A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Porto Alegre recebe grandes nomes internacionais da área de tecnologia
3 de Julho de 2015, 3:08 - sem comentários aindaO FISL, Fórum Internacional Software Livre, chega a sua 16a edição em 2015. O evento, que ocorre de 8 a 11 de julho no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, é o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo na temática da Tecnologia da Informação. “Temos como principais valores, desde a nossa primeira edição, a manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos e na luta pela internet livre e neutra. No FISL, queremos compartilhar conhecimentos e inovações com o objetivo de construir uma humanidade mais justa com conhecimento livre”, destaca o coordenador geral da Associação Software Livre.org, Sady Jacques.
O evento, que ocorre até o dia 11 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, apresentará o que há de mais novo em tecnologias livres. Entre os temas a serem debatidos está a privacidade e a segurança no contexto das redes federadas e o Marco Civil da Internet, resultado da articulação de especialistas, usuários e militantes que surgiu no próprio evento em edições anteriores.
Serão mais de 400 horas de programação entre oficinas, painéis e workshops. Alguns nomes internacionais confirmados estão o diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall (EUA); o CEO da OW2 (França), Cédric Thomas; o renomado especialista em linguagens de programação Perl, Randal L. Schwartz (EUA); o especialista em energia renovável e ambiente do Instituto de Recursos Energéticos da Universidade Galileo de Guatemala, Luis Rodolfo Gálvez (Guatemala); a diretora executiva da Software Freedom Conservancy, Karen Michele Sandler (EUA), o desenvolvedor de software com foco em segurança e na liberdades dos usuários, Matthew James Garrett (EUA); a ativista Deborah Anne Nicholson (EUA); entre outros nomes da área.
Já entre os especialistas nacionais, o bom humor ficará por conta do criador do site Vida de Programador, André Noel, que abordará os perrengues e desafios da profissão. Também integram a programação o designer 3D, Cícero Moraes, que irá compartilhar sua experiência em reconstituição facial forense digital utilizando software livre; o oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro e gerente de Rede e Segurança do Gabinete do Comandante do Exército, João Eriberto Mota filho; e a vice-presidente da The Document Fundation – entidade mantenedora do LibreOffice, Elaine Domingos de Souza.
Entre os diferenciais de usar o software livre, Sady Jacques acredita na cadeia Produtiva Nacional do Software Livre como um elemento estruturante de um futuro PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), fomentado pelo governo federal. “É uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável de serviços em tecnologia da informação a milhares de micro, pequenas e médias empresas (PME’s), qualificando e potencializando a mão de obra local em cada município, em cada bairro do país”, enfatiza o coordenador.
Na pauta do evento, também estará a questão da energia livre, com o pesquisador de combustíveis alternativos e energia renovável, Luis Rodolfo Gálvez, que revolucionou o uso de combustíveis no transporte público na Guatemala. Também participa do evento o criador do projeto Warka Water, Arturo Vittori, arquiteto italiano que desenvolveu uma estrutura de bambus que condensa a umidade do ar e a transforma em água, ajudando diversas comunidades com problemas de acesso à agua potável.
Além disso, o FISL16 reserva um roteiro de atividades gratuitas para o público em geral, sem a necessidade de inscrição prévia, nas áreas de cultura, educação, robótica e hardware livre, além de um espaço para negócios entre empreendedores da tecnologia da informação e investidores focados no desenvolvimento de soluções baseadas em tecnologias livres. Mais informações podem ser obtidas no site www.fisl.org.br.
Aberta submissão de trabalhos para o 11º Fórum Espírito Livre
2 de Julho de 2015, 18:06 - sem comentários aindaJá está aberta a submissão de trabalhos para o 11º Fórum Espírito Livre, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro de 2015, nas instalações do IFES Santa Teresa, em Santa Teresa/ES.
Caso queira apresentar alguma atividade durante o evento, preencha o formulário que está disponível neste link. Importante ressaltar que o preechimento do formulário está condicionado à inscrição ao evento. Portanto, se você ainda não se inscreveu no evento, inscreva-se antes de inscrever sua atividade. Após sua inscrição ser efetivada, prossiga com sua submissão.
Vale ressaltar ainda que todos os campos são requeridos e que a organização do evento não faz o custeio das despesas com translado, viagem, deslocamento e hospedagem dos participantes que tiverem seus trabalhos aceitos para apresentação durante o evento, por meio da submissão de trabalhos.
