A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Sobre o IV ENSL - Encontro Nordestino de Software Livre
30 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO evento tem uma programação que inclui vários temas sobre software livre, cultura livre, inclusão digital, evidenciando as interfaces GNOME e KDE do Linux.
Espera-se bom tempo com bastante calor e pouca chuva :)
___________
IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre (IV ENSL)
http://ensl.org.br/2010/apresentacao/
Data: 5 e 6 de novembro de 2010
Local: Praiamar Hotel & Convention, Natal, RN
Horário: 8,00 às 18,00 hs
A distribuição Linux e o projeto
30 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaSaudações pessoal.
Uma questão muito comum encontrada é qual distribuição posso usar em meu computador e ajudar no projeto. O Linux traz nestes 19 anos muitas distribuições próprias e derivadas, cada uma com a sua personalidade. Não pretendo neste artigo informar qual é melhor ou pior, mas expressar sobre elas. Encontraremos vários artigos sobre o mesmo assunto.
Em particular tenho algumas preferências em distribuições: openSUSE, Arch Linux, Debian, Ubuntu e Fedora, cada uma com suas particularidades. Existem outras: Slackware, Sabayon, Gentoo, Mandriva, Satux etc. A existência de tantas distribuições para cada público, pessoa, preferência no que faz, entre outras.
Mudar de Windows para Linux é complicado para alguns, mas sabendo escolher a sua distribuição não terá problemas, ao migrar e mudar com facilidade. Para chegar na qual gosta pode ser um percurso pouco complicado. Queremos usar uma distro que gostamos, saibamos mexer, ter facilidade ao uso e outros pontos.
Uns dos grandes triunfos de entrar neste mundo Software Livre e Linux, é a interação com a comunidade Open Source, usuários das distribuição e desenvolvedores. O conhecimento que você adquire, conversando, amizade, troca ideias etc.
Participar de algum projeto o caminho pode ser "lento", ou seja, comece traduzindo algumas linhas, depois pode adquirir um arquivo completo e traduza etc. Se é desenvolvedor inicie reportando bugs ao projeto e participe das listas de emails e também divulgando a distribuição em eventos, install fest etc. Acredito que alguns desejam usar uma distribuição e participar do projeto. Crie um blog, site, ajude nos fóruns tirando dúvidas. Os blogs são alternativas para tutoriais e dicas, evite copiar e colar se caso coloque a fonte. O reconhecimento é demorado mas vale a pena. Tenha dedicação e prazer.
Sou membro da Comunidade de Software Livre do Espírito Santo - Tux-ES, uma comunidade dedicada ajudar, fazer eventos, divulgar o Software Livre e o Linux.
Abraços
Lançada edição n.19 da Revista Espírito Livre!
29 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaRevista Espírito Livre - Ed. n #019 - Outubro 2010
Chegamos a mais uma edição da Revista Espírito Livre, repleta de novidades, graças a uma equipe empenhada em contribuir com materiais e experiências. Esta edição tem em sua capa um símbolo que apresenta diversos significados, mas todos estes, de alguma forma, querem dizer basicamente a mesma coisa: liberdade, uma bandeira, inclusive defendida por este editorial. O Ubuntu foi chegando, chegando e hoje é reconhecido como a distribuição GNU/Linux mais popular entre os usuários do sistema do pinguim. E não é por menos: o público que de certa forma utiliza o Ubuntu são usuários órfãos do Windows, leigos e iniciantes em GNU/Linux num geral ou ainda aqueles que buscam facilidades e praticidade no uso do sistema. Estes últimos, em especial, querem simplesmente que o sistema funcione, e se encaixam aqui, empresas, profissionais liberais, desktops corporativos, escolas, e vários outros nichos. Sabe-se porém que, as principais tarefas que hoje são feitas em um sistema que roda Ubuntu, também podem ser feitas em sistemas como Fedora, OpenSuSE, Mandriva entre outros. Então, o que torna o Ubuntu diferente dos demais?! São seus usuários? Seria o seu criador, então? Muitos entretanto temem o crescimento desta distribuição, que na visão de certos usuários, “nasceu para engolir outras distribuições”. Estranhamente, outras tantas distribuições “nascem” justamente derivadas do Ubuntu e com público fiel e cativo, como é o caso do Linux Mint. Esta edição apresenta matérias que não tem o propósito de qualificar uma e desqualificar outra distribuição. O que se percebe é que a comunidade Ubuntu é forte, sólida, animada, participante do processo de desenvolvimento, acolhedora e está a todo vapor! Buscamos então, entrevistar aquele que, de certa forma, tornou o Ubuntu uma realização possível: Mark Shuttleworth.
Esta edição ainda traz muito mais: Bruno Rocha continua falando sobre Web2py, enquanto Otávio Santana fala sobre Java EE6. Carlos Eduardo conta sua experiência ao completar um ano de capas produzidas por ele para a Revista Espírito Livre. Roney Médice trata um assunto polêmico nos dias de hoje: a questão do anonimato na internet à luz da lei. Walter Capanema comenta sobre o Google Street View, recurso amado por uns e odiado por outros. Benjamim Góis fala de seu projeto de telecomunicações, o Jubarte. Enéias Ramos também fala de seu projeto, o X-Money. Em meio a tantas matérias legais ainda arrumamos tempo para entrevistar Marc Laporte, criador do Tiki Wiki, uma ferramenta Wiki bastante peculiar e que se encontra em amplo desenvolvimento. Ainda temos matérias sobre Android, MAEMO, LibreOffice e muito mais.
Além destes já citados, vários outros, igualmente competentes, contribuiram na produção de material para a edição e a estes também fica o meu agradecimento. Sem a participação de uma equipe comprometida e profissional, a construção de uma publicação como a Revista Espírito Livre simplesmente não acontece.
Tivemos vários sorteios e o nome dos contemplados podem ser conferidos na seção PROMOÇÕES. Novas promoções estão em aberto e se você ainda não ganhou, corra! Quem sabe o próximo ganhador pode ser você. Aproveitamos para reafirmar que várias promoções para os leitores acontecem em nosso site oficial e em nossas redes sociais. Então fiquem atentos! O que não saiu na revista, certamente estará em um destes meios.
Um grande abraço a todos nossos leitores e colaboradores. Espero encontrá-los na Latinoware 2010, que acontece em Foz do Iguaçu/PR, onde estamos planejando nos encontrar para um bate-papo legal entre os que ajudam sendo leitores e os que ajudam sendo colaboradores. Sem estas, a revista não teria chegado onde chegou! Até lá!
Revista Espírito Livre participa de programação no I Enconto de Software livre no Extremo Sul da Bahia
28 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA Revista Espírito Livre estará participando da programação de palestras no I Enconto de Software livre no Extremo Sul da Bahia, que ocorrerá do dia 29 a 31 de outubro, em Teixeira de Freitas/BA.
A palestra em questão será tem o título “Construindo uma publicação utilizando software livre e formatos abertos: O case da Revista Espírito Livre” e visará apresentar aos presentes o processo de criação de uma publicação como a Revista Espírito Livre.
Se tivermos tempo ainda teremos um workshop com a diagramação de uma matéria no Scribus, sendo que a melhor produzida sai na edição seguinte da revista.
Confira a grade do evento acessando o site oficial: http://www.ensolba.com.br.
Relação de ganhadores do sorteio: Joomla CMS Tutorial Mão na Massa
27 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA Tempo Real Eventos, em parceria com a Revista Espírito livre, sorteou inscrições para a Joomla CMS Tutorial Mão na Massa, que ocorre nos próximos dias, em São Paulo.
Os ganhadores da promoção foram: