A procuradoria-geral do governo russo proibiu o uso das moedas virtuais, com isso o Bitcoin está proibido na Rússia. A medida foi tomada pelos governantes por medo dessas moedas serem utilizadas como artifícios em lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional, uma equipe formada por especialistas da FSB (ex-KGB), o ministério do interior e o banco central da Rússia, que enfatizou o Rublo como única moeda oficial do país.
Esta decisão caminha na contramão de outros países que já aceitaram o Bitcoin como moeda. É o caso do estado do Texas, nos Estados Unidos, que, por decisão judicial afirmou que a moeda deve ser regulada como o euro e o dólar americano. O governo alemão também tomou decisão positiva em favor do Bitcoin, afirma que ela deve ser considera moeda privada.
Ainda segundo os russos, o Bitcoin não é uma moeda segura. Devido ao seu capital estar atrelado ao mercado por ações e fundos especulativos e que pode causar uma alta perda de valor. No entanto, a decisão não deve afastar os russos de usarem a moeda virtual, por não estar ligada a nenhuma instituição, mas por estar ligada em uma rede de usuários.
Fonte: Terra
0sem comentários ainda