Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Latinoware abre espaço para debate sobre privacidade e segurança digital

5 de Outubro de 2013, 12:58, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

latinoware-2013

Tema será introduzido por Maddog, na palestra “Dear President Rousseff…I told you so!” (Cara Presidente Dilma Rousseff…eu avisei!)

A recente descoberta de ações de espionagem contra o governo brasileiro colocou em pauta a discussão sobre como a adoção do software livre pode aumentar a segurança de sistemas e bancos de dados nacionais. Porém, os problemas de segurança já vêm sendo tratados – e inclusive alertados – pela comunidade do software livre há mais de 10 anos.

Na 10ª Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2013), que será realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, especialistas em segurança na internet vão apresentar as mais recentes novidades desenvolvidas com software livre para que os usuários tenham mais privacidade ao navegar e, até mesmo, utilizar as redes sociais. O objetivo é traçar uma discussão, técnica e filosófica, sobre os limites e violações da chamada privacidade digital, com um foco no recente escândalo.

A abertura do debate ficará a cargo do diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall. Com o tema “Dear President Rousseff…I told you so!” (Cara Presidente Dilma Rousseff…eu avisei!), a palestra de Maddog vai abordar os benefícios do software livre para a segurança e, inclusive, para a soberania nacional. A apresentação será no dia 16 de outubro, às 10 horas, no espaço Brasil.

Desde 2002, Maddog tem alertado o povo brasileiro sobre os perigos de utilizar softwares e hardwares proprietários e de armazenar dados em servidores de fora do país. Em 2006, ele iniciou um projeto para criar empregos de alta tecnologia que, além de impulsionar a economia brasileira, visa “dar ao Brasil a independência tecnológica necessária para uma superpotência econômica emergente”, como ele mesmo descreve. No resumo de sua palestra, Maddog afirma: “Enquanto algumas pessoas no Brasil têm escutado, outras ficaram cegas, surdas e mudas para o que estava acontecendo…até pouco tempo atrás.”

Também no primeiro dia da Latinoware, o assunto será colocado em pauta na palestra “Sorria, você está sendo vigiado”, ministrada por Alberto Azevedo. Consultor de várias empresas e especialista em segurança online, Azevedo vai demonstrar que organizações e até mesmo pessoas autônomas podem ter acesso às informações disponíveis na rede. “Na palestra, abordo partes importantes dos slides da NSA que não são abordados na mídia, além de trazer à tona outros níveis de espionagem que são desconhecidos pela maioria da população”, explica Azevedo. A palestra será às 11 horas, no espaço Brasil.

Na sequência, o ativista e desenvolvedor de software livre, Anahuac de Paula Gil, apresentará o debate intitulado “Jogaram o Prism no ventilador”, também sobre o escândalo de espionagem. Para ele, a utilização de software livre pode aumentar a segurança dos usuários. “Nós temos ferramentas livres que garantem a privacidade e podem ser usadas”, disse. Outro assunto que será questionado por Gil é a falta de atuação dos ativistas cibernéticos contra os atos de espionagem.

O encontro contará ainda com as participações de Marcelo Branco, ativista do Software Livre e ex-coordenador de campanha nas redes sociais da presidente Dilma Rousseff, nas eleições 2010; e Pedro Antônio Dourado de Rezende, coordenador do programa de Extensão Universitária em Criptografia e Segurança Computacional da Universidade de Brasília (UNB).

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Governo Federal. As inscrições poderão ser feitas nos dias do evento.

Serviço:
X Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware
Data: 16 a 18 de outubro de 2013
Local: Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil
Contatos: (45) 3576-7186 / 3576-7253
E-mail: imprensa@latinoware.org



Lançado Red Hat Enterprise Linux 5.10

4 de Outubro de 2013, 16:57, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Linux Red-Hat

A Red Hat anunciou o lançamento do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 5.10, a última atualização do legado ramo 5.x da distribuição:” Red Hat, Inc., provedora líder mundial em soluções open source, anuncia hoje o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 5.10, a última versão menor da plataforma RHEL 5 com ênfase em fornecer maior estabilidade para aplicações críticas.

