A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado MidnightBSD 0.7
3 de Novembro de 2015, 16:25 - sem comentários ainda
A mais recente versão do MidnightBSD, a 0.7, está disponível para donwloads e avaliações para todos aqueles que são adeptos da distribuição ou tenham interesse em conhecê-la. MidnightBSD 0.7 é uma nova versão estável derivada do sistema operacional FreeBSD, sendo um projeto com foco para utilização em desktop. Esta versão foi projetada principalmente para a parte da estabilização, o que engloba o ZFS e a adição de melhorias para pacotes de ferramentas, atualizando a partir do código-fonte. Se levar em consideração a atualização a partir da versão 0.6, você precisará instalar previamente src/kerberos5/lib/libroken. Importante destacar que referente ao lançamento desta versão, vários “intergers overflows” foram descobertos a partir da função XML_GetBuffer().
Como foi mencionado anteriormente, MidnightBSD é um sistema operacional que de acordo com a sugestão de seu nome, é derivado do FreeBSD. Um dos objetivos fundamentais do projeto é criar um ambiente de desktop fácil de usar com o gerenciamento de portas gráficas e configuração do sistema, usando GNUstep. A grande maioria do sistema operacional irá manter uma licença BSD. Relativo ao seu desenvolvimento, MidnightBSD surgiu como um fork do FreeBSD 6.1 beta.
Com informações de Midnightbsd e Under-Linux.
CGI.br e NIC.br compartilham boas práticas durante programação do IGF 2015
3 de Novembro de 2015, 14:25 - sem comentários aindaMembros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) estarão reunidos a partir do dia 10 de novembro, em João Pessoa (PB), com representantes das mais diferentes nacionalidades e setores da sociedade no décimo encontro do Fórum de Governança da Internet (IGF na sigla em inglês). O evento chega em 2015 ao final do segundo mandato de cinco anos conferido pela Assembleia Geral da ONU, e terá o Brasil como sede pela segunda vez – a primeira foi no Rio de Janeiro, em 2007.
O CGI.br participa do Multistakeholder Advisory Group (MAG), que assessora o Secretário-Geral da ONU na organização do fórum, e está encarregado, juntamente ao NIC.br, da produção logística que oferecerá a infraestrutura necessária para a realização do IGF. Além disso, ambos tomarão parte nas discussões que, este ano, serão pautadas pelo tema Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável, em mais de 100 debates entre sessões principais, workshops e atividades paralelas.
“Participamos intensamente do IGF desde o início e, este ano, com a realização do evento no Brasil, não poderia ser diferente. É com grande entusiasmo que contribuímos com um fórum desta magnitude, por seu caráter aberto e pela possibilidade de troca de experiências e boas práticas para maximizar as oportunidades na Internet, solucionar riscos e apontar desafios. Para nós, o envolvimento e diálogo entre pessoas de diferentes setores e nacionalidades é fundamental para inspirar políticas públicas efetivas que beneficiem o maior número possível de pessoas”, afirma Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br.
As discussões do IGF 2015 serão divididas em subtemas como Cibersegurança e Confiança; Economia da Internet; Inclusão e Diversidade; Abertura; Aprimorando a Cooperação Multissetorial; Internet e os Direitos Humanos; Recursos Críticos da Internet; e Questões Emergentes. Os especialistas do NIC.br e CGI.br integrarão alguns workshops sobre aspectos políticos e sociais inerentes à governança, como elaboração de pesquisas que orientem políticas públicas, e questões técnicas envolvendo a infraestrutura de redes, acessibilidade na Web. Participarão também de sessões sobre alocação de espectro, a transição do IPv6 e a sustentabilidade de pontos de troca de tráfego.
Outras questões em que NIC.br e CGI.br estão envolvidos abordam propostas para ampliar a cooperação entre os atores da América Latina e Caribe, reflexões sobre as práticas multissetoriais para o desenvolvimento sustentável e impactos da sociedade civil na governança global da Internet. O tópico “segurança na rede” será contemplado em discussões sobre como restaurar a confiança no ambiente digital e administrar os riscos para o desenvolvimento da Internet.
A programação completa pode ser consultada no sítio: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule.
