Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Reflexões sobre privacidade

14 de Setembro de 2013, 14:52 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes

privacidade

Após deparar com a mensagem que veio embutida em um equipamento vendido por uma empresa americana (Mcafee) para diversos órgãos públicos e empresa no Brasil, vejo-me diante do fato de que,  nem nossos técnicos nem nossos gestores estão preparados para lidar com o cenário que o Edward Snowden expôs com suas denúncias. Acreditem, o tema é sério, influencia nossas vidas, fere nossa privacidade e nos apresenta uma realidade onde um único governo pode interferir na vida de pessoas em todo mundo.

A imagem, mostra como a central de espionagem americana funciona: ”Se estou te avisando que estou bisbilhotando, que mal há?” Não somos apenas espionados a muitos anos; a muitos anos somos avisados e concordamos com isso. Provedores, analistas, empresas, prestadores de serviços e principalmente o governo, em não investir corretamente no desenvolvimento tecnológico e científico de nossa nação, todos são cúmplices. Se não tomarmos uma atitude de combater, esclarecer, não estamos dando a oportunidade de todos opinarem sobre.

Passei o dia ouvindo opiniões de analistas e técnicos, que argumentam o fato de nosso País, devido a seu déficit tecnológico, ficar sempre viver à sombra dos EUA, somos escravos mesmos, e assim devemos nos conformar. Nosso pais é um atraso, e que o mundo é escravo deles.

Acontece que, a maioria das pessoas, não tem a menor ideia dos riscos e questões éticas, morais e privacidade envolvidos em um EULA como esse.

Cabe a nós, profissionais conscientes da gravidade dos fatos, o dever de informar e conscientizar da situação que o Brasil e outras nações encontra do ponto de vista de dependência tecnologia e de violação de direitos civis, políticos e de privacidade.

Nossa constituição está sendo violada ˜debaixo do nariz˜ de analistas, engenheiros, cientistas e outros profissionais da área, descaradamente. Cabe essa luta começar por nós. E o que podemos fazer agora?

No mínimo vejo que devemos levantar o tema e informar as pessoas da roubada que nossa deficiência tecnologia pôs todo o povo brasileiro através de suas instituições acadêmicas, cientificas, tecnológicas que ou por falta de recursos ou comprometimento das autoridades em investir corretamente os poucos recursos que temos para essas áreas provocou. Quem é o culpado? Não somos só nós (Brasil) que estamos nessa. Várias nações em situação igual a nossa estão tendo seus direitos violados.

Sempre escuto que ˜cada povo tem os políticos e gestores que merece˜, acho que essa máxima se aplica bem para essa situação. Não se pode esperar que um político (da qualidade que temos) saiba o que vem escrito nos EULAs de sistemas de segurança, roteadores, concentradores entre outro. Muitos analistas quando se deparam com contratos e EULAs e veem textos que ferem nossos direitos e constituição, simplesmente o ignoram e levantam a solução como se nada tivesse acontecido. Serão esses analistas responsáveis? até que ponto? Não seria prudente informar às autoridades competentes sobre a criticidade que a situação exige? Afinal estão violando a constituição de nosso País.

Para variar, em visita ao nosso país, O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, informou nesta terça-feira que não há intenção do governo dos EUA de parar com as ações de espionagem online telefônica que atingiram pessoas em vários países, inclusive no Brasil. Segundo Kerry, o programa de monitoramento faz parte da política norte-americana de proteção aos cidadãos definida em lei aprovada após os atentados do 11 de Setembro  de 2001.

‘Esperamos que Brasil entenda e aceite’

Com essa frase, Kerry tenta apelar para compreensão da opinião pública em nosso país.

Nesta mesma visita, o Governo brasileiro deixa claro que não concorda com vigilância que atingiu vários países, incluindo o Brasil, porém quais medidas serão realmente tomadas? Afinal, como podemos entender na imagem que ilustra este texto, empresas americanas estão sendo usadas como instrumento de controle remoto através de seus equipamentos que são amplamente comercializados para o governo e empresas de nosso país.

Soluções?

O uso de Software Livre em todas as instâncias de governo, fomentará o surgimentos de novas empresas interessadas no modelo de negócio que essa demanda governamental fará surgir.

Usar e promover o desenvolvimento já seria um grande impulso no setor. Isso abriria oportunidades nas universidades, empresas, escolas, desenvolvedores entre outros setores.

Já levantei outras vezes, a discussão sobre as empresas que provem serviços em nosso País terem a obrigatoriedade de armazenar exclusivamente os dados gerados pelos nosso cidadãos por aqui. O que escuto? Isso vai espantar as empresas do pais… Vai gerar mais gastos e aumentar o custo de se começar um negócio na internet… Vai nos atrasar…

Fica a pergunta: Será?

Por Aderbal Botelho.

Com informações do Portal Luis Nassif.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/reflexoes-sobre-privacidade

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.