Um dos mais populares especialistas em segurança digital do mundo, Edward Snowden alertou seus seguidores do Twitter em relação ao uso do novo aplicativo de mensagens do Google, o Allo. Segundo ele, o app é perigoso, uma vez que não integra a criptografia de ponta a ponta (end-to-end) como característica padrão. Isso deixaria os usuários vulneráveis a possíveis interceptações que podem resultar em vazamento de dados.
“A escolha do Google de desativar a criptografia de ponta a ponta por padrão no novo aplicativo de chat Allo é perigosa e torna o app inseguro”, disse o ex-agente da NSA. “Evite [o Allo] por enquanto”, alertou. Diferentemente do WhatsApp e do Telegram, o aplicativo do Google adota a criptografia end-to-end apenas quando o usuário habilita manualmente o Modo Anônimo.
Responsável pela segurança do aplicativo, Thai Duong afirmou que sua intenção era que o Modo Anônimo fosse implementado como padrão para todas as conversas no app. “A pergunta do momento é: se o modo incógnito com criptografia de ponta a ponta e mensagens que desaparecem são tão úteis, por que não é padrão no Allo? Meu desejo era que fosse padrão, mas, mesmo assim, nem tudo está perdido”, disse o desenvolvedor.
Seja como for, o objetivo do Google com o Allo é competir de igual com os principais mensageiros do mercado, como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger. Apesar das diversas críticas envolvendo a segurança de seu novo app, o Google ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Com informações de CNET e Canaltech.
0sem comentários ainda