Participantes
O evento já conta com quase dois mil participantes inscritos, entre representantes de Governos, empresas, academia, sociedade civil e especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet. As inscriçõesonline foram encerradas, mas o IGF também terá espaço para participação remota.
Agenda
10º Fórum de Governança da Internet – IGF 2015
Data: de 10 a 13 de novembro de 2015
Local: Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima
Rodovia PB-008, Km 5, s/n – Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa – PB
Credenciamento para imprensa: www.intgovforum.org/cms/igf2015-media-registration
Programação: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule
Com informações da Assessoria de Imprensa do CGI/NIC.Br.
Evento: NCD 10 Anos
3 de Novembro de 2015, 13:50 - sem comentários aindaEm 2015, o Núcleo de Cidadania Digital completa 10 anos. Nesse tempo já cadastramos mais de 10.500 usuários e formamos mais de 130 turmas em nossos cursos gratuitos de informática. Além disso, centenas de alunos de diversos cursos da Ufes já trabalharam aqui e essa história merece ser celebrada.
Por isso, nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, teremos nosso evento em comemoração aos 10 anos NCD. Abaixo você pode conferir a programação completa.
Com informações de NCD.
Ganhadora do Oscar lança documentário com meninas brasileiras na Tecnologia
3 de Novembro de 2015, 13:40 - sem comentários aindaEstréia em Novembro o documentário “CodeGirls”, dirigido pela produtora e ganhadora do Oscar Lesley Chilcott (“An Inconvenient Truth”). O filme mostra a participação de 10 grupos de meninas do mundo todo, incluindo estudantes do ensino fundamental de Recife (PE), na competição internacional de programação “Technovation”, organizada pela ONG Iridescent (iridescentlearning.org), de San Francisco (Califórnia-EUA).
Em uma ação inédita, o documentário será lançado previamente no YouTube (1-5 de Novembro, 2015), antes do lançamento oficial nos cinemas de New York City, Los Angeles, San Francisco, Seattle and Redwood City e, em breve no Brasil: “Nós temos que fazer disso nossa responsabilidade pessoal em mostrar para a atual e próxima geração de mulheres que elas pertencem ao universo da Ciência da Computação e, com isso, elas podem mudar o mundo”,
comentou a CEO do Youtube Susan Wojcicki. A CEO anunciou o lançamento do documentário na Grace Hopper Celebration of Women in Computing, que aconteceu na segunda semana de outubro.
Além das exibições dos cinemas americanos, os brasileiros terão oportunidade de ver o documentário em cerca de 20 sessões abertas para o público (programação completa no site) ou por plataformas digitais como Amazon e GooglePlay, além de VHX (via codegirlmovie.com). O trailer já pode ser assisitido no You Tube:
O documentário também pode ser visto na íntegra, até o dia 05 de novembro no Youtube. Aproveite:
Com informações de CodeGirl e Imasters.
Conheça o Voxel Builder, um aplicativo online opensource para criar figuras em 3D
2 de Novembro de 2015, 22:52 - sem comentários aindaEditores de fotos na web já existem muitos, de vídeos não há tantos, mas é possível encontrar alguns de boa qualidade, porém, construtores de figuras em três dimensões, esses podemos contar nos dedos.
Por isso, hoje mostraremos aqui voxelbuilder.com, um aplicativo online que pode ser usado para criar figuras em 3D através de blocos de cores, como se fossem pixels. O objetivo é permitir a construção de objetos reais de papel, já que podemos criar guias de construção para poder dobrar e criar as figuras com tesoura e cola.
Para isso, depois de criar a figura 3D, é só exportar o resultado em PNG, enviar o arquivo a esta página e pronto, podemos obter as guias prontas para serem recortadas, ajudando, assim, a enviá-las a qualquer impressora 2D.
Porém, se o que deseja é ter sua figura em uma impressora 3D, também é possível. Basta acessar esta outra página, enviar o modelo, e obter uma versão do mesmo adaptada a este tipo de impressora.
Também é possível criar uma animação com o modelo tridimensional, sendo necessário ativar a opção dentro do próprio editor.
Já possuem mais de 1400 trabalhos criados com Voxel, e em sua página principal oferecem links a alguns deles. O Voxel Builder é opensource e o código-fonte está disponível no Github.
Com informações de Voxel Builder e Wwwhat’s New.