A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Ole Peter Smith confirma presença no 6º Fórum Espírito Livre
30 de Abril de 2014, 17:07 - sem comentários aindaOle Peter Smith também não poderia deixar de estar presente no 6º Fórum Espírito Livre. Ele estará ministrando a palestra de título “Relato de implementação do Sistema Administrativo Escolar SAdE”.
Alguns temas que a palestra irá abordar: História do SAdE (quase 10 anos). Administração escolar e estruturas de dados. Aplicação e Modulos. Módulo: Dados, ‘Actions’. Grupos de dados, VIEWS. Singular vs. Plural. Output: HTNL – or PDF via LaTeX, or…. Estrutura de dados, revisitado: Divide & Conquer. Estrutura de dados curriculares; grades, períodos, ‘trimestrais’. Login e Perfis. Unidades, Escolas, Grades, Períodos, Turmas, Disiplinas/Alunos. Relatórios, telas e imprimíveis. Todo list: mais abstrações. Código abstrato vs.código específico.
Ole também estará na grade do evento com um minicurso sobre Programação Científica que tratará dos seguintes assuntos: Desenvolvimento de algoritmos usando construções programáticas básicas na linguagem C. Raízes en funções e polinômios, algoritmo bisecção e laços while. Algoritmos matriciais, sistemas lineares; laços for. Alocação de memória estática e dinâmica. Representação de polinômios com arrays. Interpolação com polinômios de Lagrange.
Ole Peter Smith é Dinamarquês, nascido em Copenhague. Mestre de Engenharia (MAT/DTU, 1990), PhD em Matemática (MAT/DTU, 1996). Systems Administrator (MAT/DTU, 1997-2002). Coordenador de Informática, (Pref. Mun. de Iporá-GO, 2002-2007). Professor de Matemática (UEG/UnU Iporá, 2003-2009), Professor de Informática (FAI/Iporá, 2004-2009). É Coordenador de Informática (UEG/UnU Iporá, 2006-2009 e FAI/Iporá 2004-2009). Professor Adjunto (IME/UFG). Membro ASL-GO. Membro fundador e Presidente, SLOG.
O 6º Fórum Espírito Livre acontece nos dias 29 e 30 de maio em Vitória e Serra, no Espírito Santo. Inscreva-se gratuitamente através do link http://forum.espiritolivre.org.
Certificações GNU/LINUX gratuitas para participantes do FISL15
29 de Abril de 2014, 10:50 - sem comentários aindaMais uma novidade imperdível para o aniversário de 15 anos de FISL: nesta edição, todos os participantes terão direito a uma certificação CLO, (Operador de Linux Certified), gratuita, em uma parceria com a Latinux. É isso mesmo, você não leu errado: se você ainda não tem uma certificação que comprove seus conhecimentos livres, tem agora uma oportunidade única de obtê-la sem custo.
As provas serão realizadas após o evento, em uma iniciativa do Cluster Latinux que vai ajudá-lo a conseguir credibilidade como profissional na área de TI e tecnologias abertas.
A certificação Junior Linux Operator (JLO) credita ao profissional as seguintes habilidades:
* Gerenciar usuários em um servidor GNU/Linux.
* Iniciar e concluir serviços a partir de um console de um servidor GNU/Linux.
* Instalar estações de trabalhos com GNU/Linux.
* Editar arquivos de configuração.
* Instalar, atualizar e eliminar aplicações em uma estação de trabalho.
* Seguir instruções para manutenções mais complexas de um servidor com GNU/Linux dadas por um CLA (Certified Linux Administrator), CLNA (Certified Linux Network Administrator) ou CLSA (Certified Linux Security Administrator).
Durante o FISL, haverá uma apresentação sobre a Latinux e as suas certificações (data e hora a confirmar). Os exames serão realizados somente após o FISL, até trinta dias depois do evento.
O Cluster Latinux nasceu durante o Linuxweek’99 (Caracas, Venezuela), por iniciativa do engenheiro Ricardo Strusberg Velasco, com o objetivo de criar uma rede de empresas, instituições educativas e consultores especializados em soluções baseadas em software livre.
Durante o VII FISL, em 2006, empresas do Brasil, Estados Unidos, Porto Rico e Venezuela firmaram, o acordo de cooperação que criou formalmente o Cluster Latinux como um consórcio internacional. O acordo foi resultado das negociações iniciadas no Linux World Expo 2006, em Boston, Estados Unidos, e no Lacfree 2005, em Recife, Brasil, tomando como base a abordagem de aliança que ocorreu na Linuxweek’99, mas, como em diversos momentos marcantes para a história do Software Livre, escolhendo o FISL como palco de sua oficialização.
Saiba mais sobre a Latinux.
Fonte: Assessoria de Imprensa FISL15.
Governo dos EUA recomenda que usuários parem de usar o Internet Explorer
29 de Abril de 2014, 10:47 - sem comentários aindaO governo americano, através do departamento responsável pela segurança na internet recomendou que os usuários do navegador Internet Explorer deixem de utilizá-lo até que a vulnerabilidade anunciada recentemente seja corrigida.
