Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançada edição n.14 da Revista Espírito Livre!

30 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Revista Espírito Livre - Ed. #014 - Maio 2010

Revista Espírito Livre - Ed. #014 - Maio 2010

Revista Espírito Livre - Ed. n #014 - Maio 2010
Revista Espírito Livre - Ed. n #014 - Maio 2010

O aniversário da Revista Espírito Livre passou e conseguimos nos consolidar como uma publicação mensal de qualidade, respeito e querida pelos nossos leitores. A cada mês chegam mais e mais comentários nos incentivando a continuar, nos dando um feedback positivo em relação as matérias veiculadas nas edições, pedindo que por favor, diminuamos o número de páginas pois não está dando tempo de acompanhar tanta coisa. Considero este pedido em especial um elogio pois não é nada fácil manter uma publicação mensal, e se ela apresenta o leitor uma quantidade tão grande e rica de material que o mesmo não dá conta de acompanhar, sinal que estamos no caminho certo. Recomendamos porém que estes que não dão conta de ler tudo, que tenham calma, pois a edição não precisa ser devorada em um mês, recorra a ela sempre que necessário. Tivemos algumas baixas em nosso time, mas também ganhamos vários novos colaboradores. Nossa equipe vai se renovando e se fortalecendo a cada dia, prova de nosso amadurecimento e empenho diário em entregar aos leitores uma publicação de qualidade e gratuita.

A edição deste mês de maio traz em sua capa o tema amplamente difundido, confundido e polêmico: P2P. Salvação para muitos e tormento para outros, o P2P mostra que chegou para ficar, sendo usada de diversas formas, não somente para troca de arquivos entre pares, ou ainda confundida com uma tecnologia a serviço do crime. Nas próximas páginas o leitor se deparará com relatos, entrevistas e matérias que demonstram que o P2P pode ser usado como um aliado às tecnologias hoje existentes. Josh Bernard, que é um de nossos entrevistados da edição, utilizará BitTorrent para promover e distribuir sua próxima produção, uma série de TV chamada Pionner One. Também conversamos com Andrew Resch, desenvolvedor do Deluge, um software para compartilhamento de arquivos em BitTorrent. Walter Capanema comenta exatamente sobre o BitTorrent ser uma ferramenta para compartilhamento ou para pirataria, uma discussão que vai longe… Jomar Silva inclusive diz que combater as redes P2P para impedir o compartilhamento é matar o mensageiro e não a mensagem. Alexandre Oliva também diz que o compartilhamento de obras culturais é natural do ser humano e que embora muitos tenham recorrido a modelos cliente/servidor, como é caso do BitTorrent, para ganhar acesso a obras através de bibliotecas, as práticas de empréstimo, doação, escambo e venda de obras diretamente entre pares é ainda mais antiga que a escrita.

Batemos um papo com Carlos Eduardo do Val, autor do livro Ubuntu – Guia do Iniciante, já mencionado por aqui. Ele nos fala como teve a ideia de escrever o livro, suas motivações, entre outros. Também conversamos com Salsaman, figura conhecida já no cenário nacional/internacional por diversos motivos, entre eles ajudar no desenvolvimento do editor de vídeo LiVES. Krix Apolinário apresenta aos leitores um dia tranquilo na vida de uma sysadmin, algo meio difícil de imaginar! Edgard Arthur Michel fala de seu projeto, o CrowdLabore que reune Crowdsourcing e Colaboração. Wilkens Lenon levanta uma questão interessante sobre o software livre como paradigma da liberdade da rede enquanto Ricardo Martiniano fala do recente protesto de comunidades Linux no Orkut. Miguel Koren apresenta o OpenBravo, uma solução bastante eficiente de ERP para empresas. Igor Morgado descreve um processo interessante para backups no Ubuntu, situação que rotineiramente nos envolve. Conversamos ainda com David LeDuc, da ODF Alliance, que expõe muito bem estes 5 primeiros anos de ODF, um formato aberto para documentos.

