Muitos projetos de automação residencial de código aberto têm contado com a liderança de dispositivos proprietários, mas o recém-criado projeto Open Home Control pretende mudar isso através da criação de um framework para dispositivos de hardware que podem ser integrados com plataformas de automação residencial de código aberto tais como o respeitado software openHAB.
O sistema de automação residencial proporciona um framework para a criação de uma grande rede de diferentes dispositivos que oferecem criptografia de dados AES-256 e pode reenviar os pacotes de dados quando a transmissão é interrompida. Dispositivos na rede utilizam microcontroladores Atmel, como o ATMega168, em combinação com transceptores sem fio HopeRF em 868MHz. O firmware para o sistema é desenvolvido em C e compilado com o compilador GCC. O WinAVR foi o ambiente de desenvolvimento escolhido, embora a compilação no Linux seja possível. Diretrizes do projeto no site oficial oferecem mais informações sobre o hardware e o firmware.
O projeto ainda é jovem, mas um punhado de dispositivos já estão disponíveis: uma estação base para atuar como um controle mestre para a rede OHC, um sensor de temperatura e umidade, controle de energia centralizado e comutável, e um dimmer projetado para trabalhar com tubos de alimentação de fontes fluorescentes Osram. O número de dispositivos disponíveis deverá aumentar juntamente com a crescente comunidade de colaboradores que o projeto espera atrair.
O software do projeto está disponível a partir do repositório GitHub e é licenciado sob a GPLv3. Hardware e esquemas estão licenciados sob a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 (CC BY-SA 3.0). Como informado, o projeto é jovem (começou neste mês de abril de 2013) e para se sustentar, busca doações e colaborações de interessados.
Com informações de The H Online
0sem comentários ainda