A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Edward Snowden explica como a NSA consegue fotos íntimas dos usuários
6 de Abril de 2015, 17:04 - sem comentários aindaQuase dois anos após divulgar documentos secretos da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden concedeu mais uma entrevista para falar sobre os arquivos que comprovam um gigantesco esquema de ciberespionagem comandado pelo governo norte-americano. Desta vez, o ex-técnico da entidade participou do programa Last Week Tonight, do apresentador e comediante John Oliver.
Em um bate-papo bem descontraído, Snowden afirma sentir saudade dos EUA, sua casa e sua família. Atualmente, o americano vive asilado na Rússia, onde deve permanecer até 2017 até receber uma nova autorização para permanecer no país. Ninguém sabe onde Snowden está morando, nem mesmo seus parentes ou amigos mais próximos, e especula-se que o ex-funcionário da NSA precisa andar disfarçado para conseguir fazer coisas normais do dia a dia, como ir ao supermercado, sem ser reconhecido.
Oliver também questionou Snowden sobre o que teria levado a NSA a espionar governos e usuários em todo o mundo. De acordo com o americano, a agência tem “as maiores capacidades de monitoramento já vistas em toda a história”, mas que o órgão declara que elas não são usadas contra os cidadãos americanos. “Em alguns aspectos isso é verdade. Só que o real problema é que eles estão usando esses recursos para nos tornar vulneráveis a eles”, afirmou. Ele continua, dizendo que “espiões são fortes quando estão do nosso lado, mas também não incrivelmente poderosos e perigosos”.
No programa, Oliver também exibiu vídeos de alguns americanos que deram suas opiniões sobre espionagem. A maioria disse não saber quem é Edward Snowden e os que conheciam o nome acreditavam que ele vendeu informações para outras pessoas. Outros confundiram o ex-técnico com Julian Assange, fundador do WikiLeaks.
Os vídeos também mostraram como os americanos se sentem ao saber que suas fotos íntimas estão sendo monitoradas pela NSA por meio de sistemas de ciberespionagem. “A boa notícia é que não existe nenhum programa chamado ‘imagem de pênis’. A má notícia é que eles ainda coletam todas as suas informações, incluindo fotos do seu pênis”, declarou Snowden. “Se você tem um e-mail, como o Gmail, hospedado em um servidor no exterior ou que transfere seus dados para um servidor fora dos Estados Unidos, todas as suas informações vão parar no banco de dados [da NSA]”.
Sobre isso, Snowden se referiu ao PRISM, um dos programas usados pela agência para espionar milhões de pessoas em todo o mundo. Ele teria sido utilizado por várias empresas de tecnologia para ajudar a entidade a coletar informações dos usuários.
Um dos momentos mais curiosos da entrevista foi quando Oliver perguntou a Snowden quantos documentos da NSA o ex-agente leu – algo que ele acabou não respondendo. “Existe uma diferença entre entender o que está nos arquivos e ler o que está nos arquivos, porque quando se tem milhares de documentos da NSA a última coisa que você faria é ler todos eles”, disse o ex-analista. Segundo o governo americano, Snowden teria se apropriado de 1,7 milhão de documentos secretos guardados em computadores da agência.
Ao final, Snowden reforçou sua posição de que as pessoas precisam defender seus direitos como usuários de internet. Além disso, ele acredita que programas de espionagem não devem intimidar os internautas, nem fazer com que eles mudem suas atitudes no real ou no virtual. “Você não deve mudar seu comportamento só porque uma agência do governo está fazendo a coisa errada. Se sacrificarmos nossos valores por causa do medo, é porque não nos preocupamos muito com esses valores”, concluiu.
O vídeo completo da entrevista de Snowden ao Last Week Tonight pode ser vista aqui (em inglês).
Com informações de Last Week Tonight with John Oliver e Canaltech.
Instalando o gerenciador de arquivos Sunflower no Linux
6 de Abril de 2015, 17:01 - sem comentários aindaProcurando uma nova opção para administrar seus arquivos? Então veja como instalar o gerenciador de arquivos Sunflower no Ubuntu, Debian e derivados.
Sunflower é um gerenciador de arquivos com painel duplo altamente personalizável para Linux e Unix. O programa foi escrito em GTK e embora ele já venha com alguns plugins habilitados por padrão, novos plugins podem ser adicionados.
De acordo com a página do aplicativo, seu principal objetivo é ser um gerenciador de arquivos fácil de usar e poderoso que se integra perfeitamente ao ambiente de desktop GNOME, além de outros ambientes.