Este ano a Rede Espírito Livre comemora 6 anos de existência. O coletivo foi criado com o propósito de que atuar na mobilização de atividades relacionadas ao software livre e código aberto dentro e fora do ES. No ano de 2014 conseguimos bater a meta de levar o evento para fora do estado e ao final do ano, tínhamos conseguido realizar 10 edições do evento. Esta definitivamente não é uma simples marca! A Rede Espírito Livre tem se fortalecido em suas ações com o lançamento da Revista Espírito Livre, a TV Espírito Livre e o Fórum Espírito Livre.
Assim como em outras edições do Fórum Espírito Livre, o evento será gratuito, porém com inscrições antecipadas no site do evento e no credenciamento, no dia do evento.
Participe você também!
Google e Microsoft criam consórcio para linguagem R na Linux Foundation
2 de Julho de 2015, 14:04 - sem comentários aindaGigantes se uniram por um objetivo em comum: impulsionar a linguagem de programação R. Grandes empresas de TI formaram um consórcio para fortalecer comunidades técnicas e de usuários da plataforma, de acordo com um anúncio na Fundação Linux.
Os membros fundadores incluem Microsoft, Google, HP e Oracle. O grupo conta ainda com players reconhecidos na tecnologia, como RSudio, Tibco Software e Mango Solutions (a Revolution Analytics integra o time sob o guarda-chuva da Microsoft). Alteryx e Ketchum Trading também compõem a lista.
O consórcio será hospedado e suportado pela Fundação Linux, o que pode aliviar as preocupações de alguns usuários da linguagem R de que grandes fornecedores poderiam acabar com “o espírito aberto e colaborativo” que existe na comunidade que trabalha com tais ferramentas.
“O R Consortium irá complementar o trabalho da R Foundation, uma organização sem fins lucrativos com sede na Áustria, que mantém a língua de programação”, pronunciaram os membros, em comunicado, afirmando que o grupo atuará de forma a ajudar comunidades de usuários e desenvolvedores no processo de alavancar projetos e metodologias.
“Temos mais de mil ‘Googlers’ usando R, que é uma linguagem fundamental para muitos projetos”, comentou Tim Hesterberg, analista da gigante de buscas. “Amamos o fato de ser uma ferramenta open source, que pode se conectar a nossas soluções internas de processamento. Ficamos felizes em apoiar o consórcio”, adicionou o executivo.
R é uma linguagem de programação bastante orientada à computação estatística e gráfica. A ferramenta é amplamente utilizada para desenvolvedores que criam soluções para análise e mineração de dados.
Com informações de Computer World e Imasters.
Conheça o Negative Space, um repositório com mais de 250 imagens profissionais em domínio público
2 de Julho de 2015, 13:59 - sem comentários aindaUma outra alternativa para imagens de qualidade profissional para que você use em seus trabalhos é o Negative Space.
No site do Negative Space é possível encontrar imagens em alta resolução distribuídas em diferentes categorias como animais, esporte, tecnologia, paisagens, arquitetura, etc.
As imagens disponíveis no site estão em domínio público, e desta forma é possível utilizá-las gratuitamente em qualquer projeto.
Não é necessário criar uma conta para baixar as fotos, e nem limite na quantidade que podemos baixar. Basta escolher qual (ou quais) imagem você deseja e efetuar o download.
Visite: Negative Space
Da Redação.
Cisco está comprando o OpenDNS por $635 milhões
2 de Julho de 2015, 13:52 - sem comentários aindaVocê que usa o OpenDNS em sua rede, de forma direta ou indireta, seja em casa ou no trabalho, esta notícia certamente lhe interessa. Os famosos endereços 208.67.222.222 e 208.67.220.220, estão agora na mão de novos donos. Isto porque a Cisco adquiriu o famoso serviço, usado por milhares de usuários. A negociação ficou na casa de $635 Milhões.Segundo a Cisco, a ideia envolve integrar os serviços do OpenDNS à sua arquitetura de segurança e detecção de ameaças. Segundo o OpenDNS, o serviço atualmente prestado continuará funcionando para todos, e eles valorizam muito a confiança de seus usuários.Com informações de Slashdot e Br-Linux.