Boa noticia para os usuários que utilizam ferramentas multimídia no Linux, o FFmpeg está voltando ao Debian, e consequentemente, aos sistemas derivados dele.
Para aqueles que ainda não conhecem, o FFmpeg é um projeto de software livre que produz as bibliotecas e os programas necessários para a manipulação de dados multimídia. No ano de 2011, surgiu um fork dele devido a conflitos na comunidade FFmpeg, e o projeto resultante foi chamado de Libav.
Desde então, várias mudanças da Libav foram levadas de volta para o FFmpeg, enquanto o projeto Libav fez o seu próprio desenvolvimento, ignorando quaisquer alterações do FFmpeg, e como consequência disso, muitos desenvolvedores preferem o FFmpeg.
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Com o lançamento do Ubuntu 15.04 Vivid Vervet, o FFMpeg retornou aos repositórios oficiais do Ubuntu. Aparentemente, o software em breve também estará de volta aos repositórios oficiais do Debian, e consequentemente, em sistemas derivados dele.
De acordo com o anúncio dos desenvolvedores do sistema operacional universal, o Ffmpeg retornará aos repositórios do Debian 9, e em seguida, provavelmente o software estará nas distribuições que usam o sistema o sistema como base.
O tema do FFmpeg vs. Libav foi amplamente debatida durante meses, e a volta para o FFmpeg está sendo feito por considerações de segurança, manuseio de erro, diferenças de recursos e a escolha feita por outras distribuições.
Provavelmente o maior problema que os desenvolvedores de aplicativos terão com essa mudança, será a reimplementação do suporte para FFmpeg no lugar de libav. Infelizmente, isso também poderá trazer alguns problemas de compatibilidade das novas versões com as anteriores à modificação.
Para mais detalhes, veja o anuncio oficial.
Com informações de lffl linux freedom e Blog do Edivaldo Brito.
0sem comentários ainda