A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
EXT4 com suporte a criptografia nativa
5 de Maio de 2015, 21:27 - sem comentários aindaO EXT4 virá com suporte a criptografia a nível de sistema de arquivos no kernel Linux 4.1. EXT4 é a evolução do sistema de arquivos EXT3. De muitas maneiras, EXT4 é uma profunda melhoria sobre o EXT3, sendo o EXT3, uma melhoria do EXT2.
Recentemente a Google começou a enviar patches do EXT4 com suporte a criptografia para o Android. Agora, estes patches também serão disponibilizados na atualização 4.1 do kernel.
Além dessa criptografia nativa para o EXT4, a versão 4.1 irá trazer várias correções de BUGs.
Com informações de Phoronix e Buteco Opensource.
Lançada LibreOffice Magazine 16
5 de Maio de 2015, 21:25 - sem comentários aindaE voi lançada mais uma edição da revista LibreOffice Magazine. Veja o que foi destaque nessa edição e descubra como baixá-la:
- LibreOffice em tempos de mobilidade e computação em nuvem;
- IV Encontro Catarinense de LibreOffice;
- Criando atalho Formato numérico: Decimal;
- Efeitos de animação na transição de slides;
- Criando listas e índices no LibreOffice Writer;
- Formatando bordas no cabeçalho;
- A inclusão digital por meio de redes privadas;
- Harmonia no reino do software livre;
- Protheus – Linux e LibreOffice;
- Funções MAIOR e MENOR;
- Compilando extensão para LibreOffice;
- Exibindo Realce de valor;
- Flisol 2015 bate recorde de participação no Brasil;
- Software livre e educação.
Baixe já a edição 16: https://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR-Documents/Magazine/LM-ED16.pdf
Caso queira baixar edições anteriores, visite: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista
Com informações de LibreOffice Brasil Blog.
Agradecimentos Libres – LibreOffice para leigos
5 de Maio de 2015, 21:20 - sem comentários aindaRecentemente Klaibson Ribeiro, responsável pelo e-book LibreOffice para Leigos lançou uma campanha para levantar fundos que visavam a impressão de sua obra, que já estava disponível gratuitamente em formato pdf. Nós da Rede Espírito Livre nos unimos na empreitada e produzimos um vídeo com a participação de Klaibson, que apresentava as informações relevantes sobre a campanha, explicando os motivos que o levaram a fazê-la, bem como detalhes de como os interessados poderiam ajudar.
A campanha chegou ao fim e infelizmente não atingiu a meta mínima para que fosse assim concretizada.
Abaixo um relato de Klaibson agradecendo a participação de todos os envolvidos:
“Eu, Klaibson Ribeiro, estou escrevendo para agradecer a todos que me ajudaram no Crowdfunding, referente a atualização e impressão do LibreOffice Para Leigos, http://bit.do/libo, cujo a ideia principal era difundir o LibreOffice em outros meios.
Não foi alcançado o resultado esperado, pois dos R$ 10.000,00 solicitados para arcar com os custos do livro, dos brindes e taxas administrativas, foram financiados R$ 2.610,00, 26,1% do total estipulado.
Quero começar agradecendo a plataforma catarse.me, que me ajudou nos textos, na criação do vídeo e nas dicas durante o processo para captação de recursos e ajudando na divulgação da campanha.
Também desejo agradecer ao pessoal da Revista Espírito Livre, que me ajudou diretamente na divulgação do projeto, em todo o ecosistema Espírito Livre e também na elaboração do segundo vídeo do projeto, que foi gravado na Campus Party.
Os diversos sites que divulgaram voluntariamente, sendo da comunidade de Software Livre ou não, mas que ajudaram atingir um público diferente daquele que estou acostumado a encontrar nos eventos e nas listas de e-mail.
Para finalizar os agradecimentos, queria dar um forte abraço a todos os doadores voluntários, que fizeram sua contribuição para campanha, de ajudar a levar o LibreOffice a outras pessoas. Segue a relação de pessoas que realizaram alguma contribuição para o projeto:
Alex Nakano, Alison Merizio Mazzola, Álisson Bertochi, André Luís Bordignon, David Carvalho, Edgar Coelho, Édio Mazera, Biazzotto, Eduardo Lucas, Emerson Casas Savador, Endreell Braian, Moreira Costa, Eustaquio Guimaraes, Fabianne Batista Balvedi, Fábio Kotowiski, Flávio Casas de Arcega, Flávio da Silva Souza, Gilberto Schaivinatto, Guilherme Anrain Lindner, Jackson J Mistura, Jailson Domingos dos Santos, João Almeida e Silva, João Dinaldo Kzam Gama, João Sebastião de Oliveira Bueno, Jones Jeferson Muneron, Jones Jeferson Muneron, Kevin Morris, Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra, Luiz Fernando Petiz, Luiz Geraldo Silva Braz, Marcelo Uriarte, Mario Baldini, Mauro Frederico Demarchi, Microhard Informática Ltda, Murilo de Brito Valadares, Otávio Carneiro dos Santos, Paulo Pastore, Paulo Rogerio Mazzocato, Projeto Root, Ramon Venson, Raniere Gaia Costa da Silva, Roberto Câmara de Araújo, Romeu Jr Mantovani, Thiago Henrique Ferreira Zoroastro e Ueritom Ribeiro Borges.
