Tema será introduzido por Maddog, na palestra “Dear President Rousseff…I told you so!” (Cara Presidente Dilma Rousseff…eu avisei!)
A recente descoberta de ações de espionagem contra o governo brasileiro colocou em pauta a discussão sobre como a adoção do software livre pode aumentar a segurança de sistemas e bancos de dados nacionais. Porém, os problemas de segurança já vêm sendo tratados – e inclusive alertados – pela comunidade do software livre há mais de 10 anos.
Na 10ª Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2013), que será realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, especialistas em segurança na internet vão apresentar as mais recentes novidades desenvolvidas com software livre para que os usuários tenham mais privacidade ao navegar e, até mesmo, utilizar as redes sociais. O objetivo é traçar uma discussão, técnica e filosófica, sobre os limites e violações da chamada privacidade digital, com um foco no recente escândalo.
A abertura do debate ficará a cargo do diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall. Com o tema “Dear President Rousseff…I told you so!” (Cara Presidente Dilma Rousseff…eu avisei!), a palestra de Maddog vai abordar os benefícios do software livre para a segurança e, inclusive, para a soberania nacional. A apresentação será no dia 16 de outubro, às 10 horas, no espaço Brasil.
Desde 2002, Maddog tem alertado o povo brasileiro sobre os perigos de utilizar softwares e hardwares proprietários e de armazenar dados em servidores de fora do país. Em 2006, ele iniciou um projeto para criar empregos de alta tecnologia que, além de impulsionar a economia brasileira, visa “dar ao Brasil a independência tecnológica necessária para uma superpotência econômica emergente”, como ele mesmo descreve. No resumo de sua palestra, Maddog afirma: “Enquanto algumas pessoas no Brasil têm escutado, outras ficaram cegas, surdas e mudas para o que estava acontecendo…até pouco tempo atrás.”
Também no primeiro dia da Latinoware, o assunto será colocado em pauta na palestra “Sorria, você está sendo vigiado”, ministrada por Alberto Azevedo. Consultor de várias empresas e especialista em segurança online, Azevedo vai demonstrar que organizações e até mesmo pessoas autônomas podem ter acesso às informações disponíveis na rede. “Na palestra, abordo partes importantes dos slides da NSA que não são abordados na mídia, além de trazer à tona outros níveis de espionagem que são desconhecidos pela maioria da população”, explica Azevedo. A palestra será às 11 horas, no espaço Brasil.
Na sequência, o ativista e desenvolvedor de software livre, Anahuac de Paula Gil, apresentará o debate intitulado “Jogaram o Prism no ventilador”, também sobre o escândalo de espionagem. Para ele, a utilização de software livre pode aumentar a segurança dos usuários. “Nós temos ferramentas livres que garantem a privacidade e podem ser usadas”, disse. Outro assunto que será questionado por Gil é a falta de atuação dos ativistas cibernéticos contra os atos de espionagem.
O encontro contará ainda com as participações de Marcelo Branco, ativista do Software Livre e ex-coordenador de campanha nas redes sociais da presidente Dilma Rousseff, nas eleições 2010; e Pedro Antônio Dourado de Rezende, coordenador do programa de Extensão Universitária em Criptografia e Segurança Computacional da Universidade de Brasília (UNB).
A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Governo Federal. As inscrições poderão ser feitas nos dias do evento.
Serviço:
X Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware
Data: 16 a 18 de outubro de 2013
Local: Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil
Contatos: (45) 3576-7186 / 3576-7253
E-mail: imprensa@latinoware.org
0sem comentários ainda