A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Morre aos 42 anos, Ian Murdock, o criador do Debian GNU/Linux
30 de Dezembro de 2015, 22:53 - sem comentários aindaO ano de 2015 chega ao fim e com ele, a vida de uma personalidade na comunidade Linux mundial. Ian Murdock, o criador da distribuição Debian, faleceu hoje, aos 42 anos.
O sistema de arquivos ZFS está chegando ao Ubuntu 16.04 LTS
29 de Dezembro de 2015, 20:24 - sem comentários aindaO sistema de arquivos ZFS está vindo para o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), sendo apenas um dos muitos novos recursos que serão implementadas no novo SO. Porém, antes que você fique muito animado com a possibilidade de substituir o atual EXT4, é preciso saber que o ZFS estará disponível apenas como uma pré-visualização da tecnologia, ao menos por enquanto.
Ainda há muito trabalho pela frente e o sistema de arquivos não está totalmente integrado no Ubuntu. Os desenvolvedores ainda precisam adicioná-lo ao instalador e pode levar algum tempo (ou nunca) até que o ZFS seja aprovado como padrão.
A principal razão pela qual os desenvolvedores do Ubuntu estão de olho no ZFS é pelo fato do Debian também estar suportando o novo sistema de arquivos. Como o Ubuntu é baseado no Debian e ZFS parece estar em ascensão, é natural que a Canonical venha também a adotá-lo.
O ZFS não é algo novo, já está em desenvolvimento há alguns anos, e só recentemente se tornou mais amplamente adotado. Alguns dos sistemas operacionais que têm ZFS ou, pelo menos, o suporte para ele incluem Solaris, OpenSolaris, OpenIndiana, illumos, Joyent SmartOS, OmniOS, FreeBSD, Debian GNU/kFreeBSD systems, NetBSD, OSv e atém mesmo o OS X com o seu MacZFS.
“Não há suporte no instalador Ubiquity, tanto quanto eu sei, e não há um bug restante no grub (https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/grub2/+bug/1527727) (Corrigido no meu PPA, ppa:cmiller/ppa). Se você tem uma instalação nova, você pode inicializar, use as próprias ferramentas da distro (e meu PPA até que eu possa obter mudanças em xenial), montá-los e, em seguida, continue e instale inteiramente em ZFS. Você ainda vai precisar de uma partição EFI para o arranque do grub”, diz Chad Miller, da Canonical, em seu perfil oficial no Google+.
Vai demorar algum tempo até que os usuários do Ubuntu possam ter acesso ao ZFS, e o fato de que este sistema de arquivos é licenciado sob a CDDL, que é incompatível com a licença GPL do Linux Kernel, significa que ele não vai estar disponível como padrão em breve. Em qualquer caso, o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) promete ser uma versão muito interessante.
Com informações de Softpedia, Chad Miller/Google+ e LinuxBuzz.
Lançada LibreOffice Magazine 20
29 de Dezembro de 2015, 20:21 - sem comentários aindaEsta última edição da revista conta com um pequeno exemplo de uma cidade de Santa Catarina que esta abraçando a causa do software livre, com jovens trabalhadores e suas ideias de como ajudar na administração de uma cidade. A edição também conta com um case de uma faculdade de economia da Argentina.São só, dois pequenos exemplos, de como se pode fazer mais com menos. E obter sucesso.
A edição disponibiliza dois artigos escritos a várias mãos, dicas e tutoriais sobre LibreOffice, além de assuntos sobre outros aplicativos de código aberto.
Download edição 20: Feliz Natal e Próspero 2016
Download edições anteriores: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/
Com informações de LibreOffice Brasil.
Usuários do Ubuntu poderão alternar entre janelas e aplicativos abertos em modo tela cheia
29 de Dezembro de 2015, 20:01 - sem comentários aindaA Canonical, empresa por traz do Ubuntu, a distribuição Linux considerada a mais popular do mundo, anunciou nesta segunda-feira (28) um novo recurso, provavelmente, apenas para o ambiente gráfico Unity 8. A novidade deve turbinar o comando Alt+Tab do sistema operacional, utilizado para alternar entre janelas e aplicativos em funcionamento no computador.
O breve anúncio foi feito na página oficial do Ubuntu no Google+, onde a Canonical afirmou que os usuários serão capazes de deslizar entre todos as aplicações abertas do SO em modo tela cheia. De acordo com a Canonical, o novo recurso deve estar disponível em breve no Ubuntu.
“Perfeitamente passe por todos os seus aplicativos em modo de tela cheia – em breve”, diz o anúncio juntamente com uma imagem, que você confere logo no início deste artigo, onde é possível ver um dispositivo Ubuntu Phone conectado a um monitor LCD, além de periféricos como teclado e mouse via Bluetooth.
Infelizmente, a Canonical insiste em mantem segredo sobre a novidade. Com tudo, provavelmente o novo recurso terá a sua estreia começando com o Ubuntu 16.10, devemos ver a mesma interface Unity no desktop e em dispositivos móveis. Assim que saírem mais novidades, manteremos você informado.
Com informações de Softpedia, Ubuntu/Google+ e LinuxBuzz.
Lançado Manjaro Linux Deepin 15.12
29 de Dezembro de 2015, 19:46 - sem comentários aindaJá imaginou ter o melhor do Manjaro com o visual do Deepin? Pois isso já é possível com o Manjaro Linux Deepin 15.12. Conheça mais um pouco sobre essa distro e descubra onde baixá-la.
Manjaro Linux é um sistema operacional de código aberto baseado no Arch Linux. Já o Deepin Linux é uma distribuição Linux derivada do Debian (anteriormente era do Ubuntu) que utiliza um ambiente de desktop bonito chamado Deepin.
Agora, Bernhard Landauer, o principal desenvolvedor e líder do projeto Manjaro, anunciou que o Manjaro 15.12 Capella recebeu um novo sabor, que usa o Deepin como ambiente padrão. O resultado dessa mistura é o Manjaro Linux Deepin 15.12, um sistema que usa Linux kernel 4.1 LTS, além dos software específicos da distro Manjaro: Manjaro-Welcome, Manjaro-Settings-Manager, Manjaro-Print e o Calamares.
Como possui os mesmos pacotes do kernel que estão disponíveis no Manjaro Linux 15.12 Capella, o Manjaro Linux Deepin 15.12 oferece suporte para os mais recentes componentes de hardware disponíveis no mercado, incluindo as mais recentes laptops e desktops.
Além disso, o sistema operacional vem com o Chromium, Evolution, LibreOffice, Nautilus, GIMP, Gthumb, XSane, Yaourt, Galculator, IsoUSB como padrão e utiliza o Gala, Metacity ou Mutter como gerenciador de janelas padrão. Mas alguns software Deepin também foram implementados, como o Deepin-Terminal, Deepin-Screenshot, Deepin-Movie, Deepin-Music and Deepin-Game.
Para saber mais sobre a distribuição Manjaro Linux Deepin, clique nesse link.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
A imagem ISO do Manjaro Linux Deepin 15.12 já pode ser baixada acessando o link abaixo:
Manjaro Linux Deepin 15.12
Com informações do Blog do Edivaldo Brito.