Gigantes se uniram por um objetivo em comum: impulsionar a linguagem de programação R. Grandes empresas de TI formaram um consórcio para fortalecer comunidades técnicas e de usuários da plataforma, de acordo com um anúncio na Fundação Linux.
Os membros fundadores incluem Microsoft, Google, HP e Oracle. O grupo conta ainda com players reconhecidos na tecnologia, como RSudio, Tibco Software e Mango Solutions (a Revolution Analytics integra o time sob o guarda-chuva da Microsoft). Alteryx e Ketchum Trading também compõem a lista.
O consórcio será hospedado e suportado pela Fundação Linux, o que pode aliviar as preocupações de alguns usuários da linguagem R de que grandes fornecedores poderiam acabar com “o espírito aberto e colaborativo” que existe na comunidade que trabalha com tais ferramentas.
“O R Consortium irá complementar o trabalho da R Foundation, uma organização sem fins lucrativos com sede na Áustria, que mantém a língua de programação”, pronunciaram os membros, em comunicado, afirmando que o grupo atuará de forma a ajudar comunidades de usuários e desenvolvedores no processo de alavancar projetos e metodologias.
“Temos mais de mil ‘Googlers’ usando R, que é uma linguagem fundamental para muitos projetos”, comentou Tim Hesterberg, analista da gigante de buscas. “Amamos o fato de ser uma ferramenta open source, que pode se conectar a nossas soluções internas de processamento. Ficamos felizes em apoiar o consórcio”, adicionou o executivo.
R é uma linguagem de programação bastante orientada à computação estatística e gráfica. A ferramenta é amplamente utilizada para desenvolvedores que criam soluções para análise e mineração de dados.
Com informações de Computer World e Imasters.
0sem comentários ainda