-meeting.com/