A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
SliTaz (cooking) está pronto para download
31 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO portal da esbelta distribuição Linux SliTaz – http://www.slitaz.org/pt/ – anunciou o lançamento da nova versão de testes (cooking). A notícia destaca que os pacotes foram recompilados e otimizados para a arquitetura i486 pelo Cookutils, a nova geração das ferramentas de criação de pacotes da distribuição. O servidor de compilação agora possui uma amigável interface web que funciona por padrão em qualquer instalação do SliTaz.
O site da distribuição, com versão para o alemão, inglês, espanhol, francês, chinês e português, informa que o SliTaz é um “sistema operacional livre, leve, rápido e estável” que roda completamente carregado na memória RAM e inicia a partir de mídias removíveis como um cdrom ou um Pendrive.
O sistema dá a partida em LiveCD, gravado a partir de uma imagem ISO, e pode ser ejetado o LiveCD (com o sistema na memória RAM), liberando o drive de cd/dvd para outras tarefas.
O site informa, ainda, que o sistema é graficamente funcional, permitindo manter os dados e configurações pessoais em mídias graváveis. O sistema pode ser expandido com o gerenciador de pacotes Tazpkg e atualizações de segurança são fornecidas para as versões stable (estável) e cooking (testes).
Para mais informações, acesse: http://www.slitaz.org/
Torvalds aprova o kernel 3.0 “Sneaky Weasel”
31 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaBatizado de Sneaky Weasel, o kernel 3.0 celebra a entrada na terceira década de existência do Linux.
Notícias dão conta de que, recentemente, vazaram boatos de que o criador do Linux, Linus Torvalds, tensionava lançar a próxima versão do kernel como 3.0. Segundo o site “Conceivably Tech”, não se trata de boato, mas uma notícia oficial de que o novo kernel é a versão 3.0.
O kernel 3.0 foi postado por Torvalds no site kernel.org, explicando que o novo kernel celebra 3 décadas de existência do Linux. Tudo começou no dia 26 de agosto de 1991, mas o kernel 2 surgiu em 1996.
De acordo com notícia do portal de TI H-Online, o novo kernel terá diversos recursos novos, como suporte para Kinect, driver de gráficos atualizados e otimização para plataformas da Intel (Sandy Bridge, Ivy Bridge), bem AMD Fusion APU.. Há também o sistema de arquivos Btrfs (com melhorias), um controlador Microsoft Kinect Linux, suporte para CleanCache.
Conheça o novo kernel, de 93 MB, pode ser baixado no endereço:
http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/torvalds/linux-2.6.git;a=commit;h=55922c9d1b84b89cb946c777fddccb3247e7df2c
Manuel Castells: "Comunicação, poder e democracia"
30 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO sociólogo catalão Manuel Castells, para mim a maior referência teórica contemporânea, fala para os acampados de Barcelona.
Ele que participou ativamente do maio de 68, e de forma lúcida e vibrante, continuou atualizando suas elaborações teóricas sobre a sociedade em rede mais do que comprovadas agora com as recentes manifestações que tomam conta das ruas em todo planeta. Não deixem de ver os vídeos postados abaixo e consultar todo arsenal teórico deste grande amigo. Material indispensável para compreendermos o período histórico que estamos vivendo.
Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV
Abaixo foto de Manuel Castells em Porto Alegre durante o Fórum Social Mundial de 2003
O novo Linux Mint 11 está disponível para download
30 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Linux Mint, nomeado de “Katya”, segue a tradição de nomes femininos para as versões desta bela e ágil distribuição GNU/Linux, baseada no Ubuntu.
Criada por Clement Lefebvre, que concedeu entrevista à Revista Espírito Livre (nº 5, agosto/2009), a edição Katya é baseada no Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal). Vem com kernel 2.6.38, X.Org 7.6, com o GNOME 2.32 (não vem com a nova interface “Unity”, do Ubuntu), LibreOffice 3.3, recursos de multimídia já instalados e uma série de implementações originais como o mintMenu, que proporciona muito conforto e rapidez para trabalhar e se divertir.
No portal da distribuição – http://www.linuxmint.com/ -, Clement disse que a equipe de desenvolvimento “está orgulhosa do Linux Mint Kátia”. Ele destaca que a edição vem com novidades, melhorias e novas funcionalidades para tornar o desktop “mais confortável de se usar”.
A distribuição está disponível para dowload nas arquiteturas 32-bit e 64-bit, e nos formatos Live GNOME CD e DVD, OEM edition, e uma versão especial para os Estados Unidos e Japão. A distribuição ainda conta com as edições Live KDE, LXDE, Fluxbox e Xfce.
O Linux Mint é uma distribuição 100% livre e oferece suporte técnico pago para as empresas, bem como para as pessoas que solicitarem. Além disso, o Linux Mint atende gratuitamente a comunidade de usuários.
Baixe logo o Linux Mint 11 (Katya): http://www.linuxmint.com/
GNU/Linux: presente nos conselho comunais da Venezuela
30 de Maio de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA Agência Venezuelana de Notícias destacou que os conselhos comunais daquele país caribenho terão, nos próximos dias, uma nova versão do GNU/Linux Canaima, distribuição Linux desenvolvida pelos venezuelanos e baseada no Debian Squeeze. A nova versão foi nomeada de Canaima Comunal e tem por objetivo utilizar a tecnologia livre para facilitar o dia a dia das atividades comunitárias.
O sistema poderá ser baixado no endereço http://canaima.softwarelibre.gob.ve e contará com ferramentas para levantamento de dados cadastrais, de administração de recursos e de redes sociais, entre outros recursos.
O representante da Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento de Software Livre na Venezuela, Peter Blanco, explicou que o sistema oferece importantes ferramentas como uma biblioteca que agrupa todas las leies relacionadas com os conselhos comunais, um compêndio de conteúdos sociopolíticos úteis para a formação de líderes comunitários, um programa para o acesso à informações geográficas e aplicações que facilitam o trabalho administrativo.
O Canaima está na versão 3.0 (lançada em 05/05, último), e os interessados em participar do desenvolvimento deste projeto, assim como em conhecer detalhadamente suas características e funcionalidades, poderão fazê-lo na página wiki: http://comunal.canaima.softwarelibre.gob.ve/doku.php.
Para baixar: http://canaima.softwarelibre.gob.veGNU/Linux está presente nos conselho comunais da Venezuela