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Como instalar o gerenciador de arquivos Sunflower nas principais distros Linux
Para instalar o gerenciador de arquivos Sunflower nas principais distros Linux, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se você usa Debian ou um sistema derivados dele, use o comando abaixo para baixar o pacote de instalação do programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome sunflower.deb:
wget -O sunflower.deb http://sunflower-fm.org/pub/sunflower-0.2.59-1.all.deb
Passo 3. Se você usa OpenSUSE ou um sistema derivados dele, use o comando abaixo para baixar o pacote de instalação do programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome sunflower.rpm:
wget -O sunflower.rpm http://sunflower-fm.org/pub/sunflower-0.2.59-1.noarch.opensuse.rpm
Passo 4. Se você usa Fedora, RedHat ou um sistema derivados deles, use o comando abaixo para baixar o pacote de instalação do programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome sunflower.rpm:
wget -O sunflower.rpm http://sunflower-fm.org/pub/sunflower-0.2.59-1.noarch.rpm
Passo 5. Se você usa PCLinuxOS ou um sistema derivados deles, use o comando abaixo para baixar o pacote de instalação do programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome sunflower.rpm:
wget -O sunflower.rpm http://sunflower-fm.org/pub/sunflower-0.2.59-1.noarch.pclinuxos.rpm
Passo 6. Para instalar em um Debian, Ubuntu e seus derivados, use os comandos abaixo:
sudo dpkg -i sunflower.deb
sudo apt-get install -f
Passo 7. Para instalar em um openSUSE ou um de seus derivados, use o comando abaixo:
sudo zypper install sunflower.rpm
Passo 8. Para instalar em um Fedora, RedHat e seus derivados, use o comando abaixo:
sudo yum localinstall sunflower.rpm
Como instalar o gerenciador de arquivos Sunflower no Ubuntu e seus derivados
Para instalar o gerenciador de arquivos Sunflower no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:atareao/sunflower
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install sunflower
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite sunflower
em um terminal, seguido da tecla TAB.
Com informações de LinuxGeek e Blog do Edivaldo Brito.
Governo holandês compartilha código de seus registros base
3 de Abril de 2015, 14:36 - sem comentários aindaO governo holandês disponibilizou como código aberto um catálogo de dados e conceitos usado no “Sistema de Registros de Base” do país. O objetivo é prover uma visão compreensiva do sistema a usuários e fornecedores e deixá-lo disponível para reuso.
O sistema holandês de Registros Básicos contém dados como endereços, dados de pessoal, nomes de empresas e geo-informação. Os registros são usado por toda a administração pública do país. O catálogo (stelselcatalogus) é “uma lista online de definições de todos os conceitos que são incluidos no registro básico e legislação relacionada”.
O catálogo pode ser acessado online em stelselcatalogus.nl. O governo também disponibilizou o código fonte do catálogo e do serviço web para acesso.
Com informações de Joinup.ec.Europa.eu
ASL.Org recebeu a medalha Cidade de Porto Alegre
3 de Abril de 2015, 14:31 - sem comentários aindaA Associação Software Livre.Org recebeu na quinta-feira (26 de março) a medalha Cidade de Porto Alegre, que marca 243 anos de Porto Alegre e reconhece o trabalho de pessoas ou entidades que ajudam a fazer a sua história. A cerimônia de outorga da condecoração aconteceu no Teatro Renascença.
Foram homenageadas 32 personalidades e entidades e personalidades que se distinguiram por relevantes serviços prestados em benefício do desenvolvimento cultural, social ou econômico da cidade.
A ASL.Org foi indicada pela Procempa, empresa pública de Tecnologia, devido aos relevante serviços prestados à comunidade organizando o Fórum Internacional Software Livre, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.
A medalha foi instituída pelo Decreto Municipal 6.202, de 25 de novembro de 1977, a medalha já homenageou importantes personalidades. Concebida pelo artista plástico Nelson Jungbluth, traz em sua arte motivos ligados aos valores da pessoa e da natureza.
Com informações de ASL.Org.
Pentaho Day Brasil acontece nos dias 15 e 16 de maio de 2015 na UP em Curitiba
3 de Abril de 2015, 14:27 - sem comentários aindaNos dias 15 e 16 de maio de 2015 acontece a edição 2015 do PENTAHO DAY Brasil, evento dedicado a divulgação e promoção da Plataforma Pentaho. Promovido anualmente em diversas cidades do Brasil, neste ano será realizado em Curitiba/PR no Campus da Universidade Positivo.
As inscrições para participação são gratuitas. A edição 2015 é realizada e coordenada pelo Grupo de Usuários Pentaho Brasil, pela Ambiente Livre e membros da Pentaho. O evento contará com a participação de grandes nomes do Pentaho em nível nacional e internacional, apresentação de cases de sucesso e realização de mini cursos gratuitos. O principal objetivo é a divulgação e principalmente a troca de idéias entre os desenvolvedores da plataforma Open Source. A comissão organizadora estima a participação de um público de mais de 500 pessoas durante os dois dias do evento, público este formado por desenvolvedores, empresários, público acadêmico e demais segmentos interessados no assunto.
O Pentaho é uma suíte de aplicativos voltada ao mercado de Business Intelligence e possui duas versões, sendo uma Comercial e uma CE (Community Edition), seu uso vem sendo disseminado por todo o mundo graças a participaçã direta da comunidade Open Source que contribui constantemente na sua melhoria e evolução.
O evento conta com o patrocínio da Universidade Positivo, da SINN, da Open Consulting, da Oncase, além do apoio de duas grandes entidades ligadas a área de tecnologia da informação: a SUCESU-PR e a ASSESPRO-PR.
Maiores informações, programação completa e inscrições tanto para participar das palestras e mini cursos podem ser encontradas no site oficial do evento: http://www.pentahobrasil.com.br/eventos/pentahoday2015