Um grupo de pesquisadores da Technical University of Denmark (DTU) anunciou nesta quinta-feira (31) que bateu o novo recorde mundial de transmissão de dados por uma única fibra óptica, que registrou uma velocidade de 43 terabits por segundo – o equivalente a 5,4 Terabytes por segundo. Em termos simplificados, isso significaria preencher um DVD de 1GB em apenas 0,2 milissegundos.
O grupo é o mesmo que, em 2009, ultrapassou pela primeira vez a barreira de transmissão de 1 terabit por segundo. Agora, os pesquisadores superaram o recorde anterior conseguido pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, que atingiu a marca de 26 terabits por segundo em 2011.
De acordo com o Extreme Tech, o principal mérito do experimento foi ter conseguido atingir a velocidade observada utilizando apenas uma fibra óptica de multiplos núcleos, que é uma realidade semelhante às redes comerciais implementadas atualmente no mundo todo. Anteriormente, outras pesquisas já conseguiram ultrapassar até velocidades superiores à da DTU, na marca de petabits por segundo, mas sempre utilizando múltiplas fibras e lasers.
O experimento do grupo de 43 Tbps tem grandes chances de ser exportado para o mundo real em alguns anos. Atualmente, as velocidades comerciais mais rápidas que encontramos no mundo chegam a 100 Gbps.
Com informações do Canaltech.
0sem comentários ainda