O primeiro laboratório do Ginga BR Labs foi inaugurado na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas. O novo centro tecnológico será utilizado para a realização de testes de conteúdos e aplicações para a TV digital pública brasileira.
“Nossa ideia é que, além da emissora que foi contemplada, os desenvolvedores e produtores de conteúdo audiovisual interativo de cada localidade também possam utilizar o laboratório”, destaca o secretário-executivo substituto do Ministério das Comunicações (Minicom), James Görgen.
Como exemplos de conteúdos que podem ser testados estão aplicativos de governo eletrônico, que dão acesso a serviços públicos pela televisão, ou produtos audiovisuais como séries e documentários que utilizem a interatividade.
No total, 10 emissoras públicas, selecionadas por meio de edital, receberão o laboratório no mesmo modelo e 40 profissionais serão capacitados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) sobre aplicações para a TV digital.
Os centros tecnológicos estarão conectados a um repositório de conteúdos, que será lançado em breve e vai funcionar como uma central de aplicativos, promovendo a divulgação dos programas e facilitando o contato entre emissoras e desenvolvedores.
O coordenador-geral de Engenharia de Outorgas do MiniCom, João Paulo Saraiva de Andrade, participou do evento de inauguração do centro tecnológico, representando a pasta. O reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, também prestigiou o evento.
*Com informações da Agência Minicom
0sem comentários ainda