Alguns se perguntam, o que vai acontecer agora? O Catarse está devolvendo o dinheiro, para aqueles que acreditaram na causa, até o texto entrar no ar, você certamente, já deve ter seu dinheiro de volta. O link da campanha ainda está no ar, https://www.catarse.me/pt/projects/9524“.
Nós da Rede Espírito Livre estamos a disposição para a divulgação e veiculação de qualquer campanha do gênero. Temos como objetivo principal exatamente isso: disponibilizar a nossos leitores material de qualidade, relacionado a código aberto, cultura livre, tecnologia e software livre. Klaibson, estamos com você!
Primeiro-ministro de Cingapura desenvolve código C++ para resolver Sudoku
5 de Maio de 2015, 21:10 - sem comentários aindaNão há muitos líderes mundiais que possam se gabar de entender profundamente sobre tecnologia, e muito menos que saibam como programar. Mas fugindo da regra, Lee Hsien Loong, primeiro-ministro de Cingapura, provavelmente conseguiu desbancar todos os poucos concorrentes postando uma resolução do jogo Sudoku desenvolvida em linguagem C++ por ele mesmo.
Durante uma conferência com importantes nomes da TI para discutir as iniciativas de seu país para tornar as estruturas de governo mais conectadas e inteligentes, Loong contou que escreveu o código há muitos anos, que não programa em C++ há um bom tempo, e que portanto está “desatualizado”. O primeiro-ministro cingapuriano comentou também que dois de seus filhos se graduaram em TI pelo renomado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Após o final do evento oficial, muitas pessoas pediram ao político que mostrasse o código que havia mencionado, e Loong atendeu aos pedidos nesta segunda-feira (4), postando em sua página pública de Facebook. Além do screenshot com o código, o post continha também um link para um arquivo de Google Drive contendo o código-fonte. No post, também pediu correções para possíveis erros que seu código pudesse conter.
“O programa é muito básico: ele roda em um prompt de comando, em uma janela de DOS. Basta escrever os dados linha por linha, então o solucionador irá exibir a solução (ou as soluções, se forem várias), o número de passos que programa levou para buscar a solução, além de algumas estatísticas”, explicou o primeiro-ministro.
“Quarenta anos atrás, depois de me formar em matemática, eu fui estudar ciência da computação, seguindo o conselho do meu pai. Ele disse que havia um futuro nisso, e ele estava certo”, concluiu Loong.
Com informações de ArsTechnica e Canaltech.
Novidades que virão no Linux 4.1
5 de Maio de 2015, 21:07 - sem comentários aindaO primeiro release candidate do Linux 4.1 saiu no dia 26 deste mês, então já podemos verificar o que virá nesta próxima versão, uma vez que o merge window, que é o período onde são incluídos novos patches no kernel, já foi fechado para esta versão. Seguem as principais alterações em cada devida área:
Gráficos / DRM (Direct Rendering Manager):
- Driver DRM do Nouveau agora suporta a geração de seu próprio firmware para as placas GeForce GTX 750
- Intel XenGT vGPU agora com suporte a virtualização gráfica
- Driver Radeon com suporte ao DisplayPort MST(Multi-Stream Transport)
- Numerosas melhorias em drivers gráficos de código aberto
Sistemas de arquivo / Disco:
- Suporte encriptação a nível de sistema de arquivos para o Ext4 (Adicionado pelo Google para o Android)
- TraceFS adicionado ao kernel
- Melhorias no F2FS (Flash Friendly File-System)
- Melhorias na Multi-queue block layer
- Melhorias no RAID 5/6 para RAID por software em MD (Multi Device)
- Drivers de disco, que tenham suporte, podem fazer uso do NCQ (Native Command Queue) Autosense
- Melhorias no Btrfs para sistemas de arquivo massivos (acima de 20 terabytes)
Hardware:
- Melhor performance em hardware Cherry Tail e Bay Trail da Intel
- Suporte ao Chrome OS Lightbar (basicamente uma śerie de LEDs que suportam múltiplas cores)
- Melhoria no suporte a laptops x86 da Dell e Toshiba
- Suporte a Force Feedback / Rumble para o controle do Xbox One
- Modernização do código de áudio
- Adicionado Turbstat para Intel Skylake (que será lançado na segunda metade deste ano)
- Melhoria no gerenciamento de energia para x86 e ARM
- ACPI para processadores ARM de 64-bits (AArch64 / ARM64)
- Melhoria na entropia para processadores AMD Bulldozer
- Suporte a Wacom Bamboo Pad
- Novo driver PMEM (Persistent Memory)
- Melhorias no suporte ao Chrome Book Pixel 2 da Google
- Adicionado suporte a plataforma ARM Annapurna Labs Alpine
Outros:
- Limpeza de código Assembly para plataforma x86
- Melhorias nos drivers de staging enviados pelo programa NOME Women Outreach Program
Se inscreva em nossas redes sociais para ficar por dentro de nossos novos artigos. Até mais!
Com informações Phoronix e Buteco Opensource.