Não só tem o custo de uma educação universitária subido nos últimos anos, mas o custo dos livros didáticos tem continuado a aumentar também. Uma boa parte do alto custo de frequentar uma faculdade ou universidade vem das taxas pesadas para livros didáticos. É um mercado de bilhões de dólares e livros didáticos, por vezes, os alunos custar milhares de dólares por ano.
Agora, o University System of Maryland Student Council (USMSC) está destinado a aliviar alguns destes custos através de um programa chamado Maryland Open Source Textbooks (MOST). De acordo com o Towerlight, uma fonte de notícias do campus e comunidade local:
“Livros didáticos Open source são criados usando uma variedade de meios e distribuído sob uma licença de direitos autorais aberta para distribuição gratuita para quem gostaria de fazer uso deles”, informou MJ Bishop, diretor do Centro de Inovação e Excelência em Ensino e Aprendizagem “.
“O programa piloto vai começar na primavera de 2014. Terá lugar ‘em todo o sistema universitário de instituições de Maryland, bem como outros das faculdades comunitárias e universidades independentes e faculdades de toda Maryland,”Bishop disse … ‘O colegiado estima que o aluno gasta em média US $ 1.200 por ano em livros didáticos e materiais “, de acordo com USMSC”.
A iniciativa segue alguns semelhantes. No ano passado, na Califórnia, uma das maiores economias do mundo, assinou um novo projeto de lei para fornecer versões de livros populares para estudantes universitários de graça. Na verdade, existem dois novos projetos de lei da Califórnia: um, que se trata de um financiamento de 50 livros digitais Open Source e um outro sobre a California Digital Open Source Library que hospedaria livros gratuitos.
Buscando reduzir os custos para os alunos, a start up sediada em Nova York Flat World Knowledge também está na direção da indústria de livros didáticos com um modelo de código aberto, oferecendo livros habilmente escritos que as instituições de ensino podem modificar para atender às suas necessidades.
Por Sam Dean.
Com informações da OStatic.
0sem comentários ainda