A versão final do framework web Ruby on Rails 4.0 foi disponibilizada após um longo período de desenvolvimento e testes. Trazendo muitas novidades, e com a participação de mais de quinhentos desenvolvedores, foram realizadas mais de dez mil alterações entre a séria estável 3.2.x e a nova versão estável 4.0.
Boa parte do trabalho de desenvolvimento foi focado na construção de um framework robusto e simples para o desenvolvimento de aplicativos web modernos. Três conjuntos de funcionalidades se destacam neste lançamento o super fácil sistema de cache Russian Doll baseados em expiração de chaves e com gerencia automática de dependências de templates aninhados; aceleração da navegação através do uso de Turbolinks e o suporte a etags declarativas.
Foi adicionado ainda o suporte a live streaming para conexões persistentes e agora o Rails 4.0 é muito mais seguro ao lidar com threads.
O Active Record recebeu muita atenção sobretudo relacionado a scoping e traz uma query structure muito mais consistente. Todos as configurações de segurança agora estão definidas para serem mais restritivas por padrão.
Nesta versão houve também a remoção de muitas APIs antigas e de funcionalidades que não eram muito utilizadas pelos desenvolvedores, coisas como Active Resource, Active Record Observers e Action Pack são exemplos de funcionalidades que não estão mais no núcleo do Rails, mas que continuam existindo na forma de plugins.
Se você esta interessado em fazer a atualização para o Rails 4 existe um manual e um Railscast mostrando como fazer.
Mais detalhes você confere na nota de lançamento.
Com informações do Blog do Marcelo Soares.
0sem comentários ainda