Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Latinoware 2013 deve reunir cerca de 4,6 mil participantes em Foz do Iguaçu

4 de Outubro de 2013, 0:17 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 32 vezes

latinoware-2013

Participantes de quase todos os estados brasileiros, além de países como Argentina, Paraguai, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos, já garantiram a sua inscrição para a décima edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2013), que será realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR).

O evento – considerado um dos maiores do gênero na América Latina – já conta com cerca de 4 mil inscritos. A expectativa é reunir 4,6 mil participantes, entre especialistas, “nerds”, curiosos, estudantes, profissionais de informática e interessados em novas tecnologias. A programação da conferência contempla mais de 150 atividades, entre palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação e, principalmente, sobre a utilização das ferramentas livres em países latino-americanos.

Entre os principais especialistas confirmados para a Latinoware está o diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall, que participou de todas as edições do evento. Bruce Perens (EUA), autor do Manifesto Open Source, considerado a principal fonte filosófica do software livre, também já confirmou presença, assim como Michael Widenius (Finlândia), criador do Mysql e MariaDB; Greg Nudelman (EUA), estrategista em experiências móveis e interface com usuários; Jasper Lievisse (Holanda), desenvolvedor do OpenBSD.

A lista de personalidade ainda conta com Alexei Vladishev (Letônia), desenvolvedor do Zabbix; Lydia Pintcher (Alemanha), da Wikipedia; Jean-Manuel Croset (Suíça), CEO da Mandriva, empresa dedicada à distribuição e suporte do sistema operacional Mandriva Linux; Frank Karlitschek (EUA), diretor técnico do Owncloud e um dos maiores especialistas mundiais em computação em nuvem (cloud computing); e Diane Mueller (EUA), estrategista em computação em nuvem.

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com o apoio da Caixa Econômica e do Governo Federal. As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 04 de outubro, pelo site: lapsi.latinoware.org, ou nos dias da conferência.

Programação

Realizada desde 2004, a Latinoware acompanhou a verdadeira revolução do software livre no Brasil e no mundo. Durante esse período, o constante processo de inovação permitiu que as ferramentas livres se tornassem, muitas vezes, uma alternativa superior em diferentes pontos em relação ao software proprietário. Além do espaço no mercado, outra conquista alcançada foi a inclusão do estudo de sistemas de software livre nos cursos da área.

Em 2013, os temas que serão abordados na Latinoware incluem desenvolvimento de sistemas, soluções tecnológicas usadas em dados de alta velocidade, robótica, geoprocessamento, automação. Também serão ministradas palestras sobre segurança e privacidade na internet, com informações sobre como manter dados seguros. Mobilidade, que inclui tudo para dispositivos móveis como tablets e smartphones, é outro destaque.

Os participantes também poderão acompanhar uma trilha de políticas públicas, com a apresentação de diversos cenários onde o software livre pode ser empregado para garantir economia e melhoria da gestão pública. A prefeitura de Montevidéu, capital do Uruguai, mostrará o sistema de divulgação de dados adotado. No Brasil, o exemplo vem de Minas Gerais, onde dois programadores criaram uma página especialmente para acompanhar a evolução e os gastos da Assembleia Legislativa.

A 10ª edição da conferência também contará com a participação de importantes comunidades do universo do software livre, como Mulheres na Tecnologia, Ubuntu Linux, Fedora Linux, Debian Linux, Zabbix, entre outros.

Privacidade e segurança

Debates sobre privacidade nas telecomunicações serão um dos destaques este ano. O assunto ganhou ênfase após o ex-analista de inteligência americano, Edward Snowden, revelar ao mundo a espionagem praticada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) americana. A revelação foi admitida pelo governo americano e provocou uma grande repercussão mundial sobre o tema, que será debatido na conferência.

Na Latinoware, especialistas em segurança na internet vão apresentar as mais recentes novidades desenvolvidas com software livre para que os usuários tenham mais privacidade ao navegar e, até mesmo, utilizar as redes sociais. O objetivo é traçar uma discussão, técnica e filosófica, sobre os limites e violações da chamada privacidade digital, com um foco no recente escândalo.

O encontro contará com as participações de Sérgio Amadeu, doutor em ciência política e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil; Marcelo Branco, ativista do Software Livre e ex-coordenador de campanha nas redes sociais da presidente Dilma Rousseff, nas eleições 2010; e Pedro Antônio Dourado de Rezende, coordenador do programa de Extensão Universitária em Criptografia e Segurança Computacional da Universidade de Brasília (UNB).

Já no primeiro dia da Latinoware, o assunto será colocado em pauta na palestra “Sorria, você está sendo vigiada”, ministrada por Alberto Azevedo. Consultor de várias empresas e especialista em segurança online, Azevedo vai demonstrar que organizações e até mesmo pessoas autônomas podem acessar às informações disponíveis na rede. “Na palestra, abordo partes importantes dos slides da NSA que não são abordados na mídia comum, além de trazer à tona outros níveis de espionagem que são desconhecidos pela maioria da população”, explica Azevedo.

Ainda no dia 16 de outubro, o profissional Anahuac de Paula Gil apresentará o debate intitulado “Jogaram o Prism no ventilador”, também sobre o escândalo de espionagem. Para ele, a utilização de software livre pode aumentar a segurança dos usuários. “Nós temos ferramentas livres que garantem a privacidade e podem ser usadas” , disse. Outro assunto que será questionado por Gil é a falta de atuação dos ativistas cibernéticos contra os atos de espionagem.

Serviço:
X Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware
Data: 16 a 18 de outubro de 2013
Local: Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil
Contatos: (45) 3576-7186 / 3576-7253
E-mail: imprensa@latinoware.org


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/latinoware-2013-deve-reunir-cerca-de-46-mil-participantes-em-foz-do-iguacu

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.