Dessa forma, Red Hat Enterprise Linux 5.10 oferece recursos avançados de confiabilidade e segurança, incluindo uma versão atualizada do OpenSCAP – o open source Security Content Automation Protocol (SCAP), que se encontra com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST). Red Hat Enterprise Linux 5.10, reitera o compromisso da Red Hat para um ciclo de vida de 10 anos para o Red Hat Enterprise Linux 5.

Com informações de Red Hat e Under-Linux.



Lançado SparkyLinux 3.1

4 de Outubro de 2013, 16:55, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

sparkylinux

O desenvolvedor Paweł Pijanowski, anunciou o lançamento do SparkyLinux Linux 3.1, um conjunto de distribuições baseadas no Debian que vem com ambientes desktop como “LXDE”, “Ultra” (com Openbox e JWM) e edições “CLI”. SparkyLinux 3.1 oferece algumas mudanças e melhorias do sistema, tais como: kernel do Linux 3.10.11, todos os pacotes atualizados a partir de repositórios ‘testing’ do Debian que foi liberado em 27 de setembro de 2013.

Houve ainda a adição de um cliente TeamViewer para controlar remotamente outras máquinas, além do Sparky Aptus – um pequeno, simples e leve front-end para o apt-get, com a finalidade de atualizar e limpar o sistema, além da realização da instalação e remoção de pacotes. Houve também a implementação do Minitube – um player de vídeo leve para vídeos. SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, que foi projetada para computadores antigos e novos apresentando desktops personalizados como o Enlightenment e LXDE. Ele foi construído sobre o ramo “testing” do Debian GNU / Linux.

Com informações de SparkyLinux e Under-Linux.



Lançado FreeBSD 9.2

4 de Outubro de 2013, 16:48, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

10-06-2013_freebsd

FreeBSD 9.2, a mais recente atualização do ramo estável 9.0 do sistema, foi lançada hoje, dia 01 de outubro. O FreeBSD Release Engineering Team tem o prazer de anunciar aos seus usuários a disponibilidade do FreeBSD 9.2-RELEASE, sendo esta a segunda versão do ramo STABLE-9, o que melhora bastante a estabilidade do seu antecessor, o FreeBSD 9.1, e introduz algumas novas funcionalidades em toda a extensão do sistema.

Alguns dos destaques deste release engloba o sistema de arquivos ZFS, que agora suporta o comando TRIM quando usado em drives solid state, os drives virtio foram adicionados à configuração do kernel genérico para arquiteturas i386 e amd64, o sistema de arquivos ZFS agora suporta o algoritmo de compressão LZ4; OpenSSL foi atualizado para a versão 0.9.8y; os hooks do DTrace foram ativados por padrão no kernel GENERIC; DTrace foi atualizado para a versão 1.9.0; Sendmail foi atualizado para a versão 8.14.7 e o OpenSSH foi atualizado para a versão 6.2p2. Todas as demais alterações e implementações feitas nesta mais nova versão do FreeBSD, podem ser vistas em seu Changelog.

Com informações de FreeBSD e Under-Linux.

 



Mais de 50% dos usuários de dispositivos Android não protegem seus aparelhos

4 de Outubro de 2013, 16:43, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

07-02-2013_Android-logo

Mais de 50 por cento dos smartphones com plataforma Android e proprietários de tablets, não usam qualquer software de segurança para proteger seus dispositivos contra ciber-ameaças, de acordo com um levantamento feito pela Kaspersky Lab. Isto é, apesar da noção bem documentada de que o Android tem sido a plataforma mais popular adquirida pelos consumidores e utilizada por cibercriminosos para realizar roubo a partir deles.

Apesar de um elevado número de participantes dizerem que não usam proteção de segurança em seus dispositivos móveis, os resultados mostraram que 40 por cento dos smartphones e 42 por cento dos proprietários de tablets Android que participaram da pesquisa, afirmaram que instalaram uma solução de segurança em seus dispositivos e agora estão usando isso.

Esses resultados evidenciam a maneira de pensar do consumidor no momento em que o Android é bem estabelecido como o alvo top para os cibercriminosos, entre todas as plataformas móveis. De acordo ainda com uma pesquisa da Kaspersky Lab, 99 por cento das amostras de malware atuais visam dispositivos móveis, pois eles têm sido desenvolvidos para investir contra usuários da plataforma Android

Com informações de Net Security e Under-Linux.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource