Os internautas têm um radar impressionante para detectar páginas que entram rapidamente no ar e, por conterem informações importantes, são rapidamente retiradas. Agora foi a vez da LG cair no foco destes olhos de águia, com a revelação do desenvolvimento de um novo smartwatch que deve utilizar o sistema operacional webOS.
A plataforma é de propriedade da empresa e foi adquirida das mãos da HP em 2013. Até agora, porém, o sistema deu as caras somente em televisores inteligentes e, para muita gente, é por lá mesmo que ele ia ficar. Mas a LG parece ter planos ambiciosos para o sistema, investindo nele não apenas como algo que servirá como motor para um novo relógio, mas também como um sistema que estará disponível em uma série de outras tecnologias vestíveis.
E foi justamente uma parcela desses planos que a LG revelou, sem querer, em uma página que ficou no ar por algumas horas e foi flagrada pelo Slash Gear, entre outros sites. Nela, a empresa faz menção a um kit de desenvolvimento do webOS Wear para desenvolvedores, além de falar especificamente em um “webOS SmartWatch”, indicando claramente que um produto com a plataforma está sendo desenvolvido, com lançamento previsto para breve.
Em comunicado oficial, a LG não negou a produção de um relógio inteligente com o sistema operacional, mas disse que se trata de um projeto em experimentação. A empresa esclarece que possui uma série de ideias sendo trabalhadas em seus laboratórios e que elas nem sempre veem a luz do dia. Por isso, o ideal mesmo é aguardar por um comunicado oficial antes de assumir qualquer coisa como verdade.
A ideia, porém, faz sentido. O webOS tem uma interface baseada em “cartões”, cada um com seu conteúdo específico ou rodando um aplicativo – o visual lembra um pouco o Aero, do Windows. Sendo assim, seria fácil adaptá-la para dispositivos vestíveis, com telas menores e menor poder, mas que ao mesmo tempo, poderiam exibir mais do que notificações e funcionar além de simples assistentes do smartphone que está no bolso.
Além disso, do ponto de vista de mercado, o segmento dos smartwatches está cada vez mais acessível. O anúncio de que a Apple está trabalhando em um relógio inteligente com lançamento previsto para o ano que vem fez com que as empresas que já estão nessa onda, como a Samsung e a própria LG, tivessem que se mexer rapidamente para manter suas fatias de mercado diante da grande concorrência que está chegando.
E que forma melhor de investir nesse setor do que criar um aparelho diferente, com uma interface nova e, acima de tudo, com um sistema proprietário? Seria essa a ideia por traz o webOS SmartWatch, que ainda não foi confirmado para lançamento, mas existe e pode muito bem estar no seu pulso em breve.
Com informações do Canaltech.
0sem comentários ainda