Segundo artigo recente publicado no site Computerworld, sobram muitas vagas para profissionais Java no mercado. Apesar de os salários serem bastante atrativos – variando, de acordo com o texto, de R$ 2.000,00, para profissionais júnior, até R$ 7.000,00, para profissionais mais experientes – as empresas no Brasil não conseguem preencher todas as vagas que oferecem. De acordo com especialistas em treinamento e seleção, isso acontece por uma série de motivos, mas o principal problema ainda é a falta de conhecimento técnico.
A plataforma Java possui diversas finalidades, portanto, há a necessidade constante de o profissional se especializar cada vez mais. “É recomendado que o profissional escolha uma tecnologia dentro da plataforma Java e procure se especializar nela”, explica Rodrigo Cândido da Silva, instrutor da V.Office, empresa que atua com treinamentos Java há 18 anos. “Esta é a linguagem de programação mais utilizada mundialmente, por isso há muito mais projetos em Java sendo desenvolvidos atualmente do que em outras”, afirma. No polo de tecnologia de Florianópolis (SC), área de atuação da V.Office, por exemplo, a maioria das empresas utiliza a plataforma Java para o desenvolvimento de softwares, o que demonstra a necessidade na região de profissionais capacitados.
Além da especialização, há uma necessidade pela obtenção de certificações de grandes empresas que utilizam a tecnologia Java. “Isso aumenta a chance de empregabilidade, além de viabilizar o crescimento na carreira. Para se ter uma ideia, muitas empresas já colocam como requisito obrigatório alguma certificação profissional para se candidatar à vaga”, explica Rodrigo. “O programa de certificação Java mais reconhecido pelo mercado é o promovido pela Oracle, que detém a marca registrada Java (™). Cada certificação é direcionada para um tipo de tecnologia dentro da plataforma. Além disso, há várias versões diferentes para cada tipo de certificação”, aponta o profissional.
Com informações da Assessoria de Imprensa da V.Office.
0sem comentários ainda