Confesso que às vezes fica até difícil comentar sobre todos que ajudaram na edição, porém extendo meus agradecimentos a todos que contribuiram direta ou indiretamente para mais um número da Revista Espírito Livre, citados aqui ou não. Sem vocês, nunca chegaríamos onde chegamos. Nos vemos por aí, partilhando conhecimento… sempre.



25 de maio: Dia do Orgulho Nerd

25 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Segundo a Wikipédia, o Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek é uma iniciativa que advoga o direito de toda pessoa ser um nerd ou um geek. Teve origem na Espanha (“dia del orgullo friki”, em espanhol).

O dia do orgulho nerd é celebrado em 25 de maio desde 2006, comemorando a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977. O dia 25 de maio também é o Dia da Toalha, em homenagem ao escritor Douglas Adams.

A Origem do dia

Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, graças à publicidade dada por alguns meios, como:

A maior concentração aconteceu em Madri, onde 300 Nerds demonstraram seu orgulho com um pacman humano.

Comemorações de 2007

Em 2007 a celebração contou com mais ajuda de instituições oficiais (como o Circo Price, de Madri) e teve comemoração mais ampla por toda a Espanha. Atividades oficiais foram anunciadas no Pilar de la Horadada, Cádiz, Huesca, Calaf, Huelva, e Valência. Houve uma campanha Doação de Sangue Nerd. Entre outros atos, foi exibido o filme Gritos no corredor.

2008: O dia do Orgulho Nerd chega à América

Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente na América, onde foi divulgado por numerosos bloggers, unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay. O matemático e autor John Derbyshire, vencedor do Prêmio Livro de Euler e blogger geek, anunciou[2] que apareceria na parada da Quinta Avenida, vestido de número 57, na ala dos números primos – o que fez alguns bloggers dizerem que iriam procurá-lo.

Nós da Revista Espírito Livre desejamos a todos os leitores, um Feliz Dia do Orgulho Nerd!



Usando Redes Sociais de forma mais segura

21 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Fui convidada a palestrar logo mais sobre noções de segurança no uso de redes sociais para a galera do IFBA - Dias D'Avila- BA.

Antecipo algumas referências sobre o tema. As cartiilhas a seguir tratam sobre boas práticas no uso da internet, principalmente das redes sociais, focando em diferentes públicos:



IV Encontro Nacional BrOffice.org: Certificados começam a ser enviados

21 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

NetbooksTerminadas as atividades que reuniram cerca de 4 mil inscritos em todo o país para o IV Encontro Nacional BrOffice.org e começam as atividades de pós encontro. Isso inclui a entrega de netbooks sorteados e outros brindes, avaliação dos estados e das Instituições envolvidas, acerto de contas e relatório final. Depois disso, o planejamento do V EnBrO.

Agora estamos em fase de entrega de certificados que devem ser enviados a todos os emails dos participantes. Para os seguintes estados já foram emitidos os certificados: DF-GO-MT-RN-AL-ES-PA-PE-RJ-SC-SP.

* fonte: IV Enbro



Prefeitura de Itaboraí - RJ vai treinar 100 funcionários em BrOffice.org

21 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

fotoO treinamento irá apresentar o BrOffice.org como um valioso instrumento para viabilização do software livre em desktops e laptops, uma vez que proporciona ao usuário praticamente os mesmos recursos oferecidos por outras suites concorrentes. Serão apresentadas as principais diferenças entre os pacotes para escritórios existentes no mercado, os novos recursos visando o aumento de produtividade, técnicas de edição de documentos e resolução de problemas.

A Prefeitura considera a transição de todo o Parque Tecnológico Municipal para o BrOffice.org a exemplo da Petrobras, Caixa Economica Federal, Vivo, Banco do Brasil, Gabinete da Presidência da República, para ficar em apenas alguns exemplos. De acordo com Djones Braz de Araújo Costa, Assessor de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Fazenda da prefeitura municipal de Itaboraí, além de uma série de vantagens, não existe a necessidade de pagamento de licença para uso do BrOffice.org como acontece com produtos similares.

* fonte: BrOffice.org



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource