ownCloud, a plataforma open source de armazenamento de nuvem, deu um importante passo rumo a consolidação de sua solução, introduzindo um recurso para edição colaborativa de documentos de forma simultânea. Existem outras soluções disponíveis no mercado, entretanto o ownCloud se destaca por opensource.
A ferramenta de edição chamada ownCloud Documents, é um dos novos recursos do ownCloud versão 6.1. Ele permite aos usuários do owncloud, visualizar e editar documentos em seu armazenamento ownCloud de seus browsers. Ele também suporta colaboração que torna possível não só para outros usuários da nuvem locais, mas também por pessoas de fora da nuvem (que podem ser convidadas para editar um documento via e-mail) para trabalhar em documentos ao mesmo tempo.
Então, é basicamente o Google Docs, mas com uma diferença muito importante: No ownCloud Documents, todos os arquivos permanecem privados, nos servidores da empresa ou proprietário da instalação do ownCloud, uma característica consistente com a visão central ownCloud de permitir aos usuários construir sua própria nuvem, em suas próprias redes e seu próprio hardware. Manter todos os dados privados atenua as preocupações que muitas empresas ou usuários individuais podem ter sobre os documentos de armazenamento em nuvens públicas, como o do Google ( GOOG ), onde eles não têm controle direto sobre seus dados, e onde ele pode ser mais suscetível a bisbilhoteiros de rede enquanto em trânsito.
O ownCloud Documents funciona muito bem com aplicações de escritório de desktop , como o LibreOffice. Isso significa que você pode abrir e editar documentos em sua nuvem privada, baseadas em ownCloud em aplicações standalone e browser ao mesmo tempo. O ownCloud não o irá forcar a usar a interface Web como o Google Docs faz.
Além disso, os fãs do Software Livre ficarão felizes em saber que o ownCloud Documents, assim como a maior parte da plataforma ownCloud, é totalmente open source. De acordo com ownCloud: ” Todo o código é totalmente software livre. O PHP e os componentes JS são liberados sob a licença AGPL. Isso é diferente do que a maioria das outras soluções, já que alguns deles afirmam ser de código aberto, mas usam Creative Commons como uma licença de código, que não é software livre.”
Com informações de Var Guy.
0sem comentários ainda