Como se confirma, a brecha é grave e afeta todas as versões do navegador, a saber: IE 6, 7, 8, 9, 10 e 11. Através da vulnerabilidade é possível executar um código remotamente através do browser. “A vulnerabilidade existe na forma como o Internet Explorer acessa um objeto na memória que foi excluído ou não tenha sido devidamente alocado”, explica a MS.
Ainda segundo a empresa, o invasor pode hospedar um site criado especificamente para explorar referida falha e levar o usuário a acessá-lo através de links encaminhados por e-mail ou softwares de mensagens instantâneas.
Em nota, a Microsoft diz que está “consciente das limitações e possíveis problemas” e encoraja os clientes a seguir as orientações descritas no comunicado de segurança (em inglês) divulgado por ela para “amenizar eventuais ocorrências”.
Como alternativas, o Mozilla Firefox e o Google Chrome atendem perfeitamente a todas as necessidades dos usuários que desejam desfrutar da web. Aliás, para alguns usuários, o Internet Explorer tem apenas uma única função: fazer o download de outro navegador, como os citados.
Segundo o StatCounter, o IE é o segundo browser mais popular no Brasil, utilizado por 16% das pessoas com acesso à internet.
Com informações de US-CERT
Treinamento do CISL: Iniciação à monitoração organizada com Zabbix
29 de Abril de 2014, 10:37 - sem comentários aindaO objetivo do treinamento é apresentar a ferramenta zabbix, como instalar, configurar a utilizar os templates para monitoração.
Período: De 06 a 07 de maio de 2014 ou De 08 a 09 de maio de 2014
Horário: Das 09h ás 18h
Vagas: 06 (em cada turma)
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de linux
Local: sala 1 do Serpro regional Horto – Rio de Janeiro
Endereço: Rua Pacheco Leão, 1.235 Fundos – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ
Conteúdo Programático:
Conhecendo o Zabbix
Cadastramento básico
Configuração de descoberta
Templates
Serviços de TI
Monitoração Personalizada
Maiores Informações: http://www.softwarelivre.gov.br/eventos/treinamento-do-cisl-iniciacao-a-monitoracao-organizada-com-zabbix-4 e http://www.softwarelivre.gov.br/eventos/treinamento-do-cisl-iniciacao-a-monitoracao-organizada-com-zabbix-5
Instrutor: Adail Henrique Spínola Horst
Minicurrículo do instrutor:
Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista (Unip). Atualmente é analista de redes do Serpro. Tem experiência na área de gestão de infraestrutura de tecnologia da informação, desenvolvimento e customização de softwares especialistas. Autor de customizações para Zabbix com foco em monitoração interna e externa de ambientes. Atuou na definição dos processos de monitoração da infraestrutura que suporta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na melhoria da definição dos processos de monitoração do Serpro.
Inscrição: Enviar os dados (nome, CPF, e-mail, telefone, instituição e CNPJ da instituição) para o endereço eletrônico: cisl@serpro.gov.br até o dia 30/04/2014. As vagas serão alocadas por ordem de chegada dos pedidos, respeitando a divisão de vagas entre os órgãos.
Encaminharemos a confirmação ou não da vaga no treinamento no dia 02/05/2014.
Programa de Capacitação
O CISL busca a parceria dos órgãos integrantes do Comitê para compartilhar conhecimentos, disponibilizando monitores e ou salas de treinamento para cooperar nesta ação de capacitar os técnicos de informática do Governo Federal. Mais informações: cisl@serpro.gov.br.
Rodada Hacker incentiva mulheres nas atividades técnicas ligadas à internet
29 de Abril de 2014, 10:34 - sem comentários aindaNa busca de incentivar o desenvolvimento das mulheres na parte de engenharia e programação web a Rodada Hacker especial da 15ª edição do Fórum Internacional do Software Livre (FISL15) dá liberdade às meninas para colocar em prática suas ideias de projetos. Para auxiliar as aspirantes a programadoras, tutores com habilidades diferentes estarão à disposição para o desenvolvimento do projeto.
Cada tutor ficará responsável por 6 desenvolvedoras que poderão se agrupar conforme a ideia que queiram colocar em prática. A rodada tem duração de 7 horas (das 09h às 18h) então as interessadas em participar deverão pensar em projetos que possam ser realizados em tempo suficiente para o fim da oficina.
O objetivo do evento é gerar autonomia para que todas as participantes possam criar e desenvolver sites, games e aplicativos de celular. O importante é que todas possam trabalhar com suas características e preferências e conseguir, assim, desenvolver suas habilidades.
A Rodada Hacker acontece no dia 7 de maio, primeiro dia do FISL15, das 9h às 18h, no 7º andar do Centro de eventos da PUCRS. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo site http://bit.ly/1flFoxb. É necessário levar laptop próprio. O evento oferece tomadas e wireless para a participação na oficina.