Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

GNU/Linux: presente nos conselho comunais da Venezuela

30 de Maio de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 358 vezes

A Agência Venezuelana de Notícias destacou que os conselhos comunais daquele país caribenho terão, nos próximos dias, uma nova versão do GNU/Linux Canaima, distribuição Linux desenvolvida pelos venezuelanos e baseada no Debian Squeeze. A nova versão foi nomeada de Canaima Comunal e tem por objetivo utilizar a tecnologia livre para facilitar o dia a dia das atividades comunitárias.

O sistema poderá ser baixado no endereço http://canaima.softwarelibre.gob.ve e contará com ferramentas para levantamento de dados cadastrais, de administração de recursos e de redes sociais, entre outros recursos.

O representante da Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento de Software Livre na Venezuela, Peter Blanco, explicou que o sistema oferece importantes ferramentas como uma biblioteca que agrupa todas las leies relacionadas com os conselhos comunais, um compêndio de conteúdos sociopolíticos úteis para a formação de líderes comunitários, um programa para o acesso à informações geográficas e aplicações que facilitam o trabalho administrativo.

O Canaima está na versão 3.0 (lançada em 05/05, último), e os interessados em participar do desenvolvimento deste projeto, assim como em conhecer detalhadamente suas características e funcionalidades, poderão fazê-lo na página wiki: http://comunal.canaima.softwarelibre.gob.ve/doku.php.

Para baixar: http://canaima.softwarelibre.gob.veGNU/Linux está presente nos conselho comunais  da Venezuela


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/?p=1227

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.